segunda-feira, 17 de novembro de 2025

HOJE NA HISTÓRIA - 17.11.25 - 136 Anos do Massacre de 17 de Novembro

⚔🖤 ⚰ 👨🏽‍🦱👴🏽🧓🏾 ⚰ 🖤⚔

💣💥 Num dia como hoje, 17 de novembro, há 136 anos, milhares de libertos em São Luís, no Maranhão, foram às ruas protestar com medo de que a República restaurasse a escravidão. Os chamados “homens de cor”, “cidadãos do 13 de Maio” e ex-escravizados, como eram chamados, desconfiavam da recém proclamada República e temiam perder a pouca liberdade que tinham acabado de conquistar. Eles também temiam pela segurança da Princesa Isabel (afinal, o Atentado de julho de 1889, contra o imperador, ocorrera há apenas quatro meses antes).

A multidão marchou até a sede do jornal O Globo, e uma tropa de doze soldados respondeu com tiros contra o povo. Quatro manifestantes foram mortos e vários ficaram feridos, muitos atingidos no peito e nos braços, sinais claros de execução, não de dispersão, caracterizando assim o MASSACRE DOS LIBERTOS ou MASSACRE DO 17 DE NOVEMBRO, um episódio quase esquecido pela historiografia brasileira entre os séculos XIX e XX, porque as vítimas eram justamente pessoas que tinham sido escravizadas até meses antes e lutavam para não voltar ao tronco e aos maus tratos.

O medo da reescravização era real: após 1888, alguns senhores ainda tentavam manter libertos sob controle, explorando brechas legais. A violência após o massacre – amputações, tortura policial, raspagem de cabelos – reforçou a percepção de que o novo regime significava uma não um avanço, mas um retrocesso. O Massacre de 17 de Novembro expõe como raça, medo e memória moldaram a transição do Brasil para o regime republicano e como esse episódio marcou profundamente a experiência negra no pós-Abolição.

Enquanto a narrativa oficial fala de um povo “bestializado” diante do golpe da República, em São Luís a resistência negra foi sufocada (um eufemismo para reprimida) pela violência estatal no pós-abolição, evidenciando as tensões raciais e sociais que se seguiram após a liberdade formal de 1888. Mais que um episódio local, o massacre simboliza  a dor e a resistência de um povo que buscou afirmar sua condição de liberdade. Resgatar essa memória é um ato de justiça histórica. 👊🏼👊🏽👊🏾👊🏿

#136anosdomassacredoslibertos
#136anosdomassacredo17denovembro
#historiadarepublicabrasileira
#guerraserevoltasnarepublicavelha

🧭 Concepção e elaboração do post 📝José Ricardo 🖋️ professor e historiador.

👉 Para saber mais sobre a proclamação da República no Brasil, acesse:




⏳#muitahistoriapracontar⌛

Sem comentários:

Enviar um comentário

NOSSA LOGO OFICIAL DA REDE MUITA HISTÓRIA PRA CONTAR

O projeto "MUITA HISTÓRIA PRA CONTAR" surgiu da necessidade de levar às pessoas conhecimento e informação pautadas no conhecimento...