domingo, 4 de agosto de 2024

HOJE NA HISTÓRIA - 04.08.24 - 175 Anos da Morte de Anita Garibaldi

🇧🇷💣⚔️ 👩‍🦰 ⚔️💣 🇮🇹

😓🖤 Num dia como hoje, 4 de agosto, há 175 anos, morria em Mandriole, na Itália, Ana Maria de Jesus Ribeiro, mais conhecida como ANITA GARIBALDI, que ficou conhecida na História como a "Heroína dos Dois Mundos". O local de nascimento de Anita é controverso; uma decisão judicial de 1998 determinou que ela nasceu em Laguna em 30 de agosto de 1821, embora alguns estudiosos afirmem que ela seria de Lages (SC). Seu pai era tropeiro e Anita foi criada praticamente pelo tio, Antônio, que a incentivou a gostar de assuntos relacionados à política local.

Aos 14 anos, ela foi obrigada a se casar com o sapateiro Manoel Duarte de Aguiar, que a abandonou para se alistar no Exército imperial. Anita e sua família estavam em lados opostos de seu esposo, eles eram farroupilhas! Companheira do revolucionário Giuseppe Garibaldi, ela o conheceu aos 18 anos em Laguna (SC) durante a Revolução Farroupilha. Garibaldi tinha 32 anos na época. Apaixonada por Giuseppe, Anita decidiu lutar pela independência gaúcha e de outros territórios. Juntos, tiveram quatro filhos, um dos quais morreu aos dois anos.

Anita acompanhou Garibaldi em combates em Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Uruguai e Itália, onde testemunhou a proclamação da República Romana em 1849, ano de sua morte. Ela estava grávida do seu quinto filho, mas morreu por conta das complicações de uma febre tifoide. A criança faleceu junto da mãe. Os restos mortais de Anita Garibaldi foram desenterrados sete vezes! Até que em 1932, o ditador italiano Benito Mussolini da depositou-os na base do monumento equestre em homenagem a ela levantado na Piazzale Anita Garibaldi, na colina de Gianicolo, em Roma.

A Heroína de Dois Mundos inspirou dezenas de filmes, novelas, livros, peças, foi tema de escola de samba e dá nome a dois municípios catarinenses (Anita Garibaldi e Anitápolis), além de várias ruas e praças espalhadas pelo Brasil, além de uma ponte em Laguna, inaugurada em 2015. Seu nome está escrito no Livro dos Heróis da Pátria desde 2012 em Brasília. Serena e ao mesmo tempo forte, foi Anita Garibaldi, versos da música de Vanere Rocha, que exprimem bem o retrato da "Heroína de Dois Mundos", "Mãe da Pátria Italiana", uma das mulheres mais corajosas e valentes da História brasileira.  💪💋💄👊

#175anosdamortedeanitagaribaldi
#historiadarevolucaofrarroupilha
#historiadaunificacaoitaliana
#GrandesMulheresdaHistoria

🧭 Concepção e elaboração do post 📝 José Ricardo ✒️ professor e historiador.

👉 Para saber mais sobre Anita Garibaldi, acesse:


⏳#muitahistoriapracontar⌛

Sem comentários:

Enviar um comentário

NOSSA LOGO OFICIAL DA REDE MUITA HISTÓRIA PRA CONTAR

O projeto "MUITA HISTÓRIA PRA CONTAR" surgiu da necessidade de levar às pessoas conhecimento e informação pautadas no conhecimento...