🤨🔬🧬 🐑 🧬🔬🧐
⚗️🧪 Há exatamente 25 anos nascia DOLLY, o primeiro mamífero a ser clonado com sucesso de uma célula adulta, no Instituto Roslin, na Escócia. A ovelha foi a mais bem sucedida experiência no campo da Genética; superada apenas em 2003, quando uma equipe de cientistas concluiu o Projeto Genoma Humano, uma pesquisa que identificou a posição de todos os genes do DNA humano.
Com o codinome original de “6LL3”, o cordeiro clonado recebeu o nome da cantora e atriz Dolly Parton. O nome foi supostamente sugerido por um dos tratadores que ajudaram no nascimento dela, depois que soube que o animal foi clonado de uma célula mamária. As células foram retiradas do úbere de uma ovelha de seis anos e cultivadas em um laboratório com agulhas microscópicas, em um método usado pela primeira vez em tratamentos de fertilidade humana na década de 1970. Depois de produzir vários ovos normais, os cientistas os implantaram em ovelhas substitutas; 148 dias depois, uma delas deu à luz Dolly.
O nascimento de Dolly foi anunciado publicamente em fevereiro de 1997 para uma tempestade de polêmica. Por um lado, os defensores argumentaram que a tecnologia da clonagem pode levar a avanços cruciais na medicina, citando a produção de animais geneticamente modificados para serem doadores de órgãos para humanos, bem como a clonagem "terapêutica" ou o processo de clonagem de embriões para coletar células-tronco para uso no desenvolvimento de tratamentos para doenças degenerativas dos nervos, como Alzheimer e Parkinson. Alguns cientistas também consideraram a clonagem de animais uma forma possível de preservar espécies ameaçadas de extinção. Por outro lado, os detratores viram a nova tecnologia de clonagem como potencialmente insegura e antiética, especialmente quando aplicada ao que muitos viram como o próximo passo lógico: a clonagem humana.
Ao longo de sua curta vida, Dolly foi acasalada com uma ovelha chamada David e finalmente deu à luz quatro cordeiros. Em janeiro de 2002, descobriu-se que ela tinha artrite nas patas traseiras, um diagnóstico que levantou questões sobre anormalidades genéticas que podem ter sido causadas no processo de clonagem.
Depois de sofrer de uma doença pulmonar progressiva, Dolly foi sacrificada em 14 de fevereiro de 2003, aos seis anos de idade. Sua morte prematura levantou mais questões sobre a segurança da clonagem, tanto animal quanto humana. Quanto a Dolly, a ovelha histórica foi empalhada e agora está em exibição no Museu Nacional da Escócia, em Edimburgo. No Brasil, Dolly deu nome a uma empresa do ramo de refrigerantes populares em 1987, e gerou centenas de memes na internet com o personagem "dollynho", criado para fazer a publicidade deste guaraná. 🥃🐑🥃
#25anosdonascimentodedolly
#historiadagenetica
#historiadaciencia
🧭 Concepção e elaboração do post 📝 José Ricardo 🖋️ professor e historiador.
📖 Créditos do texto 📺 Canal History Channel.
⏳#muitahistoriapracontar⌛
Sem comentários:
Enviar um comentário