domingo, 7 de julho de 2024

HOJE NA HISTÓRIA - 07.07.24 - 1 Ano da Tragédia do Conjunto Beira Mar

⚰ 👨‍🚒 ❌🏙❌ 🚑 😭

🚨🫂 Num dia como hoje, 7 de julho, há exatamente um ano, parte do bloco D7 do Conjunto Beira-Mar, localizado Rua Dr. Luiz Inácio de Andrade Lima, no bairro do Janga, em Paulista – região metropolitana de Recife, Pernambuco –, desabou por volta das 6h35, horário em que o Corpo de Bombeiros foi acionado para atender a um chamado com “múltiplas vítimas”. Oito viaturas foram enviadas ao local. O imóvel, construído com a tecnologia de alvenaria estrutural, popularmente chamada de "prédio-caixão", estava interditado pela Defesa Civil, mas teria sido ocupado indevidamente. O desastre deixou 14 mortos e sete feridos.

Dezenas de voluntários ajudaram a retirar escombros e outros objetos para resgatar as pessoas que estavam desaparecidas. Os bombeiros também atuaram com cães farejadores para localizar os pontos exatos onde as vítimas podiam estar.

Após 35 horas de buscas ininterruptas, os bombeiros conseguiram localizar todas as 21 vítimas. Foram contabilizadas 14 mortes e 7 feridos, e 4 animais foram resgatados. A identidade das vítimas foram reveladas no dia 9.

Oito mortos do sexo masculino, e seis do sexo feminino, sendo uma delas mulher trans. A vítima mais jovem foi uma criança de cinco anos, enquanto a mais velha tinha 45. Duas adolescentes de 15 anos e uma mulher de 65 anos foram resgatas com vida e levadas ao hospital. Quatro homens, de 16, 17, 21 e 22 anos, foram encontrados com vida fora da edificação, tiveram ferimentos leves e foram para hospital. As vítimas fatais foram:

⚰️ Maria da Conceição Mendes da Silva, de 43 anos;
⚰️ Deivison Soares da Silva, de 19 anos, filho de Maria, morreu no hospital após ser resgatado;
⚰️ Deivid Soares da Silva, de 17 anos, filho de Maria;
⚰️ Eloá Soares da Silva, de 21 anos, filha de Maria;
⚰️ Marcela Neves dos Santos, de 42 anos;
⚰️ Wallace Neves dos Santos, de 10 anos, filho de Marcela;
⚰️ Maria Flor Neves dos Santos, de 6 anos, filha de Marcela;
⚰️ Guilherme Emanuel Misael, de 12 anos;
⚰️ Pedro Misael, de 8 anos, irmão de Guilherme;
⚰️ Ester Misael, de 5 anos, irmã de Guilhemer;
⚰️ Mateus Silva de Albuquerque, de 21 anos;
⚰️ Josuel Ramos da Silva, de 45 anos;
⚰️ José Celino da Mota Neto, de 40 anos;
⚰️ Joseane Darc Nascimento de Lucena, de 37 anos.

Diversos políticos de Pernambuco lamentaram o ocorrido, incluindo a governadora Raquel Lyra, e a prefeitura de Paulista decretou luto oficial de três dias. No local ainda tem muitos prédios condenados há décadas que não são demolidos e, sem moradia, famílias reocupam de maneira irregular. Só nesse local são mais de 10 edifícios estão na mesma situação. O bloco D7 tinha 3 andares, e 32 apartamentos.

Não foi o primeiro prédio que desabou em Paulista. Em 12 de dezembro de 2020, parte do Edifício FCA Capozolly desabou no Janga; mas ninguém ficou ferido.

No dia 27 de abril de 2023, o Edifício Leme, com três andares, localizado no bairro de Jardim Atlântico também desabou, provocando a morte de seis pessoas e deixando cinco feridos. Entre os mortos estão um homem de 32 anos, um adolescente de 13, uma mulher de 52, uma mulher de 32 anos e a filha de 16.

O prédio também estava interditado, segundo a Defesa Civil de Olinda, e, portanto, não poderia ter moradores, mas mesmo assim, pessoas invadiram a unidade ou realizaram aluguéis das suas propriedades. Em 2020, a Prefeitura de Olinda divulgou que há cerca de 98 prédios com problemas para moradia.

É preciso uma legislação específica obrigando a empresa construtora a demolir o mais rápido possível todo e qualquer edifício condenado. Só assim salvaremos muitas vidas! 😞😓😥😢😭

#1anodatragediadoconjuntobeiramar
#historiadascalamidadespublicaspernambucanas
#historiaegeografiapernambucanas

📖 Fontes consultadas:

📻 Agência Folha
💻 Portais G1, Leia Já e Marco Zero
📰 Jornais Folha de Pernambuco e Jornal do Commércio

👉 Para saber mais sobre a Tragédia de Jardim Monte Verde, acesse:


⏳#muitahistoriapracontar⌛

Sem comentários:

Enviar um comentário

NOSSA LOGO OFICIAL DA REDE MUITA HISTÓRIA PRA CONTAR

O projeto "MUITA HISTÓRIA PRA CONTAR" surgiu da necessidade de levar às pessoas conhecimento e informação pautadas no conhecimento...