terça-feira, 11 de março de 2025

HOJE NA HISTÓRIA - 11.03.25 - 5 Anos da Declaração Oficial da Pandemia da Covid-19 pela Organização Mundial da Saúde

💀 ⚰️🦠⚰️🦠⚰️🦠⚰️ 💀

😷 🧼💉 Num dia como hoje, 11 de março, há exatamente cinco anos, a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou a pandemia de COVID-19, causada pelo corona vírus respiratório SARS-CoV-2.  Em 30 de janeiro de 2020, a OMS já havia declarado o surto de corona vírus como uma emergência de saúde pública de interesse internacional, seu mais alto nível de alerta. A crise sanitária global deixou mais de 7 milhões de mortos no mundo, segundo dados da OMS, com o Brasil entre os países mais afetados, ultrapassando 700 mil vítimas.

O vírus foi identificado pela primeira vez a partir de um surto em Wuhan, China, em dezembro de 2019. As tentativas de contê-lo falharam, permitindo que o vírus se espalhasse para outras áreas da China e, posteriormente, para todo o mundo.

Reunidos na sede da OMS, em Genebra, na Suíça, o diretor da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, tirou duas canetas do bolso, ajustou os óculos e leu a declaração. "Estamos profundamente preocupados tanto com os níveis alarmantes de disseminação e gravidade, quanto com os níveis alarmantes de omissão" no mundo, disse. Então, declarou: "Consideramos que a covid-19 pode ser classificada como uma pandemia".

O anúncio foi um marco que transformou a vida de bilhões de pessoas ao redor do planeta. O vírus, que já se espalhava silenciosamente por diversos países, desencadeou medidas de emergência em larga escala. Fechamento de fronteiras, lockdowns, uso obrigatório de máscaras e a corrida por vacinas tornaram-se parte do cotidiano global.

Os primeiros meses foram de incerteza e medo. Sistemas de saúde entraram em colapso, empresas fecharam suas portas e milhões de empregos foram perdidos. O isolamento social impôs desafios emocionais e psicológicos, enquanto cientistas e profissionais da saúde se desdobravam para entender o vírus e encontrar soluções.

No Brasil, ainda em março, o Ministério da Saúde publicou uma portaria com medidas para combater a covid-19, incluindo isolamento e quarentena obrigatória para pessoas que testassem positivo. A recomendação para todos era: “Se puder, fique em casa”. Mas, em questão de dias, a estratégia passou a ser questionada, inclusive pelo presidente da República à época, Jair Bolsonaro.

Durante essa crise, a pasta da Saúde teve quatro ministros em menos de um ano. Luiz Henrique Mandetta foi demitido em abril de 2020 por insistir no isolamento. Nelson Teich ficou menos de um mês no cargo. Depois de Teich, o general Eduardo Pazuello assumiu o Ministério da Saúde em setembro de 2020 e ficou até março de 2021, quando tomou posse o cardiologista Marcelo Queiroga.

Em abril de 2021, o Brasil enfrentou o pico da pandemia, com mais de 3.000 mortes diárias, sobrecarregando cemitérios e causando sofrimento aos familiares impossibilitados de realizar despedidas adequadas. Enquanto isso, cientistas ao redor do mundo trabalhavam incansavelmente para desenvolver vacinas.

Em janeiro de 2021, a vacinação começou no Brasil, com a aprovação emergencial dos imunizantes CoronaVac e AstraZeneca, marcando um ponto de virada na luta contra a COVID-19. Mônica Calazans, de 54 anos, foi a primeira Brasileira vacinada contra a COVID-19 em 17 de janeiro de 2021.

Olhando para o presente, ainda carregamos marcas da pandemia. Os desafios da saúde mental, os reflexos econômicos e as lições sobre a importância da preparação para crises continuam a nos acompanhar. Uma catástrofe semelhante poderia acontecer novamente? Para a OMS, a próxima pandemia é apenas uma questão de tempo. Nos cinco anos desde março de 2020, a OMS declarou Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional (ESPII) duas vezes, ambas para epidemias de mpox. 

Até 5 de janeiro de 2025, conforme a OMS, 777 309 626 casos foram confirmados em 231 países e territórios, com 7 083 233 mortes atribuídas à doença, tornando-se a quinta mais mortal da história. Cinco anos depois, ainda sentimos os impactos da pandemia da COVID-19. 😞😓😪😢😭

#5anosdadeclaracaodapandemiadecovid-19
#historiadasepidemiasepandemias
#historiasanitariamundial

🧭 Concepção e elaboração do post 📝 José Ricardo 🖋️ professor e historiador.

👉 Para saber mais sobre a pandemia da COVID-19, acesse:


⏳#muitahistoriapracontar⌛

Sem comentários:

Enviar um comentário

NOSSA LOGO OFICIAL DA REDE MUITA HISTÓRIA PRA CONTAR

O projeto "MUITA HISTÓRIA PRA CONTAR" surgiu da necessidade de levar às pessoas conhecimento e informação pautadas no conhecimento...