❄️🌦️☃️⛈️⛄🌨️❄️
🌩️☔ Preparou o agasalho ou o cobertor? Pois é. Estamos na estação mais fria do ano: o INVERNO! A palavra "inverno" vem do latim: "hibernu, tempus hibernus", tempo hibernal, que é associado ao ciclo biológico de alguns animais ao entrar em hibernação e se recolherem durante o período de frio intenso. Os dias são curtos e por isso escurece mais cedo. No sul do Brasil é comum ver a neve cair, cobrindo o chão e as plantas. Já nas outras regiões como São Paulo e Rio de Janeiro, é a chuva quem dá o ar da sua graça.
As estações do ano são consequência do movimento de translação, que ocorre quando a Terra orbita ao redor do sol; e da inclinação do eixo da terra, que faz com que os raios solares atinjam a superfície de maneira diferenciada durante o ano. Assim, esses dois fatores (translação e inclinação) são responsáveis pela maneira diferenciada com que o Sol atinge a Terra.
Isso faz com que em cada período os hemisférios Norte e Sul apresentem graus de exposição diferenciados. Por essa razão, quando é verão no hemisfério sul é inverno no hemisfério norte. O mesmo ocorre para a primavera e outono. Ou seja, é verão aqui entre 21 de dezembro e 20 de março porque nesse período estamos mais “próximos” do Sol do que o hemisfério norte, devido a justamente à inclinação da Terra. É dessa maneira que percebemos as estações do ano.
No Brasil, quase não percebemos a passagem das estações do ano porque nas regiões próximas ao Equador a penetração dos raios solares é intensa o ano inteiro. Nas regiões de maior latitude, portando mais afastadas da linha equatorial, é possível perceber com mais nitidez a passagem das estações. Aqui no Brasil, Estados como Santa Catarina e Rio Grande do Sul, são os que mais se percebe a diferenciação de cada estação do ano, chegando mesmo a nevar. Isso ocorre porque eles estão na zona temperada, onde a incidência solar é menor, assim como em grande parte da América do Norte e da Europa.
No inverno as temperaturas caem com maior intensidade em todo país. Os índices pluviométricos também tendem a reduzir na maior parte do território nacional. Isso porque nesse período temos, principalmente no Sul e no Sudeste, a entrada de massas de ar polar, que provocam a queda das temperaturas e, quando intensas, podem provocar chuvas e geadas. A entrada das chamadas “frentes frias” também são características (mas não exclusivas) dessa estação. E aí, já preparou sua bebida quentinha? Como diria o pessoal de Game of Trones "Winter is coming" - o inverno está chegando! 😲😨🥶
#invernobrasileiro
#geografiaclimatica
#solsticiodeinvernonohemisferiosul
🧭 Concepção e elaboração do post 📝José Ricardo 🖋️ professor e historiador.
👉Fontes utilizadas:
📖 BRANCO, S. M.; Um passeio pelas estações do ano. Editora Moderna.
🖱️ Site do Descomplica.
⏳#muitahistoriapracontar⌛
Sem comentários:
Enviar um comentário