quinta-feira, 7 de março de 2024

HOJE NA HISTÓRIA - 07.03.24 - Lilia Schwarcz é eleita para a Academia Brasileira de Letras

🏛️📚 🗳️ 📚🏛️

📖✍️ A historiadora e antropóloga LILIA KATRI MORITZ SCHWARCZ foi escolhida hoje à tarde para ocupar a cadeira n° 9 do Quadro dos Membros Efetivos da Academia Brasileira de Letras, vaga com o falecimento do Acadêmico Alberto da Costa e Silva (diplomata, poeta e historiador), ocorrido no dia 26 de novembro de 2023. Lilia Schwarcz disputou com outros seis escritores: Antônio Hélio da Silva, Chirles Oliveira Santos e J. M. Monteirás, Edgard Telles Ribeiro, Martinho Ramalho de Melo e Ney Suassuna. Ela recebeu 24 votos e participaram da eleição 38 acadêmicos.

Nascida em São Paulo, em 27 de dezembro de 1957, Schwarcz tem mais de 30 livros publicados. Sua trajetória acadêmica e intelectual é marcada por uma profunda dedicação ao estudo da cultura e da história do Brasil, com ênfase especial nas relações raciais, na identidade nacional e na memória coletiva.

Seu livro "As barbas do imperador: D. Pedro II, um monarca nos trópicos" ganhou o prêmio Jabuti de Livro do Ano, em 1999. Dirigiu a coleção "História do Brasil Nação em seis volumes" (Objetiva/ Fundação Mapfre), sendo três deles indicados para o Jabuti. Fruto de dez anos de pesquisa, o seu "Lima Barreto - Triste visionário", investiga as origens e a trajetória do trágico autor brasileiro, morto em 1922, sob a ótica racial.

Professora sênior do Departamento de Antropologia da Universidade de São Paulo, Lilia foi global scholar e, atualmente, é professora visitante na Universidade de Princeton, nos Estados Unidos. Durante a sua trajetória, recebeu vários prêmios literários, como o Jabuti, o prêmio APCA, o prêmio Biblioteca Nacional e o prêmio da Anpocs.

Schwarcz destacou o simbolismo de ter sido eleita um dia antes do Dia Internacional da Mulher: "Como antropóloga, acredito muito na eficácia simbólica. Sabemos que o voto feminino tardou na ABL, como em tudo. Somos poucas ainda. Acho que a gente pode incluir, sem excluir ninguém. Há uma memória feminina para ser trabalhada. É uma imensa responsabilidade para mim", afirmou a mais nova imortal da ABL. 👏👏👏👏👏👏

#liliaschwarcznaacademiabrasileiradeletras
#parabensliliaschwarcz
#MulheresnaABL

🧭 Concepção e elaboração do post 📝 José Ricardo 🖋️ professor e historiador.

👉 Para saber mais sobre Lilia Moritz Schwarcz e Alberto da Costa e Silva, acesse:



⏳#muitahistoriapracontar⌛

Sem comentários:

Enviar um comentário

NOSSA LOGO OFICIAL DA REDE MUITA HISTÓRIA PRA CONTAR

O projeto "MUITA HISTÓRIA PRA CONTAR" surgiu da necessidade de levar às pessoas conhecimento e informação pautadas no conhecimento...