segunda-feira, 1 de janeiro de 2024

HOJE NA HISTÓRIA - 01.01.24 - Centenário do Nascimento de Jacques Le Goff

🛡️⚜️💯 👴 💯⚜️🛡️

📖✍️🎉 Num dia como hoje, 1° de janeiro, há exatamente cem anos, nascia em Toulon, na Franca, JACQUES LE GOFF, historiador medievalista considerado um dos maiores especialistas desse período histórico. Suas obras são consideradas referências de extrema importância para o estudo da Idade Média.

O medievalista foi professor nas universidades de Paris e Lille. Le Goff fez parte da terceira geração da Escola dos Annales, sucedendo Fernand Braudel no comando da Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais de Paris e cedeu seu lugar a François Furet em 1967, iniciando sua carreira acadêmica como professor de história medieval na Universidade de Toulouse em 1950.

Ele dedicou grande parte de sua obra à História das Mentalidades. Fez estudos aprofundados sobre a cultura e mentalidade do homem na Idade Média. Abordou, em suas obras (mais de 40 livros), aspectos sociológicos, psicológicos, religiosos, antropológicos, artísticos, comportamentais, econômicos e sociais. 

Entre suas obras principais estão “Mercadores e Banqueiros na Idade Média” (1956), “Os Intelectuais na Idade Média” (1957), “A Civilização do Ocidente Medieval” (1964), “Para um Novo Conceito da Idade Média”  (1977), “O Nascimento do Purgatório” (1981), “O Imaginário Medieval” (1985), “História e Memória” (1988), “São Luís, Biografia” (1996), “A Bolsa e a Vida” (1997), “ São Francisco de Assis” (2001), “O Deus da Idade Média” (2003)  e “Em Busca da Idade Média” (2003).

De um modo geral, o conjunto da obra de Le Goff lançou luzes sobre o estudo do imaginário, da ampla utilização de expressões literárias como documentação importante para o estudo do período medieval e sobre a produção de conhecimento na Idade Média.

A grande contribuição dos seus estudos foi no sentido de mostrar a Idade Média como um período dinâmico, ao contrário dos estudos tradicionais anteriores, que mostravam apenas os aspectos econômicos e militares.  Desta forma, Le Goff mudou a visão que havia até então sobre a Idade Media. Por isso ele é considerado um dos principais historiadores da Nova História (Nouvelle Histoire).

Le Goff veio a falecer em 1º de abril de 2014, aos 90 anos, em Paris, na França. Até hoje, suas obras são referências acadêmicas imprescendíveis para quem se dedica a estudar a Idade Média com toda a sua particularidade e complexidade. Um gênio da historiografia, que jamais pode ser esquecido. Viva Le Goff! 👏👏👏👏👏👏

#100anosdonascimentodejacqueslegoff
#centenariodejacqueslegoff
#GrandesHistoriadoresFranceses
#EscoladosAnnales
#JacquesLeGoff

🧭 Concepção e elaboração do post 📝 José Ricardo 🖋 professor e historiador.

📖 Fontes consultadas:

🖱 Site Sua Pesquisa.com, e das Revistas Carta Capital e do Instituto Humanitas Unisinos.

👉 Para saber mais sobre quatro grandes historiadores brasileiros – Boris Fausto, José Murilo de Carvalho, Leonardo Dantas e Alberto Alberto da Costa e Silva – que nos deixaram em 2023, acesse:





⏳#muitahistoriapracontar⌛

Sem comentários:

Enviar um comentário

NOSSA LOGO OFICIAL DA REDE MUITA HISTÓRIA PRA CONTAR

O projeto "MUITA HISTÓRIA PRA CONTAR" surgiu da necessidade de levar às pessoas conhecimento e informação pautadas no conhecimento...