domingo, 21 de janeiro de 2024

HOJE NA HISTÓRIA - 21.01.24 - Centenário da Morte de Vladimir Lenin

💪🇷🇺💯 🖤 👴 🖤 🇷🇺💯👊

😓🖤 Há exatos cem anos, no dia 21 de janeiro de 1924, o mundo despedia-se de Vladimir Ilyich Ulianov, mais conhecido pelo pseudônimo LENIN, morto aos 54 anos, após uma hemorragia cerebral. Com sua morte, o poder da URSS passou para Joseph Stalin. Sua trajetória como grande líder da Revolução Russa influenciaram significativamente o curso da história e o desenvolvimento do pensamento político e dos rumos da humanidade.

Nascido em 22 de abril de 1870, na cidade de Ulianovsk (Rússia), desde a sua juventude, Lenin havia se dedicado ao estudo do marxismo e à militância revolucionária. Em 1987, foi preso e exilado na Sibéria, onde permaneceu por três anos. Em 1903, depois de fugir para a Europa Ocidental, estabeleceu a facção bolchevique do Partido Operário Social-Democrata russo.

Depois, retornou à Rússia para um curto período de tempo por causa da Revolução de 1905. Depois de anos de exílio, Lenin recebeu a notícia da Revolução de fevereiro de 1917 e voltou para casa. Seis meses depois, sob sua liderança, os bolcheviques tomaram o poder. Lênin foi a principal liderança da Revolução de Outubro, acontecimento que abalou não só as estruturas do capitalismo na Rússia, como também fortaleceu e serviu de exemplo para a luta proletária ao redor do globo.

Durante seu governo, o líder revolucionário implementou reformas que incluíram a nacionalização da indústria e distribuição de terras. Durante sua trajetória, Lênin lutou incansavelmente contra a social-democracia, o oportunismo, o revisionismo da teoria e prática revolucionária, a II Internacional Comunista, e defendeu o internacionalismo proletário em oposição ao nacionalismo burguês. Sua contribuição teórica na análise material do capitalismo, na organização da classe trabalhadora e na aplicação do marxismo permanece formando novas gerações de revolucionários.
 
Sua visão socialista moldou a União Soviética, influenciando a consciência dos trabalhadores e deixando um legado duradouro que ecoa na história política e social. Ainda hoje, Lenin é lembrado como um arquiteto da mudança, cujas ideias continuam a ressoar na busca por justiça social e igualdade. O centenário de sua morte é uma oportunidade para reflexão sobre a duradoura importância de seu legado na trajetória histórica da revolução proletária e na consciência dos trabalhadores ao redor do mundo. 🙋‍♂️👊👊👊🙋🏽‍♀️

#100anosdamortedelenin
#centenariodamortedelenin
#historiadarevolucaorussa
#grandeslideresdoseculoxx

🧭 Concepção e elaboração do post 📝 José Ricardo 🖋️ professor e historiador.

📖 Fontes consultadas:

📺 Canal History Channel do Brasil
🖱️ Site do History Latino-America
🖱️ Site do History Channel - EUA (adaptados)

👉 Para saber mais sobre Lenin, acesse:



⏳#muitahistoriapracontar⌛

Sem comentários:

Enviar um comentário

NOSSA LOGO OFICIAL DA REDE MUITA HISTÓRIA PRA CONTAR

O projeto "MUITA HISTÓRIA PRA CONTAR" surgiu da necessidade de levar às pessoas conhecimento e informação pautadas no conhecimento...