💻 👨👨👧👦👨👨👦👦👨👨👧👧 💻
🖱️ Num dia como hoje, 4 de fevereiro, há 18 anos, um gigante da internet, a rede social FACEBOOK, era lançada por quatro colegas de quarto da Universidade de Harvard. A partir dali, o projeto se expandiu para o mundo todo e, em 2012, atingiu a marca de 1 bilhão de usuários ativos. Em média, 316.455 pessoas se cadastram por dia no Facebook, desde sua criação. A fundação do Facebook é repleta de polêmicas e rendeu até um filme: “A Rede Social”.
Lançada em 4 de fevereiro de 2004 e operada pela empresa privada Facebook Inc., a maior rede social do mundo recebeu o mesmo nome do livro que, nos Estados Unidos, é um facilitador de relacionamentos, já que usado em universidades, no início do ano letivo, com o intuito de que os estudantes se conheçam mais rapidamente.
Os usuários podem criar o seu perfil gratuitamente, adicionar amigos, trocar mensagens públicas ou particulares e compartilhar os mais variados tipos de informação. Além disso, é possível classificar seus amigos por grupos (como família ou trabalho, por exemplo), fora outras funcionalidades.
Aberto ao registro de qualquer usuário que declare ter pelo menos treze anos de idade, o site foi fundado por Mark Zuckerberg e três colegas de quarto da faculdade de Ciência da Computação, na Universidade de Harvard: o brasileiro Eduardo Saverin, Dustin Moskovitz e Chris Hughes. Inicialmente limitado aos estudantes de Harvard, logo expandiuse às áreas de Boston, da Ivy League e da Universidade de Stanford.
Em 2008, quando ultrapassou o MySpace e se tornou a rede social com o maior número de usuários, com 100 milhões de pessoas conectadas, o site mudou o design das páginas e foi chamado de Novo Facebook. Uma novidade era o recurso de abas, que levava o visitante de um perfil à área de notícias, fotos e vídeos de um usuário. No mesmo ano, foi criado o bate-papo e lançado aplicativo para iPhone. Até então, só era possível entrar na rede pelo navegador do telefone celular, com acesso lento e menos opções disponíveis em relação à versão para computadores.
Gradualmente, foi adicionado suporte para alunos em outras universidades, até ser aberto também a estudantes do ensino médio e, em pouco tempo, a qualquer pessoa acima de treze anos, o que, rigorosamente, não é cumprido. De acordo com dados de maio de 2011 do ConsumersReports.org, eram 7,5 milhões de crianças abaixo da idade-limite com contas ativas, violando os termos de serviço.
Em fevereiro de 2014, a primeira década de operação foi comemorada com a marca de 1,19 bilhão de usuários. Em 21 de julho de 2016, o Facebook fez o primeiro voo, iniciativa para levar a internet a todo o mundo. O modo escolhido por Zuckerberg e equipe para alcançar o público off-line foi a aposta em equipamentos voadores alimentados pela energia solar. Foram meses de testes com modelos menores, até a empresa finalmente tirar do chão o drone Aquila.
O sucesso do site pode ser medido pelo tamanho da conta bancária do fundador Mark Zuckerberg, que também não para de crescer. Em março de 2011, por exemplo, a revista Forbes o classificou como 36o na lista das pessoas mais ricas do mundo, com fortuna estimada na época em 17,5 bilhões de dólares. Quatro anos depois, em junho de 2015, já eram 38,4 bilhões de dólares, chegando em 2016 a patrimônio líquido estimado em 51,8 bilhões de dólares. A receita do Facebook vem da publicidade, incluindo banners, destaques patrocinados no feed de notícias e grupos patrocinados. 💰🤑💰
#18anosdofacebook
#historiadasredessociais
🧭 Concepção e elaboração do post 📝 José Ricardo 🖋️ professor e historiador.
📖 Créditos do texto:
📺 Canal History Channel do Brasil
📖 Nunes, Valentina. 365 Dias Que Mudaram A História Do Brasil . Planeta. Edição do Kindle. (adaptados)
⏳#muitahistoriapracontar⌛
Sem comentários:
Enviar um comentário