sexta-feira, 10 de dezembro de 2021

HOJE NA HISTÓRIA - 10.12.21 - Morre Samir Abou Hana

🖤📰🎙️ 📻 🎙️📰🖤

✝️😭⚰️ A radiofonia pernambucana está de luto pela perda de uma de suas principais vozes: SAMIR ABOU HANA, que durante anos apresentou seu programa matinal em várias emissoras pernambucanas. Por ser um comunicador  que sempre reivindicou melhorias para a população passou a ser chamado de: "O Secretário da Cidade". Samir também se popularizou em mandar para todos os ouvintes uma saudação carinhosa chamada de "Ternurinha"’, que há tempos atrás serviu como nome de fantasia para sua emissora de rádio.

Samir Abou Hana é de origem libanesa por parte de pais e pernambucano de nascimento. O jornalista já passou por quase todos grandes prefixos do Recife, incluindo Rádio Globo, Rádio Clube, Rádio Tamandaré, e outras grandes emissoras. Seu quadro temático "Conselho do Coração", cujo fundo musical era o Primeiro Movimento do Concerto para Piano de n° 2 de Tchaikovsky, ainda faz parte da memória afetiva de muita gente que acompanhava atentamente a leitura das cartas dos ouvintes que eram lidas no seu programa.

Samir foi também secretário de Imprensa do prefeito Eufrásio Barbosa, de Olinda, e do prefeito Augusto Lucena, do Recife. Uma de suas reportagens mais icônicas foi quando noticiou a morte do presidente Tancredo de Almeida Neves, a partir de uma fonte que havia repassado a informação de dentro do Instituto do Coração em São Paulo alguns dias antes do anúncio oficial em 21 de abril de 1985. O fato foi de imediato contestado e a emissora em que trabalhava na época (Rádio Tamandaré) punida com a suspensão do sinal por alguns dias, entretanto há quem discorde da data oficial da morte do ex-presidente, e portanto o pernambucano teria mesmo conseguido um dos maiores furos jornalísticos das últimas décadas.

Na televisão Samir teve passagens memoráveis pela TV Universitária de Pernambuco, TV Estação e atualmente estava na Nova Nordeste comandando um programa de entrevistas. Ele também comandava um programa na Rádio Planalto 950 AM emissora da Grande Recife da qual é o proprietário. Samir também se popularizou em mandar para todos os ouvintes uma saudação carinhosa chamada de "Ternurinha". Um de seus últimos trabalhos era o canal do youtube "Café com Samir", do qual se destava como entrevistador.

Samir Abou Hana estava internado desde a última sexta (dia 3), após sofrer um acidente doméstico. Ele teve uma fratura na bacia, com repercussão no fêmur, e precisou passar por uma cirurgia; mas não resistiu a uma parada cardiorrespiratória e veio a falecer aos 79 anos. Seu nome faz parte de uma plêiade de profissionais que gestaram o melhor da radiofonia pernambucana em sua época de ouro, com programas e bordões que se popularizaram como o da "ternurinha" e do "secretário da cidade", marcas registradas de um comunicador ímpar que deixará saudades para as centenas de ouvintes que cresceram ouvindo seu programa. Adeus Samir. Salve o secretário da cidade! 👏👏👏👏👏👏

#morreusamirabouhana
#lutoporsamirabouhana
#historiadaradiofoniapernambucana

🧭 Concepção e elaboração do post 📝José Ricardo 🖋️ professor e historiador.

📖 Fontes consultadas 🖱️ Portais de Notícias de Pernambuco: JC On Line, Leia Já, Diário de Pernambuco e G1-PE.

⏳#muitahistoriapracontar⌛

Sem comentários:

Enviar um comentário

NOSSA LOGO OFICIAL DA REDE MUITA HISTÓRIA PRA CONTAR

O projeto "MUITA HISTÓRIA PRA CONTAR" surgiu da necessidade de levar às pessoas conhecimento e informação pautadas no conhecimento...