quarta-feira, 3 de janeiro de 2024

HOJE NA HISTÓRIA - 03.01.24 - 1 Ano da Morte da Cantora e Compositora Rita de Cássia

🎶🖤🎤🎷👩 🪗🎤🖤

🎤😭 Num dia como hoje, 3 de janeiro, há exatamente um ano, morria em Fortaleza, Ceará, a cantora e compositora RITA DE CÁSSIA, aos 50 anos, autora de sucessos do forró conhecidos nacionalmente.

A artista sofria de uma doença degenerativa chamada fibrose pulmonar idiopática, quando o pulmão fica com cicatrizes no tecido ou passa a ser mais endurecido. A enfermidade reduz a capacidade de expansão do órgão no processo de respiração.

Nascida em 8 de agosto de 1972 no município de Alto Santo, no Vale do Jaguaribe, a 245 quilômetros de Fortaleza, Rita de Cássia compôs a maioria dos clássicos do universo forrozeiro, como "Saga de Um Vaqueiro" e "Meu Vaqueiro, Meu Peão", interpretados pela banda Mastruz com Leite. Ela também emplacou sucessos gravados pelas bandas Mastruz com Leite, Cavalo de Pau, Mel com Terra, Catuaba com Amendoim, Brasas do Forró, Banda Styllus, Aviões do Forró e pelas cantoras Eliane, Kátia di Tróia, Amelinha, Marinês, As Mineirinhas e pelos cantores Frank Aguiar e Wesley dos Teclados.

A sua primeira composição gravada foi "Brilho da Lua", no ano de 1992 pela cantora Eliane, se tornando um sucesso absoluto e sendo a música mais executada em Fortaleza. Logo em seguida foi "Sonho Real", gravada pela Banda Mastruz com Leite, que já começava a despontar com muito sucesso no Ceará e em outros estados. Em 1993 Mastruz com Leite gravou "Meu Vaqueiro, Meu Peão", que é foi explosão de sucesso em todo Brasil e torna-se o principal hino do nosso forró moderno. Na década de 1990, Rita de Cássia firmou forte parceria com Emanuel Gurgel – empresário dono das bandas Mastruz com Leite e Cavalo de Pau.

O repertório de Rita de Cássia ficou marcado por aliar a vida dos vaqueiros com romances e as vaquejadas. A canção "Saga de Um Vaqueiro", música que alcança cerca de nove minutos de narrativa, é um dos retratos vivos do interior escrito em estrofes pela cearense. Rita de Cássia também recebeu indicações para o "Guinness - Livro dos Recordes" como "A Maior Compositora de Forró do Mundo", afinal foram mais de 500 músicas que ela escreveu.

Em 2002, a artista teve outra composição que explodiu nacionalmente, com a música "Jeito de Amar" (Já Tomei Porres por Você), gravada nas vozes de Solange Almeida e Xandy Avião, da Banda Aviões do Forró.

No decorrer de sua carreira, Rita de Cássia gravou 12 álbuns com seu irmão, Redondo, e a Banda Som do Norte (uma parceria que durou cerca de 25 anos), 05 Cds Voz e Violão, 01 Dvd Acústico, 01 Cd em comemoração aos 20 anos de carreira, 01 Cd Rita de Cássia Ao Vivo em 2010 e 01 Cd com 13 músicas inéditas intitulado "Cuide de ser Feliz" em 2015. Quando faleceu, estava em carreira solo.

Além das composições para outros artistas, Rita comandava shows com repertório 100% autoral. A carreira da artista era gerenciada pela produtora "Sucesso Promoções", com sede no Rio Grande do Norte. Devido às complicações causadas pela doença, a agenda as apresentações estavam suspensas. A fibrose pulmonar reduz a capacidade respiratória de forma progressiva.

Nas redes sociais, Rita reúne mais de 152 mil seguidores no Instagram e 47 mil inscritos no seu canal oficial do Youtube. A última publicação feita por ela foi no domingo, 1º, após a virada de ano. "Feliz Ano-Novo, meus amores", disse a compositora em vídeo curto endereçado aos fãs. Antes, ela tinha divulgado mensagem de Feliz Natal, no dia 24 de dezembro. Nas imagens, ela está com a voz fraca por conta da doença que enfrentava.

Famosos e fãs da artista usaram as redes sociais para lamentar a morte. O poeta Braulio Bessa e o humorista Rodrigo Vieira, conhecido como Mução, também divulgaram mensagem de condolências. "Rita, você seguirá viva em nossos corações", disse Bessa. "Perdi a conta de quantos sucessos deus toquei em meu programa de rádio", recordou Mução.

Várias homenagens póstumas foram prestadas à compositora no ano passado. Na data de seu aniversário, 8 de agosto, vários artistas se reuniram na cidade de Alto Santo e fizeram um show tributo chamado "O Legado de Rita de Cássia" (disponível no Youtube). Um Álbum-Tributo também foi lançado nas plataformas de streaming de áudio pelo selo Acústico Imaginar. O álbum "Rita de Cássia nas Asas da Imaginação" revisita em 20 faixas a obra da compositora remasterizada com efeitos de coro e orquestra. Em 17 de dezembro a TV Verdes Mares (afiliada da TV Globo no Ceará) exibiu o especial "Rita Eterna" (disponível no Youtube e no Globoplay), apresentado por Wagner Venturini, com direção de Nin Ferreira. O programa contou com o depoimento de amigos e familiares de Rita de Cássia, e  relembrou os momentos marcantes em seus mais de 30 anos de carreira.

Rita de Cássia viveu seus últimos dias na capital cearense, onde morava num apartamento com seus dois filhos: Ricardo e Pedro. Foi velada e sepultada em Alto Santo, cidade natal da cantora.

Como ela mesma escreveu "Mesmo sendo forte, o coração é um menino. Que ama e chora por dentro, e segue o seu destino". E o destino de Rita de Cássia foi cantar e encantar as pessoas com canções que falavam de amor, saudade e sentimento. Rita de Cássia deixou um legado musical precioso para deleite dos amantes da boa música nordestina. Juntamente com Luiz Gonzaga, Jackson do Pandeiro, Dominguinhos, Sivuca, Marinês, forma uma plêiade de artistas essenciais para entender o homem e a cultura do Nordeste brasileiro. Um nome que ficará para sempre na memória dos amantes do forró nordestino. Valeu Rita de Cássia. Descanse em paz! 😞😓😥😢😭

#1anodamortederitadecassia
#historiadamusicabrasileira
#RitaEternadeCassia

🧭 Concepção e elaboração do post 📝 José Ricardo 🖋️ professor e historiador.

📖 Fontes consultadas:

💻 Portais G1, UOL, e JC on Line
📰 Sites dos jornais Diário do Nordeste e O Povo

🎼 Para saber mais sobre Rita de Cássia, acesse:




📺 Para assistir ao Especial "Rita Eterna", acesse:


⏳#muitahistoriapracontar⌛

Sem comentários:

Enviar um comentário

NOSSA LOGO OFICIAL DA REDE MUITA HISTÓRIA PRA CONTAR

O projeto "MUITA HISTÓRIA PRA CONTAR" surgiu da necessidade de levar às pessoas conhecimento e informação pautadas no conhecimento...