domingo, 6 de fevereiro de 2022

HOJE NA HISTÓRIA - 06.02.22 - 77 Anos do Nascimento de Bob Marley

🎶❤️🎤🎸🧑🏾‍🦱 🎷🎤❤️

🎙️🎉 Num dia como hoje, 6 de fevereiro, há 77 anos, nascia em Nine Mile, na Jamaica, BOB MARLEY, o mais famoso músico de reggae de todos os tempos. Considerado um ídolo a altura de Elvis Presley ou John Lennon. Suas composições falam das lutas e da pobreza enfrentadas pelos moradores das Antilhas.

Robert Nesta Marley era filho de Cedella Booker, uma africana de 18 anos que morava na Jamaica, e Norval Marley, um militar britânico de 50 anos, capitão que ele ignorou seu filho. No final dos anos cinquenta, Robert mudou-se com sua mãe para Kingston, a capital. Era a cidade para onde iam os habitantes das zonas rurais em busca de melhorar a sua situação económica. Infelizmente para a maioria, seu destino eram os bairros pobres e miseráveis.

A religião Rastafari, uma mistura de profecias bíblicas, filosofia naturista e nacionalismo negro, teve grande influência na vida de Bob Marley. Em 1930, Ras Tafari Makkonen foi coroado imperador da Etiópia, renomeado Hailè Selassiè. De acordo com uma antiga profecia, este rei libertaria a raça negra do domínio branco. Muitos jamaicanos, crentes na profecia, o escolheram como representante de sua nova religião.

Foi nesse ambiente que Bob Marley conheceu Neville O Riley Livingstone (Coelho) e Peter McIntosh. Juntos começaram a tocar, influenciados pela música de Ray Charles, Fats Domino, Brook Benton e Curtis Mayfield. Em 1963 formaram um grupo, Wailing Wailers, lançando seu primeiro single que alcançaria o primeiro lugar nas paradas jamaicanas. Bob Marley tornou-se um dos primeiros a escrever canções sobre os jovens delinquentes do gueto de Kingston, com um ponto de vista bastante crítico sobre os problemas sociais e seu trabalho faz muitas referências à questão da pobreza e da opressão.

Bob Marley, provavelmente, é mais conhecido pelo seu trabalho com o grupo The Wailers, que contava com os excelentes músicos Bunny Wailer e Peter Tosh. Em 1971, Bob assinou com o selo Island Records. Quatro anos depois, com “No Woman, No Cry”, ele ganhou fama mundial. 

Bob foi casado com Rita Marley, mãe de quatro de seus 12 filhos (dois deles adotados). Entre eles estão Ziggy e Stephen Marley, que deram sequência ao legado musical do pai na banda Melody Makers. Outros filhos, Kymani, Julian e Damian (Jr. Gong) também seguiram no meio musical.

Em 5 de dezembro de 1976, a casa de casa de Bob Marley, em Kingston, foi alvo de um atentado a bala, o tiroteio teve motivações políticas, já que alguns dias depois estava agendado um show gratuito de Bob Marley em evento que foi interpretado como gesto de apoio ao então primeiro-ministro Michael Manley pelos direitos dos cidadãos jamaicanos. O músico, sua esposa e seu empresário, que estavam presentes na ocasião conseguiram sair ilesos. Após este ataque, Bob Marley deixa a Jamaica e muda-se para a Flórida, multiplicando suas turnês pelos EUA, Europa e África.

No ano seguinte (1977) foi lançado o álbum Exodus, que se tornou um best-seller na Inglaterra. Em 1978, lançaram Kaya, um novo hit com canções de amor e homenagem à maconha. Em 1980 ele publicou Uprising, cujo sucesso foi avassalador, levando a uma nova turnê européia que quebrou todos os recordes de público. 

Em julho de 1977, Bob Marley descobriu uma ferida no dedão de seu pé direito, que não cicatrizava e que resultou na queda de sua unha. Marley descobriu que estava com um tipo de câncer de pele, e os médicos o aconselharam a amputar o dedo. O músico se recusou por conta dos seus princípios rastafáris em que não se deve cortar ou amputar qualquer parte do corpo.

Alguns anos de morrer, em 1977, Marley teria se convertido aos cristianismo e decidido que seu corpo deveria ser cuidado. A esta altura, contudo, o câncer havia se espalhado estava no seu cérebro, pulmão e estômago. Durante uma turnê no verão de 1980, Marley desmaiou enquanto corria no Central Park, em Nova York. Depois disso, foi fazer um tratamento na Alemanha, que acabou não dando resultado.

Por conta da doença, o astro do reggae morreu aos 36 anos, no dia 11 de maio de 1981, em Miami, nos Estados Unidos. Seu corpo foi transferido para sua cidade natal, Nine Mile, onde repousa em um mausoléu. Seu funeral contou com a presença do primeiro-ministro e personalidades de alto escalão de seu país. Após a sua morte, a data de seu aniversário, no dia 6 de fevereiro, foi decretada feriado nacional na Jamaica. Bob Marley e sua música se tornaram ainda mais conhecidos pelo mundo após a morte do artista. Legend, um álbum com canções de Marley lançado em 1984, é o disco de reggae mais vendido de todos os tempos. 👏👏👏👏👏👏

#77anosdonascimentodebobmarley
#historiadamusicainternacional

🧭 Concepção e elaboração do post 📝 José Ricardo 🖋️ professor e historiador.

📖 Créditos do texto:

📺 Canal History Channel do Brasil
🖱️ Site do History Latino-America (adaptados) 🙂

👉 Para saber mais sobre Bob Marley, acesse:


⏳#muitahistoriapracontar⌛

Sem comentários:

Enviar um comentário

NOSSA LOGO OFICIAL DA REDE MUITA HISTÓRIA PRA CONTAR

O projeto "MUITA HISTÓRIA PRA CONTAR" surgiu da necessidade de levar às pessoas conhecimento e informação pautadas no conhecimento...