💒🕯️🙏🕯️💒
🛐 Dom Hélder Pessoa Câmara foi um profeta do seu tempo. Soube ao mesmo tempo anunciar o reino de Deus e denunciar os poderosos que se colocam contra ele. Aquele homem pequeno e franzino era de uma coragem ímpar. Quando chegou para pastorar a Arquidiocese de Olinda e Recife fazia poucos dias que os militares haviam derrubado Goulart e instalado uma ditadura que duraria 21 anos. Dom Hélder poderia ter se calado ou se aliado, como fizeram alguns de seus pares, mas ele escolheu a defesa dos perseguidos.
Ameaçado, teve a casa metralhada (24 de outubro de 1968) e revistada várias vezes pelos militares, foi acusado de comunista e subversivo, seu nome e tudo o que fosse relacionado a ele ou de sua autoria foram censurados pelo governo (1º de setembro de 1970), seu nome preterido para o Nobel da paz por três vezes foi sabotado pelos próprios governos militares, e o pior golpe foi o assassinato do padre Antônio Henrique Pereira Neto, que trabalhava junto à juventude, encontrado morto e com sinais de tortura. Dom Hélder Câmara não se abateu, nem se calou.
Fez várias viagens pelo mundo, denunciando os abusos do regime militar, com sua voz mansa e pacífica. Em Recife, nasceu o movimento de evangelização Encontro de Irmãos e a Comissão de Justiça e Paz. Arauto dos pobres, comunista para os ricos, mas seguidor fiel da "opção preferencial pelos pobres" referendada nas Conferências Episcopais de Medellín (1968) e Puebla (1979).
Na passagem dos seus 113 anos de nascimento seu nome deve ser lembrado como símbolo de cristão engajado com as causas populares, imerso na realidade das periferias e grotões de pobreza, e sobretudo dotado de um grande senso de justiça social. O legado helderiano é atemporal, reflexivo, e sobretudo instigante para quem deseja vivenciar a fé cristã com compromisso com os pequeninos do reino, justamente aqueles aos quais Jesus escolheu, acolheu e protegeu! 👏👏👏👏👏👏
#113anosdedomheldercamara
#historiadasreligioes
🧭 Concepção e elaboração do post 📝 José Ricardo 🖋️ professor e historiador.
👉 Para saber mais sobre Dom Hélder Câmara, acesse:
⏳#muitahistoriapracontar⌛
Sem comentários:
Enviar um comentário