🏖️👙🏄♀️ 🌞 🏄♂️🩱🏖️
😎⛱️ Preparou o bíquine e o bronzeador, está pronta para pegar aquela prainha? Pois é! Estamos na estação mais quente do ano: o VERÃO! A palavra "verão" vem do latim vulgar veranum, veranuns tempus. O verão é a época mais quente do ano, ocorrendo logo após a primavera. Nessa estação do ano, os dias são mais longos que as noites e há muitas pancadas de chuva devido à evaporação das águas.
No hemisfério Norte, essa estação tem início em 21 ou 22 de junho e término em 22 ou 23 de setembro. Já no hemisfério Sul, onde se localiza quase todo o Brasil, o verão começa em 21 ou 22 de dezembro e termina no dia 20 ou 21 de março.
As estações do ano são consequência do movimento de translação, que ocorre quando a Terra orbita ao redor do sol; e da inclinação do eixo da terra, que faz com que os raios solares atinjam a superfície de maneira diferenciada durante o ano. Assim, esses dois fatores (translação e inclinação) são responsáveis pela maneira diferenciada com que o Sol atinge a Terra.
Isso faz com que em cada período os hemisférios Norte e Sul apresentem graus de exposição diferenciados. Por essa razão, quando é verão no hemisfério sul é inverno no hemisfério norte. O mesmo ocorre para a primavera e outono. Ou seja, é verão aqui entre 21 de dezembro e 20 de março porque nesse período estamos mais “próximos” do Sol do que o hemisfério norte, devido a justamente à inclinação da Terra. É dessa maneira que percebemos as estações do ano.
No Brasil, quase não percebemos a passagem das estações do ano porque nas regiões próximas ao Equador a penetração dos raios solares é intensa o ano inteiro. Nas regiões de maior latitude, portando mais afastadas da linha equatorial, é possível perceber com mais nitidez a passagem das estações. Aqui no Brasil, Estados como Santa Catarina e Rio Grande do Sul, são os que mais se percebe a diferenciação de cada estação do ano, chegando mesmo a nevar. Isso ocorre porque eles estão na zona temperada, onde a incidência solar é menor, assim como em grande parte da América do Norte e da Europa.
Devido às chuvas, pode haver acúmulo de água, que é o local em que os insetos põem os ovos, liberando as larvas que nadam até se transformar em adultos. Dessa maneira, ocorre a proliferação de insetos, o que pode ser prejudicial, pois muitos deles causam doenças. No Brasil, há uma campanha contra o acúmulo de água, pois com isso evita-se que o mosquito causador da dengue, uma doença viral, se multiplique.
Em vários países, uma medida tomada nessa estação é o “horário de verão”, que consiste em adiantar o relógio em uma hora, retardando o anoitecer, de modo que as luzes sejam acesas mais tarde. O objetivo dessa iniciativa é a economia do consumo de energia, com mais aproveitamento da luz do sol. Com isso, tem-se uma redução de 4 a 5 por cento no consumo de energia elétrica.
Neste período a Terra recebe mais chuva por causa da vaporização das águas. O céu fica, ás vezes, fica nublado com pesadas nuvens que são o acúmulo de águas dos rios e dos mares transportadas para a atmosfera em forma de vapor.
O verão também é marcado como a estação das férias para muitas pessoas, impulsionando o setor turístico de muitas cidades brasileiras, que contam com praias maravilhosas espalhadas ao longo do litoral. 🌊🏖️🌊
#veraobrasileiro
#geografiaclimatica
#solsticiodeveraonohemisferiosul
🧭 Concepção e elaboração do post 📝 José Ricardo 🖋️ professor e historiador.
📖 Créditos do texto:
🖱️ Site do Descomplica.
🖱️ Enciclopédia Britannica Escola - Versão WEB
📖 BRANCO, S. M.; Um passeio pelas estações do ano. Editora Moderna (adaptados) 🙂
👉 Para saber mais sobre outras estações do ano, acesse:
⏳#muitahistoriapracontar⌛
Sem comentários:
Enviar um comentário