segunda-feira, 24 de novembro de 2025

HOJE NA HISTÓRIA - 24.11.25 - Morre o Cantor Jamaicano Jimmy Cliff - pioneiro do Reggae

🇯🇲 🎸 🎶 🧓🏾 🎶 🪕🇯🇲 

✝️ LUTO 😞 O mundo se despediu hoje de um dos maiores nomes do reggae internacional. JIMMY CLIFF, cantor e compositor jamaicano que marcou gerações com sua genialidade e originalidade, faleceu nesta segunda (24), em Kingston, aos 81 anos, após sofrer uma convulsão seguida de pneumonia. A informação foi divulgada pela conta oficial do artista nas redes sociais, num post assinado pela esposa dele, Latifa, que também agradeceu o apoio de fãs e pediu privacidade.

Cliff foi "fundamental na apresentação do reggae a uma audiência internacional, em grande parte devido à sua atuação no marcante filme The Harder They Come", de Perry Henzell, como lembra a entrada da Enciclopédia Britânica sobre o artista. Reconhecido como um dos pioneiros do reggae, Jimmy Cliff nasceu em Saint James, na Jamaica, em 30 de julho de 1944. Dedicou-se à música desde os 14 anos e começou a gravar ainda adolescente quando se mudou para Kingston, antes de seguir para Londres, em 1965.

Ao longo de uma trajetória prolífica, lançou mais de 30 álbuns. Autor de êxitos como "You Can Get It If You Really Want" ou "Wonderful World, Beautiful People". Sua carreira ganhou projeção internacional em 1967, com o lançamento de seu primeiro disco fora da Jamaica, Hard Road to Travel.

Com um grande número de adeptos na América do Sul, Cliff fez sucesso em 1970 com "Wonderful World, Beautiful People", dois anos antes de "The Harder They Come", mantendo-se uma figura de renome a nível internacional para lá dos anos 1990, com versões de temas como "I Can See Clearly Now".

Vencedor de dois Grammys, ambos por melhor álbum de reggae (em 1986 e em 2013), Cliff entrou para o Rock and Roll Hall of Fame em 2010.

Além da música, Jimmy Cliff marcou presença no cinema. Em 1972, estrelou o filme The Harder They Come, que narra a história de um cantor de reggae em busca do sucesso — obra que se tornou um marco cultural. No Brasil, sua música Hot Shot integrou a trilha sonora da novela Ti Ti Ti, exibida pela TV Globo entre 1985 e 1986. Já em 1990, a canção Rebel In Me foi incluída na novela Rainha da Sucata, da mesma emissora.

Cliff virou presença frequente no Rio e na Bahia, onde mergulhou na história da diáspora africana e encontrou parte de sua identidade cultural. Em Salvador nasceu sua filha, Nabiyah Be, que anos depois brilhou em “Pantera Negra”.

Desde os seus primeiros passos na música, Jimmy Cliff transformou dor, sonho e persistência em melodias que romperam fronteiras. Suas canções se tornaram hinos de esperança e transformação — ecos de um artista que, mesmo vindo de Saint James, na Jamaica, alcançou o mundo. ✨️🖤🙏 👏👏👏

#morrejimmycliff 🖤
#lutoporjimmycliff 🥀
#adeusjimmycliff 👋

🧭 Concepção e elaboração do post 📝José Ricardo 🖋️ professor e historiador.

👉 Para saber mais sobre Bob Marley, outro ícone do reggae internaional, acesse:



⏳#muitahistoriapracontar⌛

Sem comentários:

Enviar um comentário

NOSSA LOGO OFICIAL DA REDE MUITA HISTÓRIA PRA CONTAR

O projeto "MUITA HISTÓRIA PRA CONTAR" surgiu da necessidade de levar às pessoas conhecimento e informação pautadas no conhecimento...