sábado, 6 de janeiro de 2024

HOJE NA HISTÓRIA - 05.01.24 - Morre Zagallo - Treinador de Futebol

🖤 ⚽ ❤️ 👴 ❤️ 🏆 🖤

✝️ LUTO 😞 O sábado começou com uma notícia que deixou os amantes do futebol consternados. Morreu no finalzinho da noite de ontem (23h40), 5 de janeiro, no Hospital Barra D'Or, no Rio de Janeiro, onde estava internado desde o dia 26 de dezembro, o jogador, treinador da seleção brasileira, ZAGALLO, aos 92 anos. Uma das maiores lendas do futebol brasileiro, Zagallo é o único tetracampeão mundial da história, tendo vencido a Copa do Mundo duas vezes como jogador (1958 e 1962), uma como técnico (1970) e uma como auxiliar (1994), o reflexo de uma vida dedicada ao esporte que ele tanto amou. Em 1997, ao vencer a Copa América, disparou uma de suas frases mais conhecidas contra os críticos da seleção: "Vocês vão ter que me engolir".

O anúncio sobre a morte de Zagallo foi feito pelas redes sociais do ex-atleta: “É com enorme pesar que informamos o falecimento de nosso eterno tetracampeão mundial Mario Jorge Lobo Zagallo. Um pai devotado, avô amoroso, sogro carinhoso, amigo fiel, profissional vitorioso e um grande ser humano. Ídolo gigante. Um patriota que nos deixa um legado de grandes conquistas”, informou a conta oficial.

Mario Jorge Lobo Zagallo nasceu em 9 de agosto de 1931, em Atalaia, no Estado de Alagoas. Como atleta, iniciou sua carreira na equipe juvenil do América-RJ, sempre na posição de ponta esquerda. Do clube da Rua Campos Sales foi diretamente  para o Flamengo, onde formou num dos grandes ataques do clube da Gávea, com Joel, Moacir, Henrique e Dida. tendo conquistado vários títulos ainda na década de 1950 (1953, 1954 e 1955). Após várias temporadas no rubro-negro jogou no Botafogo. em um ataque que tinha Garrincha, Didi, Quarentinha, e Amarildo; onde voltou a vencer estaduais, além da Taça Brasil.

Zagallo colecionou ao longo de sua trajetória futebolística vários títulos pela Seleção Brasileira. Como jogador: Copa do Mundo (1958 e 1962); Taça do Atlântico (1960); Taça Oswaldo Cruz (1958, 1961 e 1962); Taça Bernardo O’Higgins (1959 e 1961); Copa Roca (1960 e 1963). Como técnico: Copa do Mundo (1970); Copa América (1997); Copa das Confederações (1997); Copa Roca (1971); Taça Independência (1972); Copa Umbro (1995); Pré-Olímpico (1996). Como coordenador técnico: Copa do Mundo (1994); Copa América (2004); e Copa das Confederações (2005). Em 1992, ele ganhou a mais alta honraria da Fifa, o prêmio de Ordem de Mérito da FIFA, tornando-se o primeiro esportista da história a receber a condecoração.

Símbolo de azar em diversas culturas, o número 13 tinha outro sentido para Zagallo. O número 13 marcou sua vida. Devoto de Santo Antônio, o Velho Lobo decidiu adotar o treze como o "número da sorte", já que o dia do santo é celebrado em 13 de junho.

Após se aposentar da seleção que tanto amou, ele ainda levantou títulos no clube que defendeu lá na década de 1950, o Flamengo, com direito a uma taça épica do Carioca de 2001 contra o rival Vasco.

Zagallo estava aposentado desde 2006, após a Copa do Mundo da Alemanha, e conviveu com inúmeros problemas de saúde. Em julho do ano passado ficou internado por causa de uma infecção respiratória. Em agosto, ficou por quase um mês tratando uma infecção de urina. Debilitado, ele passava a maior parte do seu tempo, sem sair de casa, juntamente com familiares.

Amigos, treinadores, jogadores e dirigentes esportivos de todo o planeta lamentaram a partida do Velho Lobo, como costumava ser chamado. "A CBF e o futebol brasileiro lamentam a morte de uma das suas lendas, Mário Jorge Lobo Zagallo. A CBF presta solidariedade aos seus familiares e fãs neste momento de pesar pela partida deste ídolo do nosso futebol", afirmou o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues. A CBF decreta luto de sete dias em homenagem ã memória do seu eterno campeão e se compromete em reverenciar o seu legado", completou.

Ninguém teve mais Copas do que ele. Ninguém teve tanta paixão do que ele. Ninguém comandou a seleção mais vezes do que ele. E ninguém pode contestar o trabalho de Mário Jorge Lobo Zagallo, um dos maiores técnicos da história do futebol e responsável por grandes avanços táticos ao longo dos anos não só aqui, mas também em outros países. Pelo que representou e pelo muito que fez pelo futebol brasileiro, merece todas as homenagens, que por certo lhe serão prestadas. 👏👏👏 O Velho Lobo nos deixou. 😥 Mas sua história e seu legado será eterno. Obrigado, Zagallo. 1️⃣3️⃣✨

#morrezagallo #lutoporzagallo #adeuszagallo #ZagalloEterno #Zagallo #Brasil #Futebol #RIP

🧭 Concepção e elaboração do post 📝 José Ricardo 🖋️ professor e historiador.

📖 Fontes consultadas:

💻 Site Superesporte
🖱️ Portais G1, R7 e UOL
📺 Canal History Channel Brasil
📰 Jornais O Globo e Folha de São Paulo

🏆 Para saber mais sobre Garrinha e Pelé, duas lendas do futebol brasileiro, acesse:



⏳#muitahistoriapracontar⌛

Sem comentários:

Enviar um comentário

NOSSA LOGO OFICIAL DA REDE MUITA HISTÓRIA PRA CONTAR

O projeto "MUITA HISTÓRIA PRA CONTAR" surgiu da necessidade de levar às pessoas conhecimento e informação pautadas no conhecimento...