sexta-feira, 6 de agosto de 2021

HOJE NA HISTÓRIA - 06.08.21 - 76 Anos da Bomba Atômica sobre Hiroshima

🇺🇸💣💥 ☢️ 🔥🌆 🇯🇵

💀⚰️ Num dia como hoje, 6 de agosto, há 76 anos os Estados Unidos se tornam a primeira e única nação a usar armamento atômico durante a guerra, quando lançam uma bomba atômica na cidade japonesa de HIROSHIMA. Aproximadamente 80.000 pessoas morreram como resultado direto da explosão e outras 35.000 ficaram feridas. Pelo menos outros 60.000 morreriam até o final do ano devido aos efeitos das precipitações.

Embora o lançamento da bomba atômica no Japão tenha marcado o fim da Segunda Guerra Mundial, muitos historiadores argumentam que isso também desencadeou a Guerra Fria.

Desde 1940, os Estados Unidos vinham trabalhando no desenvolvimento de uma arma atômica, após terem sido avisados que a Alemanha nazista já fazia pesquisas com armas nucleares. Quando os Estados Unidos realizaram o primeiro teste bem-sucedido (uma bomba atômica explodiu no deserto do Novo México em 16 de julho de 1945), a Alemanha já havia sido derrotada. A guerra contra o Japão no Pacífico, no entanto, continuou a grassar. O presidente Harry S. Truman, avisado por alguns de seus conselheiros de que qualquer tentativa de invadir o Japão resultaria em terríveis baixas americanas, ordenou que a nova arma fosse usada para encerrar rapidamente a guerra.

Em 6 de agosto de 1945, o bombardeiro americano Enola Gay, sob o comando de Paul Warfield Tibbets lançou uma bomba de cinco toneladas, batizada de Little Boy, sobre a cidade japonesa de Hiroshima. A bomba tinha várias inscrições rabiscadas em seu casco, uma das quais dizia: "Saudações ao imperador, dos homens de Indianápolis" (referindo-se ao navio que carregava a bomba para as Marianas). Uma explosão equivalente à potência de 15.000 toneladas de TNT reduziu quatro milhas quadradas da cidade a ruínas e matou imediatamente 80.000 pessoas.

Dos 90.000 prédios em Hiroshima antes do lançamento da bomba, apenas 28.000 permaneceram de pé. Dos 200 médicos que trabalhavam na cidade, 180 morreram ou ficaram impossibilitados de realizar seu trabalho. Das 1.780 enfermeiras, apenas 150 permaneceram capazes de cuidar dos doentes e moribundos. Dezenas de milhares morreram nas semanas seguintes de ferimentos e envenenamento por radiação. Três dias depois, 9 de agosto, outra bomba, batizada de Fat Man, foi lançada na cidade de Nagasaki, matando quase 40.000 pessoas. Poucos dias depois, o Japão anunciou sua rendição.

Em agosto de 1945, as relações entre a União Soviética e os Estados Unidos haviam se deteriorado gravemente. A Conferência de Potsdam entre o presidente dos EUA Harry S. Truman, o líder russo Joseph Stalin e Winston Churchill (antes de ser substituído por Clement Attlee) terminou apenas quatro dias antes do bombardeio de Hiroshima. O encontro foi marcado por recriminações e suspeitas entre americanos e soviéticos. Os exércitos russos ocupavam a maior parte da Europa Oriental. Truman e muitos de seus conselheiros esperavam que o monopólio atômico dos EUA pudesse oferecer influência diplomática com os soviéticos. Desta forma, o lançamento da bomba atômica no Japão pode ser visto como o primeiro tiro da Guerra Fria.

Se as autoridades americanas realmente acreditassem que poderiam usar seu monopólio atômico para obter vantagens diplomáticas, teriam pouco tempo para colocar seu plano em ação. Em 1949, os soviéticos desenvolveram sua própria bomba atômica e a corrida armamentista nuclear começou. E com ela uma nova era, cujas relações geopolíticas estavam baseadas no equilíbrio do terror, cuja lógica era "não me destrua para não ser destruído". 😠 🇺🇸 ⚔️ 🇷🇺 😡

#76anosdabombaatomicasobrehiroshima
#historiadasegundaguerramundial

🧭 Concepção e elaboração do post 📝 José Ricardo 🖋️ professor e historiador.

📖 Créditos do texto:

🖱️ Site do History Channel Latino-America
🖱️ Site do History Channel - EUA (adaptado)

⏳#muitahistoriapracontar⌛

Sem comentários:

Enviar um comentário

NOSSA LOGO OFICIAL DA REDE MUITA HISTÓRIA PRA CONTAR

O projeto "MUITA HISTÓRIA PRA CONTAR" surgiu da necessidade de levar às pessoas conhecimento e informação pautadas no conhecimento...