sexta-feira, 15 de março de 2024

HOJE NA HISTÓRIA - 15.03.24 - 68 Anos do Nascimento de Oswaldo Montenegro

🎶❤️🎤🎸  🧓  🎻🎤❤️🎶

❤️✨ Num dia como hoje, dia 15 de março, há 68 anos, nascia no Rio de Janeiro, o músico, cantor, compositor, roteirista, instrumentista e diretor de teatro, cinema e TV, OSWALDO MONTENEGRO. O aniversariante de hoje, não só canta e compõe, como faz de suas músicas, verdadeiras poesias. Falar em música, teatro e cinema brasileiro sem mencionar Oswaldo Montenegro é impossível. Sem esquecer que suas músicas são figurinhas carimbadas nas minhas aulas de Filosofia.

Oswaldo Viveiros Montenegro nasceu no Grajaú (RJ), filho mais velho de quatro irmãos. Sempre adorou ler e devorava coleções de Júlio Verne, Monteiro Lobato, Malba Tahan. Sem nunca ter estudado música regularmente, começou desde a infância a ser influenciado por ela. A decisão de se tornar um músico profissional veio com a mudança para Brasília, em 1971.

É em Brasília que conheceria seus parceiros que o acompanhariam para sempre na carreira promissora que iniciava. As parcerias com José Alexandre, Mongol e Madalena Salles lhe projetariam para o sucesso. Inclusive, foi com José Alexandre que apresentou sua primeira música de sucesso nacional "Bandolins" e que venceu o Festival da TV Tupi em 1979. Em 1980, participa e vence o Festival MPB 80 da Rede Globo com a canção "Agonia", parceria com o amigo de infância Mongol.

Oswaldo Montenegro criou muitas músicas que se tornaram trilhas de filmes, novelas, séries e minisséries. No cinema dirigiu, criou roteiro e atuou em muitos filmes. Possui mais de 40 trilhas sonoras para teatro, cinema, TV e balé.

Sua discografia se divide em 45 álbuns e 7 DVDs (sendo 2 CDs de ouro e 1 de platina e 1 DVD de ouro). 
Como diretor e roteirista, foram 4 filmes de longa-metragem:

🎞️ “Léo e Bia” (2010), com Emilio Dantas, Paloma Duarte e grande elenco, sucesso de crítica e premiado.
🎞️ “Solidões” (2013), com Vanessa Giacomo, Renato Góes, Oswaldo Montenegro e grande elenco.
🎞️ “O Perfume da Memória” (2016), premiado internacionalmente e com mais de 10 milhões de visualizações ao redor do mundo.
🎞️ "A Chave do Vale Encantado" (2019), exibido no Festival de Cinema de Gramado e vencedor de 5 prêmios no Festival de Cinema dos Sertões: Melhor Filme, Melhor Trilha Sonora, Melhor Diretor, Melhor Figurino e Melhor Filme Voto Popular.

Além da série para o Canal Brasil: "De Sonhos e Segredos" (2 temporadas). Criou e dirigiu mais de 20 peças musicais, das quais: “Filhos do Brasil”: 5 prêmios no Festival de Teatro / RJ em 2009. “Veja você, Brasília”, com Cássia Eller no elenco. " Noturno”: 19 anos em cartaz. "A Dança dos Signos": 7 anos em cartaz e mais de 1 milhão de espectadores contabilizados. 

Como escritor, o primeiro trabalho lançado por Oswaldo Montenegro foi em 1994 voltado para o público infantil – "O Vale Encantado" e chegou a ser colocado como parte curricular pelo MEC em escolas de 1º Grau.

Atualmente está em turnê pelo Brasil como o Show "Celebrando 50 Anos de Estrada". A musicalidade de Oswaldo Montenegro transcende os ouvidos de quem busca, além da música, uma boa reflexão. Sua filosofia musicada é um deleite até para os menos acostumados a canções mais elaboradas. Um gênio da arte musical que hoje completa seus 68 anos com muita poesia, versatilidade e sabedoria. Parabéns Oswaldo Montenegro. 🥳👏🏽👏🏽👏🏽🎂🍰

#68anosdeoswaldomontenegro
#historiadamusicabrasileira
#OswaldoMontenegro

🧭 Concepção e elaboração do post 📝 José Ricardo 🖋️ professor e historiador.

📖 Fontes consultadas:

🎼 Perfil do artista no Spotify e em seu site pessoal.

⏳#muitahistoriapracontar⌛

Sem comentários:

Enviar um comentário

NOSSA LOGO OFICIAL DA REDE MUITA HISTÓRIA PRA CONTAR

O projeto "MUITA HISTÓRIA PRA CONTAR" surgiu da necessidade de levar às pessoas conhecimento e informação pautadas no conhecimento...