MORAES MANDA PRENDER GENERAIS E ALMIRANTE CONDENADOS POR TENTATIVA DE GOLPE — PRIMEIRA VEZ NA HISTÓRIA DO BRASIL 🚨⚖️
Pela primeira vez na história do Brasil, militares de alta patente foram presos após serem condenados pela Justiça por tentativa de golpe de Estado. Nesta terça-feira (25), a Polícia Federal cumpriu as ordens de prisão contra os generais da reserva Augusto Heleno e Paulo Sérgio Nogueira, ambos ex-ministros do governo Jair Bolsonaro, e contra o almirante Almir Garnier, ex-comandante da Marinha.
As detenções ocorreram após decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que determinou o fim do trânsito em julgado das ações que envolvem todos os condenados do chamado “núcleo 1” da tentativa de ruptura institucional julgada pela Suprema Corte. A decisão representa um avanço decisivo nos desdobramentos jurídicos ligados ao caso.
Além das prisões, Moraes também determinou a cassação do mandato do deputado federal Alexandre Ramagem.
De acordo com as sentenças já proferidas pelo STF:
Augusto Heleno foi condenado a 21 anos de prisão;
Paulo Sérgio Nogueira, a 19 anos;
Almir Garnier, a 24 anos.
Heleno e Nogueira foram conduzidos ao Quartel-General do Comando Militar do Planalto, em Brasília. Garnier, por sua vez, irá cumprir pena na Estação Rádio da Marinha, também na capital federal.
As prisões desta terça-feira marcam um momento histórico e um divisor de águas na responsabilização de autoridades militares envolvidas em atos contra a ordem democrática. 👏👏👏
Sem comentários:
Enviar um comentário