👊 📰💪 🧓 💪📜 👊
1️⃣ A 10 de janeiro de 1825 ouviu calmo, sem a menor perturbação, a cruelíssima sentença de morte que lhe votaram os sanguinários membros da comissão militar, e imediatamente foi conduzido ao oratório.
2️⃣ No dia 10 de janeiro de 1825 leram-lhe a sentença de morte natural para sempre, no lugar da forca e, imperturbável como a ouvira ler, voltou para a prisão que deveria servir-lhe de oratório durante os três dias da lei. Estes três dias ocupa-os ele em animar os amigos que o visitaram e lamentavam em exortá-lo e velar pela liberdade da Pátria, em dirigir cartas de salutares conselhos às filhas de seu amor terreno. São desse curto período de sua vida os versos conhecidos por hymma de Frei Caneca.
📚 Referências Bibliográficas:
📖 Diccionario Biographico de Pernambucanos Celebres por Francisco Augusto Pereira da Costa. Typographia Universal: Recife, 1882 (texto 1)
📖 CAVALCANTI, Carlos Bezerra. Confederação do Equador - Bicentenário - 1824-2024. Editora Flor de Lis: Paulista-PE, 2023 (texto 2)
#200anosdaexecucaodefreicaneca ⚰
#bicentenariodaexecucaodefreicaneca 👊
#FreiCanecaHeroieMartirPernambucano 🧓
🧭 Concepção e elaboração do post 📝José Ricardo 🖋️ professor e historiador.
🕰 Saiba mais sobre FREI CANECA, digite no Google: caneca da liberdade muita história pra contar
👉 Acesse os episódios da web-série CANECA DA LIBERDADE, mais uma iniciativa do PROJETO MUITA HISTÓRIA PRA CONTAR, publicados nas redes sociais do projeto (@josericardope01) e no blog do professor José Ricardo:
⏳#muitahistoriapracontar⌛
Sem comentários:
Enviar um comentário