segunda-feira, 8 de julho de 2024

HOJE NA HISTÓRIA - 08.07.24 - Morre o Cantor e Compositor Biliu de Campina

🎶🖤🎤 👴 🎤🖤🎶

✝️ LUTO 🖤 Morreu nesta segunda-feira, dia 8 de julho de 2024, o cantor e compositor Severino Xavier de Souza, conhecido como BILIU DE CAMPINA, aos 75 anos. O artista estava internado no Hospital de Trauma de Campina Grande desde o dia 24 de junho deste ano, após sofrer uma queda, possivelmente causada por um mal súbito. O compositor chegou a ser submetido a uma traqueostomia na tarde de quarta-feira (3/7), e esteve internado na UTI laranja do Trauma antes de ter seu falecimento confirmado hoje.

Nascido em 1º de março de 1949, Biliu foi um compositor, cantor e advogado paraibano. Forrozeiro formado em direito pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), trocou a advocacia pela música em 1978, quando iniciou a carreira artística, resgatando o forró de raiz, o cantor e compositor se auto-intitulava como o maior carrego de Campina Grande.

Em 1989, participou com Gilberto Gil de show realizado no Parque do Povo, em Campina Grande, no lançamento do movimento político-ecológico "Onda Azul" e que também serviu como homenagem aos 70 anos de Jackson do Pandeiro. Em 1999, foi homenageado durante o Forró Fest. Foi essa mistura de ritmos, humor e tradição que levou o artista a ser homenageado com o troféu Ícone da Cultura do projeto Sesi Forró na empresa 2008. De lá pra cá, Biliu esteve presente em quase todas as edições do Maior São João do Mundo em Campina Grande. 

Na carreira musical, Biliu de Campina lançou três discos independentes: Tributo a Jackson e Rosil, Forró o Ano Inteiro e Matéria Paga, e lançou dois CDs independentes: Do Jeito que o Diabo Gosta e Forrobodologia. Em 2002 mantendo seu lado irreverente, lança: Diga Sim A Biliu de Campina, trocadilho da campanha nacional do Combate a Pirataria: Diga Não a Pirataria.

Através do seu ”forró tradicional”, o cantor projetou-se como um dos mais importantes artistas do gênero da Paraíba, tendo recebido influências do ritmo de Jackson do Pandeiro. No dia 30 de março de 2022, Biliu de Campina e outros artistas da região foram reconhecidos pelo Estado como os novos mestres das artes, pela Lei Canhoto da Paraíba.

Biliu de Campina ia se apresentar no São João de Campina Grande no último mês de junho. Entretanto, o show não aconteceu devido a sua condição de saúde. Seu último show foi no dia 09 de junho de 2024, no Festival São João na Rede, marcando sua despedida dos palcos. Biliu de Campina deixará saudades eternas entre familiares, amigos e todos aqueles que admiravam seu talento e contribuição para a música nordestina! 😞😓😥😢😭

#morrebiliudecampina 🖤
#lutoporbiliudecampina 🥀
#adeusbiliudecampina 👋

🧭 Concepção e elaboração do post 📝 José Ricardo 🖋️ professor e historiador.

👉 Para saber mais sobre Sebastião Dias, outro grande poeta nordestino, acesse:


⏳#muitahistoriapracontar⌛

Sem comentários:

Enviar um comentário

NOSSA LOGO OFICIAL DA REDE MUITA HISTÓRIA PRA CONTAR

O projeto "MUITA HISTÓRIA PRA CONTAR" surgiu da necessidade de levar às pessoas conhecimento e informação pautadas no conhecimento...