🌎 🌊⛵🌊 🌎
⚓🧔 Num dia como hoje, 9 de março, há 489 anos aportava na Capitania de Pernambuco, mais precisamente em Igarassu, Duarte Coelho Pereira, para tomar posse das terras que lhe haviam sido doadas por Dom João III em 10 de março de 1534 e instalar empreendimentos economicamente rentáveis para a Coroa portuguesa. Ele veio acompanhado pela esposa, Brites de Albuquerque; pelo cunhado, Jerônimo de Albuquerque, e por um grupo de famílias.
Dois anos após a expedição colonizadora de Martim Afonso de Sousa (1530-1532), que iniciou o processo de ocupação do território brasileiro pelos lusitanos, o rei português D. João III, o rei dividiu o Brasil em quinze enormes faixas de terra, e concedeu a ocupação e colonização de cada lote a doze fidalgos, que deviam fazê-lo às suas custas, mediante direitos e deveres estabelecidos num documento chamado Foral.
As repartições de terras eram chamadas de Capitanias e seus governantes, de capitães donatários. Eles não podiam vender as terras recebidas, mas tinham o direito de transferir o domínio aos descendentes. Surgiam, assim, as Capitanias Hereditárias.
A Capitania de Pernambuco era uma faixa com sessenta léguas de largura, começando no litoral e estendendo-se horizontalmente até a linha divisória do Tratado de Tordesilhas. Seus limites eram o rio Santa Cruz, ao norte, e o São Francisco, ao sul. E naquele tempo, servia de palco a ferozes batalhas entre franceses e portugueses e seus aliados indígenas, os potiguares e os tabajaras, respectivamente. Duarte a chamou de Nova Lusitânia. Ela tinha a maior área territorial entre todas as capitanias e a produção de açúcar era o destaque na economia. As primeiras vilas fundadas teriam sido Igarassu, Olinda e Recife.
Muitos historiadores atribuem a Duarte Coelho o início efetivo da colonização de Pernambuco. Ele é apontado como bom administrador. Governou por quase vinte anos e estava perto de completar oitenta de idade quando voltou doente para Portugal, em 7 agosto de 1554, onde morreu.
A esposa, Brites de Albuquerque, ficou na administração da capitania, ajudada pelo irmão, Jerônimo. A partir de 1560, os filhos Duarte Coelho de Albuquerque e Jorge de Albuquerque Coelho, assumiram a administração. A atual Câmara de Vereadores da cidade de Igarassu recebeu o nome de Casa de Duarte Coelho. 🗳🏛️
#489anosdachegadadeduartecoelho
#historiadacolonizacaobrasileira
#historiadepernambuco
#duartecoelhopereira
🧭 Concepção e elaboração do post 📝 José Ricardo 🖋 professor e historiador.
📖 Fontes consultadas:
📰 Agência Senado.
🖱 Blog Pernambuco, História & Personagens do Diário de Pernambuco.
👉 Para saber mais sobre Brites de Albuquerque, a esposa de Duarte Coelho, acesse:
⏳#muitahistoriapracontar⌛
Sem comentários:
Enviar um comentário