📍🗺 🏘 🗺📍
🧭 Num dia como hoje, 10 de março, há 491 anos era criada a CAPITANIA DE PERNAMBUCO, cujo primeiro donatário foi Duarte Coelho Pereira, que chegou a Igarassu em 9 de março de 1535, acompanhado da mulher, Brites de Albuquerque, do cunhado Jerônimo de Albuquerque – que ficaria posteriormente conhecido como o "Adão Pernambucano" – e alguns parentes. Duarte era fidalgo e militar português, combatera nas Índias, e foi o primeiro a ser agraciado com terras brasileiras.
Nos primeiros trinta anos após a chegada da esquadra de Pedro Álvares Cabral, os portugueses se limitaram a enviar expedições exploratórias e guarda-costas e a instalação de feitorias, onde eram armazenados o pau-brasil, primeiro produto a ser explorado economicamente na colônia. Portugal estava economicamente envolvido com o comércio oriental das especiarias asiáticas, que lhe rendia lucros vultuosos.
A presença francesa no litoral, interessados em contrabandear o pau-brasil forçaram Portugal a efetivar a colonização adotando o regime das capitanias hereditárias, em que fidalgos e nobres se empenhavam a colonizar o país às suas custas em troca de privilégios e favores previamente estabelecidos num documento chamado Carta Foral.
De acordo com a Carta de Doação passada por D. João III, a capitania de Pernambuco se estendia entre o rio São Francisco e o rio Igarassu (canal de Santa Cruz), compreendendo: "Sessenta léguas de terra (…) as quais começarão no rio São Francisco (…) e acabarão no rio que cerca em redondo toda a Ilha de Itamaracá ..."
Duarte Coelho fixou-se numa bela colina que seria o embrião de Olinda, constituída vila em 1535. O Recife, povoado chamado pelo primeiro donatário de "Arrecife dos navios", segundo a Carta de Foral passada a 12 de março de 1537, veio a ser o porto principal da capitania.
A capitania de Pernambuco foi governada pelos descendentes de Duarte Coelho até o ano de 1716, quando a Coroa comprou os direitos do último donatário D. Francisco de Paula de Portugal e Castro, 8° Conde de Vimioso, tornando-se, a partir de então, uma Capitania Real. Após a morte de Duarte Coelho, Pernambuco teve sua primeira mulher no governo: Brites de Albuquerque, viúva de Coelho, que morreu em 1578 na Batalha de Alcácer-Quibir, no norte da África. Ela comandou a Capitania e era chamada de Capitoa e considerada a mãe de Pernambuco. 💪👩👊
#491anosdacriacaodacapitaniadepernambuco
#historiadacapitaniadepernambuco
#DuarteCoelhoDonatariodePernambuco
🧭 Concepção e elaboração do post 📝 José Ricardo 🖋️ professor e historiador.
📖 Fontes consultadas:
🖱️ Perfil do Museu Militar do Forte do Brum
🖱️ Blog Pernambuco, História e Personagens
👉 Para saber mais sobre Brites de Albuquerque, esposa de Duarte Coelho, acesse:
⏳#muitahistoriapracontar⌛
Sem comentários:
Enviar um comentário