terça-feira, 7 de janeiro de 2025

HOJE NA HISTÓRIA - 07.01.25 - Morre Jean-Marie Le Pen - Líder da Extrema Direita Francesa

🇫🇷 ⚰ 👴 ⚰ 🇫🇷

✝️ Morreu hoje, 7 de janeiro de 2025, aos 96 anos, JEAN-MARIE LE PEN, figura histórica da extrema direita na França. Ele estava internado desde novembro de 2024 em uma casa de repouso em Garches, nos arredores de Paris, há várias semanas, em razão de sua saúde debilitada e faleceu cercado de familiares. A informação foi confirmada pelos familiares do político à agência de notícias AFP.

Considerado o patriarca de uma força conservadora crescente no país, Le Pen fundou a Frente Nacional – rebatizado Reunião Nacional por Marine Le Pen, filha dele, que assumiu a direção da sigla após o pai. Sua trajetória, marcada por polêmicas, moldou décadas de política francesa. Ele se declarava abertamente racista

Jean-Marie Le Pen nasceu em 20 de junho de 1928, em La Trinité-sur-Mer, na França. Formado em direito, teve uma carreira militar como legionário nas guerras da Indochina (1953) e da Argélia (1957). Iniciou sua trajetória política em 1956, quando foi eleito para a Assembleia Nacional, e em 1972 fundou a Frente Nacional (FN), partido que viria a se tornar um dos principais representantes da extrema direita no país.

O partido, inicialmente formado por neofascistas, foi se tornando mais moderado ao longo do tempo e ainda é a principal legenda da extrema direita na França. Além de sua liderança na FN, Le Pen foi eleito eurodeputado em 1984 e, em 1986, retornou à Assembleia Nacional, consolidando sua presença no cenário político francês. Le Pen foi candidato à Presidência da França em cinco ocasiões.

O político foi expulso da Reunião Nacional em 2015 após declarações negacionistas sobre o Holocausto. Entre suas falas mais infames estão a descrição das câmaras de gás como um "detalhe da história" (2016), a defesa da "desigualdade das raças" (1996) e a afirmação de que a ocupação alemã da França "não foi particularmente desumana" (2005).

O ponto alto da sua carreira foi nas eleições presidenciais de 2002. A 21 de abril desse ano, aos 73 anos e na sua quarta candidatura ao Palácio do Eliseu, surpreendeu ao qualificar-se para a segunda volta das presidenciais, o que foi sentido como um sismo político em França. Em reacção, durante duas semanas, milhões de pessoas marcharam contra o racismo e a extrema-direita, o que permitiu facilmente a reeleição de Jacques Chirac.

Jean-Marie Le Pen retirou-se gradualmente da vida política a partir de 2011. Ele foi sucedido como líder do partido por sua filha, Marine Le Pen, que desde então concorreu à presidência três vezes e transformou o partido, agora denominado Reunião Nacional, em uma das principais forças políticas do país. O fundador da Frente Nacional conhecido pelos seus comentários xenofóbicos e antissemitas deixou um legado de favorecimento aos grupos que hoje pregam a intolerância, principalmente contra argelinos e marroquinos, populações africanas que moram como imigrantes na França. 😠🤬😤

#morrejeanmarielepen
#historiarecentedafranca
#historiadaextremadireitamundial

🧭 Concepção e elaboração do post 📝José Ricardo 🖋️ professor e historiador.

📖 Fontes consultadas:

📻 Agência Reuters e D.W.
💻 Portais G1, R7 e UOL
📰 Jornais Folha de São Paulo e O Globo

⏳#muitahistoriapracontar⌛

Sem comentários:

Enviar um comentário

NOSSA LOGO OFICIAL DA REDE MUITA HISTÓRIA PRA CONTAR

O projeto "MUITA HISTÓRIA PRA CONTAR" surgiu da necessidade de levar às pessoas conhecimento e informação pautadas no conhecimento...