❤ 🎶🎻 👨🏽🦱 🎻🎶 ❤
🎂🎉 Num dia como hoje, 12 de novembro, há 80 anos, nasceu em Aliança, na Zona da Mata Norte, o rabequeiro, cantor, compositor e brincante MESTRE SALUSTIANO, um dos maiores músicos da cultura popular pernambucana. Sua contribuição foi fundamental para o fortalecimento de manifestações como o maracatu, o cavalo-marinho e a ciranda, promovendo a valorização das expressões artísticas regionais.
Anos mais tarde, Salustiano, que passou a residir em Olinda, começou a ganhar fama comandando o Cavalo Marinho Matuto. Foi fundador do Maracatu Piaba de Ouro. Em 1997, participou, com o seu grupo, do Festival de Cultura Caribeña, em Cuba. Dentre suas iniciativas estão a Casa da Rabeca do Brasil, localizada na Cidade Tabajara. Os principais registros de sua atuação musical são os álbuns Sonho da rabeca (1998), As três gerações (2002), Cavalo-marinho (2002), Mestre Salú e a rabeca encantada (2006).
Em Pernambuco Salustiano é considerado um "patrono espiritual" da geração manguebeat. Suas músicas são aclamadas por membros de todas as latitudes artísticas do Recife e do país. Salustiano é um ícone da cultura popular brasileira. Sedutor, intuitivo e talentoso, ele envolve as platéias e faz todo mundo dançar sob os mais diversos gêneros musicais. Foi assessor de Ariano Suassuna na Secretaria de Cultura de Pernambuco. Em 2007, foi homenageado pelo seus 54 anos de carreira recebendo o título de Patrimônio Vivo de Pernambuco.
Salustiano faleceu no Recife, em 31 de agosto de 2008. Seus restos mortais repousam no Cemitério Morada da Paz. Seu legado é mantido vivo também por meio de artistas que o têm como inspiração, senão como professor. Além dos seus 15 filhos, que se mantêm envolvidos nas artes populares, destacam-se, como propagadores de sua vida e obra, o artista multidisciplinar Antônio Nóbrega (1952), o músico e poeta Siba (1969) e os grupos musicais Nação Zumbi e Mestre Ambrósio. 👏🎶👏🎵👏
#80anosdonascimentodomestresalustiano
#historiadaculturapernambucana
#historiadosfolguedospopularesdepernambuco
🧭 Concepção e elaboração do post 📝José Ricardo 🖋️ professor e historiador.
📖 Fontes consultadas para a postagem:
🖱️ Enciclopedia Itaú Cultural
💻 Portal da Prefeitura de Olinda
🎼 Dicionário Cravo Albin da Música Popular Brasileira
👉 Para saber mais sobre o Mestre Salustiano, acesse:
⏳#muitahistoriapracontar⌛
Sem comentários:
Enviar um comentário