🖤📚🎭 👴 📺🎤🖤
✝️ LUTO 😞 O eterno humorista ARY TOLEDO morreu na manhã deste sábado (12/10) em São Paulo aos 87 anos idade. O falecimento foi confirmado às 08h17 no hospital Sírio-Libanês, no centro da capital paulista. O humorista, que já utilizava cadeira de rodas, teve a causa da morte ainda não revelada, no entanto, Ary vinha enfrentando problemas de saúde há algum tempo e chegou a ser internado neste ano, por conta de uma pneumonia. Ao longo de sua carreira, o artista ficou conhecido pelo humor irreverente e piadas marcadas por um tom popular e muitas vezes politicamente incorreto. Ao longo da carreira teve trabalhos em emissoras como TV Tupi, Record e SBT, além de ter escrito vários livros de piadas e gravado vários discos.
Ary Toledo nasceu em 22 de agosto de 1937, na cidade de Martinópolis, interior de São Paulo. Ele começou sua trajetória artística como cantor e compositor e mudou-se para São Paulo em busca de oportunidades na área musical. Sua primeira canção foi composta no início dos anos 60, e a primeira gravação musical em disco ocorreu em 1965, com "Tiradentes", que fez grande sucesso à época. Participante assíduo de programas musicais de televisão, Ary projetou-se como cantor com a canção "Pau de Arara", composta por Vinicius de Moraes e Carlos Lyra.
A guinada para o humor veio gradualmente, quando Ary percebeu seu talento para fazer rir, seja em shows musicais ou em conversas com amigos. No final dos anos 60, começou a se destacar como humorista, dando início à sua carreira solo nos palcos, com apresentações que misturavam piadas, causos e canções. Durante as décadas de 1970 e 1980, Ary Toledo tornou-se presença constante na televisão brasileira, participando de programas de humor e de auditório. Também ficou famoso por seus espetáculos de stand-up comedy, sendo pioneiro em um formato de shows em que ele ficava sozinho no palco, entretendo o público apenas com piadas e histórias engraçadas.
Embora nos últimos anos sua presença na mídia tenha diminuído, Ary continuou sendo uma figura icônica no cenário do humor brasileiro. Ele enfrentou problemas de saúde na velhice, incluindo internações por complicações respiratórias e dificuldades de mobilidade, o que o afastou dos palcos.
Ary Toledo foi casado por quase 50 anos com a diretora teatral e antiga jurada do "Programa Raul Gil" Marly Marley. O casal permaneceu junto até o falecimento da diretora teatral aos 75 anos, em 2014. O apresentador Silvio Santos foi padrinho do casamento deles. Mais uma estrelinha se vai... ✨️ Dia triste para o humor brasileiro. 😞😓😥😢😭
#morrearytoledo 🖤
#lutoporarytoledo 🥀
#adeusarytoledo 👋
🧭 Concepção e elaboração do post 📝 José Ricardo 🖋️ professor e historiador.
📖 Fontes consultadas:
💻 Portais G1, R7 e UOL.
📺 Canal History Channel Brasil.
📰 Jornais O Globo e Folha de São Paulo.
⏳#muitahistoriapracontar⌛
Sem comentários:
Enviar um comentário