⛰️🆘🏗️ 😨 🏗️🆘⛰️
🚨 🚒 Num dia como hoje, 5 de agosto, há 11 anos, 33 mineradores chilenos começaram uma verdadeira epopeia pela sobrevivência a 700 metros abaixo do solo na mina de ouro e cobre San Jose, perto de Copiapó, no norte do Chile, cerca de 500 milhas ao norte da capital chilena, Santiago, onde eles trabalhavam. Às 14:00 H. (hora local) começou o primeiro desabamento. Os 33 homens se mudaram para uma área de abrigo de emergência subterrânea, onde descobriram rações de alimentos para vários dias. A situção ficou ainda mais tensa no dia 7 de agosto, às 15:00 H., quando outro desabamento veio acontecer durante uma tentativa de resgate pelo duto de ventilação.
À medida que sua situação ficava mais desesperadora nos 17 dias seguintes, os mineiros, sem saber se alguém os encontraria, consideraram o suicídio e o canibalismo. Então, em 22 de agosto, uma broca enviada por equipes de resgate irrompeu na área onde os mineiros estavam localizados, e os homens enviaram de volta uma nota dizendo: “Estamos bem no refúgio, os 33”. Alimentos, água, cartas, remédios e outros suprimentos logo foram entregues aos mineiros por meio de um buraco estreito. Câmeras de vídeo também foram enviadas, permitindo que os socorristas vissem os homens e o espaço quente e úmido em que estavam sepultados. Enquanto especialistas em engenharia e mineração de todo o mundo colaboravam no longo e complexo processo de conceber uma maneira de trazer os 33 homens à superfície, os mineiros mantinham um sistema de empregos e rotinas para manter o moral elevado.
As equipes de resgate eventualmente perfuraram e reforçaram um poço de escape largo o suficiente para extrair os homens, um por um. Funcionários de uma empresa de ferramentas de perfuração com sede na Pensilvânia desempenharam um papel importante na perfuração do poço de resgate. Em 12 de outubro, o primeiro dos mineiros foi levado à superfície em uma cápsula estreita de 4 metros de altura pintada de branco, azul e vermelho, as cores da bandeira chilena. A subida de aproximadamente 2.000 pés até a superfície na cápsula levou cerca de 15 minutos para cada homem.
Os mineiros foram saudados por uma multidão animada que incluía o presidente do Chile, Sebastian Pinera; mídia de todo o mundo; e amigos e parentes, muitos dos quais estavam acampados na base da mina no Deserto do Atacama há meses. Milhões de pessoas em todo o mundo assistiram ao resgate pela TV ao vivo. Menos de 24 horas após o início da operação, todos os 33 mineiros, com idades entre 19 e 63 anos, foram resgatados com segurança. Quase todos os homens gozavam de boa saúde e cada um deles usava óculos escuros para proteger os olhos depois de passar tanto tempo em um espaço mal iluminado.
Em 13 de outubro de 2010, o último dos 33 mineiros presos quase meia milha no subsolo por 69 dias na mina desabada foi resgatado. Os mineiros sobreviveram mais do que qualquer outra pessoa presa no subsolo na história registrada. Os mineiros resgatados foram posteriormente homenageados com viagens para uma variedade de destinos, incluindo Inglaterra, Israel e Walt Disney World na Flórida, onde um desfile foi realizado em sua homenagem. Em 2015, foi lançado "Os 33" (The 33), produção cinematográfica chilena-norte-americana, dirigida por Patricia Riggen, com roteiro de Mikko Alanne, Craig Borten, José Rivera e Michael Thomas, com Antonio Bandeiras como protagonista, e com a participação do ator brasileiro Rodrigo Santoro, como o então ministro da Mineração do Chile, Laurence Golborne (disponível no Google Play)
Após o resgate dos mineiros, a popularidade de Piñera disparou. à medida que a euforia nacional passava, no entanto, seu governo enfrentou um grande desafio, começando em maio de 2011, quando estouraram grandes protestos estudantis exigindo uma reforma do sistema de ensino público desatualizado, subfinanciado e baseado em classes. À medida que os protestos cresciam, os estudantes ampliaram suas demandas para incluir um referendo sobre a constituição de 1980, que havia sido escrita pelo regime militar de Pinochet, feito que só se realizou em outubro de 2020, com a vitória daqueles que pleiteram uma nova Constituição, 78,28% dos votantes. Dez anos depois de ficarem presos no fundo da mina San José, no norte do Chile, os "33 mineiros do Atacama", sentem-se heróis caídos no esquecimento e no abandono. 😞😓😥
#11anosdoacidentedaminasaojose
#historiadosgrandesacidentes
#os33mineirosdoatacama
🧭 Concepção e elaboração do post 📝 José Ricardo 🖋️ professor e historiador.
📖 Créditos do texto:
📺 Canal History Channel do Brasil
🖱️ Site do History Channel - EUA (adaptado)
⏳#muitahistoriapracontar⌛
Sem comentários:
Enviar um comentário