💣🔫⚔️🔫💣
🗳️ Num dia como hoje, 3 de outubro, há 91 anos começava a Revolução de 1930, um golpe de Estado que pôs fim à chamada República Velha e que colocou Getúlio Vargas no poder, o qual permaneceu durante quinze anos consecutivos, sendo o mais longevo presidente da República brasileira. Embora nem todos concordem com o nome de "Revolução" para o movimento golpista, ele passou para a História como sendo o fim da hegemonia paulista-mineira na presidência da República, o qual ficou conhecido como "República do Café-com-Leite", que na prática beneficiava apenas as oligarquias desses Estados, representadas pelo P.R.P (Partido Republicano Paulista) e P.R.M. (Partido Republicano Mineiro).
A indicação de Júlio Prestes por Washington Luís para as eleições presidenciais de 1930 significou o fim da política do café-com-leite na República Velha, com o rompimento do pacto que revezava na presidência as oligarquias paulista e mineira. As oligarquias que estavam afastadas do poder central se uniram então em torno da chapa da Aliança Liberal, que apresentava como candidatos Getúlio Vargas, representante da oligarquia gaúcha, e João Pessoa, representante da oligarquia paraibana; contando com o apoio dos mineiros que haviam sido traídos por Washington Luís.
A derrota da Aliança Liberal nas eleições presidenciais em março de 1930 poderia ter sido o capítulo final dessa contenda se não fosse o assassinato de João Pessoa em Recife, em 26 de julho de 1930 pelo advogado João Dantas com dois disparos, por causa da publicação no Jornal "A União" de cartas pessoais trocadas com a professora Anayde Beiriz, quando João Pessoa estava na Confeitaria Gloria que ficava na rua Nova, no centro do Recife. Apesar de ter sido um crime passional, foi o pretexto que os derrotados usaram para articular o golpe de 1930.
No dia 3 de outubro de 1930 por volta das 17h25min, Osvaldo Aranha telegrafou para o militar e político Juarez Távora, comunicando início do golpe promovido por Getúlio. O movimento se alastrou rapidamente pelo país, e oito governos estaduais no Nordeste foram depostos pelos tenentes (vários dos que aderiram ao golpe de 1930 já haviam participado do movimento tenentista da década de 20). No dia 10 de outubro, Getúlio Vargas lançou o manifesto "O Rio Grande de pé pelo Brasil" e partiu, por ferrovia, rumo ao Rio de Janeiro, a capital na época.
O movimento armado foi liderado pelos Estados de Minas Gerais, Paraíba e Rio Grande do Sul, que culminou com o golpe que depôs o presidente da república Washington Luís (deposto em 24 de outubro e depois exilado), e impediu a posse do presidente eleito Júlio Prestes e pôs fim à República Velha. Até a chegada triunfal dos revolucionários ao Rio de Janeiro, ocorreram confrontos entre o exército do governo e as forças revolucionárias. Entre 12 e 13 de outubro de 1030, houve o Combate de Quatiguá, em Londrina, considerado o maior deste movimento de 1930; ao todo, cerca de 3,5 mil soldados combateram, dando a vitória aos rebeldes. Centenas foram feridos e mortos. O relatório do coronel Etchegoyen contabiliza cerca de 500 baixas para os paulistas, mas jornais e relatórios da época dão entre 20 e 200 mortos.
A vitória de Getúlio Vargas na Revolução de 1930 assinalou um novo período na República brasileira: a Era Vargas, marcada por amibiguidades como a legalização dos direitos trabalhistas na Constituição de 1934 e a instauração de uma ditadura em 1937 com prisões e perseguições a opositores. 😠💣😤
#91anosdarevolucaode1930
#historiarepublicanabrasileira
#1930GolpeouRevolucao
🧭 Concepção e elaboração do post 📝 José Ricardo 🖋️ professor e historiador.
🎬 Meus vídeos sobre este assunto:
🎞️ https://youtu.be/IS8TC240w88 - sobre a Revolução de 1930
🎞️ https://youtu.be/bvEKd2oUK8c - sobre a morte de João Pessoa.
⏳#muitahistoriapracontar⌛
Sem comentários:
Enviar um comentário