🍫🍪🍫😋🍫🥧
🌳🥜 A produção do chocolate começa com as sementes do cacaueiro (theobroma cacao), árvore que cresce nas regiões quentes da América do Norte, da América do Sul, da África e da Ásia. As sementes se formam dentro do cacau, um fruto alongado e de casca grossa. Depois de maduro, o cacau é cortado da árvore, e dele são retiradas as sementes, ou amêndoas. As sementes são postas para secar por vários dias, ao sol ou num forno, antes de ser levadas até as fábricas de chocolate.
Nas fábricas, as amêndoas secas são torradas em fornos gigantescos para que soltem o sabor. Máquinas removem a espessa pele em torno das sementes, que são então esmagadas, transformando-se em uma pasta chamada massa de cacau. Essa massa é composta de partículas sólidas de cacau e de uma substância gordurosa chamada manteiga de cacau.
Um pó seco é obtido quando uma parte da manteiga é removida da massa de cacau. O pó de cacau é vendido sem açúcar, para ser usado em artigos de confeitaria e como condimento. Ele também pode ser misturado com açúcar e leite para fazer bebidas quentes.
O chocolate sólido é preparado adicionando-se uma dose extra de manteiga de cacau à massa de cacau. Para se fazer o chamado chocolate amargo, adiciona-se açúcar à mistura. Para se preparar o chocolate ao leite, acrescentam-se açúcar e leite. Essas misturas podem ser colocadas em moldes, que dão origem a diferentes formatos de barras e bombons.
A popularidade do chocolate começou no México antigo e na América Central, onde os cacaueiros eram parte da flora natural. Os maias e os astecas preparavam uma bebida quente e amarga com as sementes de cacau. O cacau era tão importante para os maias que eles usavam as sementes como moeda de troca. Em 1519, o imperador asteca Montezuma II serviu ao explorador espanhol Fernão Cortés uma bebida feita de chocolate chamada xocoatl. Daí nasceu o nome “chocolate”.
Cortés levou essa bebida para a Espanha. Misturada com açúcar, baunilha e canela, ela se tornou a favorita da corte espanhola. No século XVII, a bebida tornou-se popular entre as pessoas ricas na França e na Inglaterra. No século XIX, as pessoas descobriram como fazer um chocolate suave e saboroso para ser comido. No século XVIII, o cacau era o principal produto agrícola das colônias portuguesas que hoje formam o Brasil. Dentre os principais países produtores de chocolate atualmente estão os Estados Unidos, Reino Unido, Suíça, Alemanha, Países Baixos e França. 🍫😋🍫
#diamundialdochocolate
#historiadaalimentacao
🧭 Concepção e elaboração do post 📝 José Ricardo 🖋️ professor e historiador.
📖 Créditos do texto 🖱️ Enciclopédia Britannica Escola - Versão WEB
⏳#muitahistoriapracontar⌛
Sem comentários:
Enviar um comentário