👊 📰💪 🧓 💪📜 👊
2️⃣0️⃣0️⃣ No dia 13 de janeiro de 1825 (uma quinta-feira), há exatamente 200 anos, era executado (por arcabuzamento) próximo aos muros do Forte de São Tiago das Cinco Pontas, no Recife, FREI CANECA, jornalista, escritor, maçom, religioso carmelita e líder de personagem importante de dois movimentos revolucionários pernambucanos: a Revolução Pernambucana de 1817 e a Confederação do Equador de 1824. Condenado à morte por D. Pedro I, Frei Caneca gozava de tanta popularidade na província pernambucana que na ocasião da sua execução não houve carrasco que se prestasse a enforcá-lo.
Antes do cumprimento da pena capital, Frei Caneca foi despojado do hábito religioso na igreja do Terço, tendo três carrascos se recusado a enforcá-lo. A Comissão Militar, liderada pelo brigadeiro Francisco de Lima e Silva (pai do futuro Duque de Caxias), ordenou seu arcabuzamento. Seu corpo foi deixado num caixão de pinho em frente ao Convento das Carmelitas, no centro do Recife, de onde os frades o recolheram e enterraram em um local até hoje não identificado. O poeta e escritor João Cabral de Melo Neto descreveu, em versos, o último dia de Frei Caneca, em sua obra O Auto do Frade.
Anualmente, no dia de sua morte, como aconteceu hoje, são feitas celebrações para se lembrar seu martírio nesse local com a presença de autoridades, historiadores e membros da Maçonaria pernambucana e dos Institutos Históricos. Da iconografia sobre Frei Caneca, a obra mais conhecida do público é "Execução de Frei Caneca", de Murillo La Greca. A seu respeito, refere o historiador Evaldo Cabral de Mello: "O homem que, na história do Brasil, encarnará por excelência o sentimento nativista era curiosamente um lusitano "jus sanguinis"." Frei Caneca lutou, acima de tudo, pela igualdade. “Quem bebe da minha "caneca" tem sede de liberdade! Bebamos e nos embriaguemos sem moderação dessa caneca libertária, inspiradora e profundamente revolucionária!!! 👊💪👊
#200anosdaexecucaodefreicaneca ⚰
#bicentenariodaexecucaodefreicaneca 👊
#FreiCanecaHeroieMartirPernambucano 🧓
🧭 Concepção e elaboração do post 📝José Ricardo 🖋️ professor e historiador.
🕰 Saiba mais sobre Frei Caneca, digite no Google: caneca da liberdade muita história pra contar (e acesse o Blog do Professor José Ricardo).
📱👍 Sigam nossas redes sociais. Estamos no Instagram, X (antigo Twitter), Threads e TikTok: @josericardope01
👉 Acesse os links das postagens do projeto Muita História pra Contar:
⏳#muitahistoriapracontar⌛
Sem comentários:
Enviar um comentário