⚽ 🖤🎙️📻 👴 📺🎤🖤 ⚽
✝️ LUTO 😞 O jornalismo esportivo brasileiro perdeu hoje, 19 de janeiro de 2025, um de seus maiores ícones. Morreu aos 92 anos, LÉO BATISTA, um dos pioneiros do jornalismo esportivo na TV e um dos funcionários mais antigos da Globo. Ele faleceu no hospital Hospital Rios D’Or, localizado em Jacarepaguá, Zona Oeste do Rio de Janeiro, onde estava internado desde o último dia 6 de janeiro para tratar um câncer no pâncreas, apontado como causa de seu falecimento na tarde de hoje.
Contratado em 1970, Léo Batista foi um dos primeiros âncoras do Globo Esporte e do Jornal Hoje. O jornalista trabalhou nos principais programas da emissora, do Globo Esporte ao Fantástico, participou das 13 Copas do Mundo e foi a voz que noticiou as mortes de Getúlio Vargas, Princesa Diana e Ayrton Senna.
João Baptista Bellinaso Neto nasceu em Codeirópolis (SP) no dia 22 de julho de 1932. Começou a trabalhar na adolescência no serviço de alto-falantes da sua cidade, em 1950, trabalhou na Rádio Clube de Birigui, Rádio Difusora de Piracicaba, chegou no Rio de Janeiro onde foi trabalhar na Rádio Globo.
Pela Rádio Globo, Léo Batista entrou para a história em 1954, sendo o primeiro radialista a noticiar o suicídio de Getúlio Vargas, depois foi trabalhar na TV Rio, em 1970 chegou na Rede Globo, onde inaugurou o Jornal Hoje, depois apresentou o Globo Rural, os gols do Fantástico, Globo esporte, Esporte Espetacular.
Além de fazer parte da bancada do Jornal Nacional, passou 40 anos cobrindo o Carnaval do Rio de Janeiro no rádio e na televisão. "Seu Léo" nunca escondeu o seu amor pelo Botafogo, e era sócio proprietário do Glorioso. Em 2019, foi inaugurada a "cabine Léo Batista" no estádio Nilton Santos. O locutor compareceu ao evento e ganhou uma camisa personalizada do clube carioca. Em 2022, ganhou um documentário intitulado “Voz Marcante”, produzido pelo SporTV.
Até ser internado o ícone do jornalismo, chamado de “A Voz Marcante”, continuava trabalhando para emissora na qual contribuiu com seus serviços por 55 anos. Viúvo, foi casado com Leyla Chavantes Belinaso, a Dona Leila, que morreu aos 84 anos, em 2022. Seu carisma e profissionalismo conquistaram não apenas os fãs, mas também os colegas de profissão, que sempre o admiraram pela humildade e excelência no trabalho. 👏👏👏👏👏👏
#morreleobatista 🖤
#lutoporleobatista 🥀
#adeusleobatista 👋
🧭 Concepção e elaboração do post 📝 José Ricardo 🖋️ professor e historiador.
📖 Fontes consultadas para a postagem:
📰 Memória Globo
📺 Canal History Channel Brasil
💻 Portais G1, R7, UOL e JC On Line
👉 Para saber mais sobre Cid Moreira, outro grande apresentador da TV Globo, acesse:
⏳#muitahistoriapracontar⌛
Sem comentários:
Enviar um comentário