terça-feira, 31 de maio de 2022

HOJE NA HISTÓRIA - 31.05.22 - 25 Anos da Morte de Frei Damião de Bozzano

✝️😭⚰️ 👴 ⚰️😭✝️

😓🖤 Num dia como hoje, 31 de maio, há 25 anos ás 19h20, morria no Hospital Português em Recife, o missionário capuchinho italiano FREI DAMIÃO DE BOZANNO, após sofrer um AVC em 31 de maio de 1997 e ficar 29 dias em coma. A morte do missionário do nordeste como ficou conhecido causou forte comoção na época, pois o Frei gozava de grande prestígio e apreço dos católicos, principalmente no interior nordestino.

Frei Damião chegou ao Recife em 17 de junho de 1931, vindo da Itália, para integrar, como missionário, a nova Província dos Capuchinhos no Nordeste, criada em Pernambuco em 1930 e instalada sob a direção de Frei Félix de Olívola. Assim que chegou ao Brasil, Frei Damião teve como residência o Convento de Nossa Senhora da Penha, no centro do Recife, de onde partiu para as Santas Missões pelo Nordeste.

O Frei Damião nasceu na Província de Lucca, na Itália e, dos seus 98 anos de vida, passou 66 anos peregrinando no nordeste do Brasil. Sua vocação ao sacerdócio começou aos 10 anos de idade quando foi crismado. Depois, aos 13 anos, quando ingressou no Seráfico de Camigliano, da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos e aos 17 anos recebeu os votos religiosos onde começou a ser chamado como é hoje em dia.

Sua missão no Nordeste brasileiro começou em 1931, quando chegou ao Recife com a missão de evangelização. Na capital se dedicou as Santas Missões como assistente da Custódia Geral dos Capuchinhos de Pernambuco. Suas peregrinações tomaram 66 anos de sua vida e tiveram início em Gravatá, no Agreste de Pernambuco. Mas seguiu pelo Norte e Nordeste do país e sempre foi recebido em festa por aqueles que queriam ouvir suas palavras.

Suas visitas foram diminuindo com o tempo após o Frei adquirir uma deformação na coluna que o deixou encurvado, acarretando dificuldades de locomoção, na fala e na respiração. Após sofrer uma embolia pulmonar em 1990, ele foi obrigado a diminuir muito o ritmo.

Aos cuidados do médico Blancard Torres e de seu fiel escudeiro Frei Fernando, Frei Damião viveu seus últimos dias. Debilitado pelo AVC e com problemas respiratórios, ele nos deixou há exatos 25 anos. Seu corpo foi velado na Basílica de Nossa Senhora da Penha no Recife por três dias, e a missa de corpo presente celebrada no Estádio do Arruda, sendo sepultado no Convento de São Félix de Cantalice, no bairro do Pina. Atualmente o local é um ponto de peregrinação dos fiéis, principalmente no mês de maio, mês de sua morte.

O processo de canonização de frei Damião foi aberto oficialmente em 31 de janeiro de 2003, cinco anos após sua morte, como determina o direito canônico. Ao frei são atribuídas muitas graças alcançadas e milagres. No dia 8 de abril de 2019 o Frei Damião foi reconhecido como venerável pelo Papa Francisco, ficando mais perto da beatificação, após a aprovação do processo de canonização pela Santa Sé.

Em 2021, no dia 4 de novembro, véspera de aniversário do capuchinho, foi lançado nos cinemas o documentário "Frei Damião – O Santo do Nordeste" dirigido pela cineasta pernambucana Deby Brennand e produzido pela Fábrica Estúdios com roteiro de Nadezhda Bezerra.

Em sua homenagem foi construída uma estátua erguida em concreto pelo artista plástico José Caxiado, com 10 metros de altura, na cidade de São Joaquim do Monte, Pernambuco, há 134 quilômetros do Recife. Anualmente entre o mês de agosto e setembro, milhares de romeiros de várias partes do Brasil e principalmente do nordeste se dirigem ao local, também conhecido como Santuário do Frei Damião, o Santo do Nordeste ou o peregrino da fé.

Apesar de ainda não ser considerado santo pela Igreja Católica Apostólica Romana, Frei Damião de Bozanno já é venerado como tal por centenas de nordestinos pois sua santidade é reconhecida por todos na Nação Romeira do Nordeste brasileiro. Nos próximos anos Frei Damião deve ser admitido definitivamente no panteão consagrado aos grandes santos do Catolicismo. Os católicos nordestinos anseiam por este dia. 🙏🛐🙏

#25anosdamortedefreidamiao
#historiadareligiosidadenordestina
#grandesreligiososnordestinos

🧭 Concepção e elaboração do post 📝 José Ricardo 🖋️ professor e historiador.

📝 Fontes consultadas:

💻 Portais G1 e NE10
💒 Site da Ordem dos Capuchinhos
📰 Jornais Diário de Pernambuco e Folha de Pernambuco

👉 Para saber mais sobre Frei Damião de Bozanno, acesse:


⏳#muitahistoriapracontar⌛

Sem comentários:

Enviar um comentário

NOSSA LOGO OFICIAL DA REDE MUITA HISTÓRIA PRA CONTAR

O projeto "MUITA HISTÓRIA PRA CONTAR" surgiu da necessidade de levar às pessoas conhecimento e informação pautadas no conhecimento...