🎼🖤🎼 💿 🎼🖤🎼
✝️😭⚰️ Num dia como hoje, 5 de agosto, há 5 anos, morria de complicações após um infarto, em Belo Horizonte, o cantor e compositor VANDER LEE. Compositor dos mais inspirados, Vander Lee criou uma obra importante para a música brasileira. Chamado carinhosamente de "poeta" por seus fãs, em referência a uma de suas mais belas canções, Alma nua, o artista ficou conhecido por seu repertório de baladas como Esperando Aviões, Onde Deus Possa me Ouvir e Românticos, sambas bem-humorados como Galo e Cruzeiro, A baiana cover e canções que retratam a alma e o povo brasileiro como Do Brasil e Estrela. Com seu olhar poético e original, transformou o cotidiano em melodias que entraram para a história da música brasileira.
Teve canções gravadas por muitos artistas como Alcione, Ana Vilela, Ariane Villa Lobos, Bárbara Bacellos, César Menotti e Fabiano, Chico Lobo, Daniela Mercury, Dudu Nicácio, Elba Ramalho, Eliana Printes, Elza Soares, Fábio Júnior, Fábio Souza, Flávio Venturini, Gal Costa, Ivânia Catarina, Laura Catarina, Leila Pinheiro, Lokua Kanza, Luiza Possi, Lula Ribeiro e Fernanda Takai, Marcos Catarina, Margareth Menezes, Maria Bethânia, Maria Eugênia, Mariene de Castro, Myllena, Patrícia Ahmaral, Paula Santoro, Regina Souza, Renato Motha e Patrícia Lobato, Rita Beneditto, Rodrigo Borges e Mart’nália, Rossana Decelso, Selmma Carvalho, Vanusa e Zeca Baleiro.
Vander Lee costumava fazer registros em áudio de suas obras. Exatamente por essa sua forma de guardar as canções é que o público foi contemplado com uma música inédita, lançada no dia 3 de março deste ano, dia em que o mineiro de Belo Horizonte faria 55 anos. “A vida não são flores” está disponível nas principais plataformas de streaming e no canal do youtube do artista. Em 2003, Vander Lee conquistou o terceiro lugar no 6º Prêmio Visa, entre três mil concorrentes. Sua obra permance atemporal e se constituiu em deleite para os amantes da boa música popular brasileira. 👏👏👏👏👏👏
#lutoporvanderlee
#5anosdamortedevanderlee
#historiadamusicapopularbrasileira
🧭 Concepção e elaboração do post 📝 José Ricardo 🖋️ professor e historiador.
📖 Créditos do texto 🎼 Spotify Brasil
⏳#muitahistoriapracontar⌛
Sem comentários:
Enviar um comentário