domingo, 17 de março de 2024

HOJE NA HISTÓRIA - 16.03.24 - Morre Manoel Bione - Fundador do Jornal Papa-Figo

🖤 📰 🖼🖌️ 👴 🖼🖌️  🗞 🖤

✝️ LUTO 😞 A História do Cartunismo pernambucano perdeu ontem um de seus maiores expoentes. Morreu na tarde do sábado (16 de março), o médico psiquiatra, jornalista cartunista e fundador do jornal Papa-Figo, MANOEL BIONE. Ele estava internado há 12 dias na UTI de um hospital do Recife em consequência de uma hemorragia no esôfago. Na tarde de ontem, sofreu uma parada cardíaca. O fundador do jornal iria fazer 73 anos no dia 9 de maio.

Nascido em Vicência, Zona da Mata de Pernambuco, Manoel Bione de Souza, morou em Timbaúba durante a infância e adolescência, e, aos 15 anos, mudou-se para o Recife. Bione publicou textos e ilustrações em jornais e revistas de todo o Brasil. Entre eles, Jornal da Semana, Jornal da Cidade, Jornal do Commercio e Diario de Pernambuco, no Recife; Pasquim, Pasquim 21 e Revista Bundas, no Rio de Janeiro; e Mad, em São Paulo. 

Entretando, seu maior legado é sem sombra de dúvidas, o jornal satírico PAPA-FIGO, lançado em 1984, fundado por ele, junto com os amigos José Teles e Ral (Romildo de Araújo Lima). Com personagens icônicos como Ivan Pé-de-Mesa, o repórter pau-pra-toda-obra; Eva Gina dos Prazeres, secretária de cama, mesa e banho; e Zeferino Cascagrossa, correspondente no Planalto Central, o Papa-Figo ironizava o cotidiano e a política pernambucana e brasileira.

Foram mais de 32 anos de muitas risadas e algumas polêmicas também, a começar pelo lema, criado por Bione: “O jornal não recebe dinheiro de ninguém para poder falar mal de todo mundo”. O Papa-Figo era um "pasquim pernambucano" e ser citado nele, na época, era símbolo de status.

Na sua rede social, o também jornalista José Teles fez uma homenagem ao amigo: “Manoel Bione se foi hoje (sábado, 16). Difícil de acreditar. Foi a pessoa mais de bem com a vida que já conheci. Há 40 ano, ele, eu e Ral lançamos o Papa-Figo. Da última vez em que o vi, no Barbosa, na Mamede Simões, conversamos sobre uma edição especial do Papa, pra marcar as quatro décadas. A história do jornal daria um livro. Marcou época no Recife. Tem muitos episódios hilários. Já contei alguns, Bione foi protagonista de vários....”

Bione foi sepultado hoje no Cemitério Morada da Paz, em Paulista. Ele deixa a esposa Clélia Barqueta e três filhos, Leon de Amorim Bione, Lucas de Amorim Bione e Lara Barqueta Bione, e é claro, centenas de fãs e admiradores que nunca se esquecerão das muitas risadas quando liam o Papa-Figo. 😞😓😥😢😭

#morremanoelbione 🖤
#lutopormanoelbione 🥀
#adeusmanoelbione 👋

🧭 Concepção e elaboração do post 📝 José Ricardo 🖋️ professor e historiador.

📖 Créditos dos textos adaptados para a postagem:

💻 Site do Jornal O Papa-Figo
📰 Site do Jornal O Folha de Minas
🖱️ Perfis no Instagram da Rádio Folha-PE e do Diário de Pernambuco.

👉 Para saber mais sobre RAL, outro grande cartunista pernambucano, acesse:


⏳#muitahistoriapracontar⌛

Sem comentários:

Enviar um comentário

NOSSA LOGO OFICIAL DA REDE MUITA HISTÓRIA PRA CONTAR

O projeto "MUITA HISTÓRIA PRA CONTAR" surgiu da necessidade de levar às pessoas conhecimento e informação pautadas no conhecimento...