🇵🇹 ⚓🌊 ⛵ 🌊⚓ 🇧🇷
⚜️🤴 Num dia como hoje, 22 de janeiro, há 214 anos, finalmente chegava em Salvador a esquadra inglesa, composta por dezesseis navios, comandada pelo Vice-Almirante Manuel da Cunha Souto Maior, que conduzia a família real portuguesa ao Brasil. Acompanhando o princípe-regente, D. João e sua esposa Carlota Joaquina, vieram aproximadamente dez mil pessoas, membros da corte portuguesa.
A decisão da viagem veio após a assinatura do Tratado de Fontainebleau em 27 de outubro de 1807, um acordo onde franceses e espanhóis se alinhavam para invadir e ocupar Portugal, dividindo-o entre si, embora uma reunião secreta em 22 de outubro de 1807 com os ingleses já sinalizava para uma eventual fuga em caso de invasão de Portugal pelas tropas napoleônicas. Na madrugada do dia 27 de novembro de 1807 centenas de pessoas se aglomeravam no cais de Lisboa esperando sua vez de embarcar rumo ao Brasil.
Apesar do embarque no dia 27 de novembro, apenas no dia 29 a esquadra seguiu viagem, enquanto Lisboa era atacada pelas tropas francesas de Junot. A viagem durou quase dois meses pelo Atlântico, em meio à reclamações de Carlota Joaquina e à uma infestação de piolhos na tripulação. Uma das primeiras medidas assinadas por D. João ao chegar ao Brasil foi a assinatura da carta régia que permitia a abertura dos portos brasileiros às nações amigas em 28 de janeiro de 1808, o que na prática significou o fim do monopólio comercial português sobre o Brasil.
Após o desembarque em Salvador, a esquadra seguiu para o Rio de Janeiro, onde chegaram em 7 de março de 1808. D. João permaneceu no Brasil por 13 anos, onde foi coroado em 1816 como D. João VI, após a morte da rainha D. Maria I. Seu retorno a Portugal se deu após a Revolução Liberal do Porto em 1820, que além de exigir sua volta, reivindicava uma nova forma de governo para Portugal: a monarquia constitucional. A partida para Lisboa se deu em 25 de abril de 1821, deixando aqui no Brasil seu filho, Pedro de Alcântara Bragança e Bourbon como príncipe-regente, que um ano e alguns meses depois, proclamaria a independência do Brasil em 7 de setembro de 1822 às margens do riacho Ipiranga em São Paulo. ⚜️ 🇧🇷 ⚜️
#214anosdachegadadafamiliarealportuguesa
#processodeemancipacaopoliticadobrasil
#historiadobrasilcolonial
#228diasparaobicentenariodaindependencia
🧭 Concepção e elaboração do post 📝 José Ricardo 🖋️ professor e historiador.
👉 Para saber mais sobre a fuga da família real portuguesa para o Brasil, acesse:
💻 https://jrscommuitahistoriapracontar.blogspot.com/2021/11/hoje-na-historia-271121-214-anos-da.html
⏳#muitahistoriapracontar⌛
Sem comentários:
Enviar um comentário