👊🏫💄 🧕 👠📚💪
🎉🎂 Num dia como hoje, 12 de julho, há 25 anos, nascia em Mingora (vale Swat, Paquistão), MALALA YOUSAFZAI, ativista paquistanesa, a pessoa mais nova a ser laureada com um prêmio Nobel. Ela é conhecida pela defesa dos direito de acesso à educação das meninas. No início de 2009, quando tinha 11-12 anos de idade, Malala escreveu para a BBC um blog sob pseudônimo, no qual detalhava o seu cotidiano durante a ocupação talibã e os seus pontos de vista sobre a promoção da educação para as jovens no vale do Swat. No verão seguinte, o New York Times publicou um documentário sobre o cotidiano de Malala à medida que o exército paquistanês intervinha na região.
Na tarde de 9 de outubro de 2012, Malala entrou num ônibus escolar, um homem armado chamou-a pelo nome e disparou três tiros. A tentativa de assassinato desencadeou um movimento de apoio nacional e internacional. A Deutsche Welle escreveu em 2013 que Malala se tornou "a mais famosa adolescente em todo o mundo".
O enviado especial das Nações Unidas para a educação global, Gordon Brown, lançou uma petição da ONU em nome de Malala com o slogan “Eu sou Malala", exigindo que todas as crianças do mundo estivessem inscritas em escolas até o final de 2015, petição que levou a retificação da primeira lei de direito à educação no Paquistão.
Em 12 de julho de 2013, Malala discursou na sede da Organização das Nações Unidas, pedindo acesso universal à educação. Em 10 de outubro de 2014, foi anunciada a atribuição do Nobel da Paz a Malala por sua luta pelo direito de todas as crianças à educação. Com apenas 17 anos, Malala foi a mais jovem laureada com o Nobel.
Malala é defensora da educação feminina e, até hoje, continua sua luta com a ONG Malala Fund, em que promove campanhas de incentivo à educação, especialmente, de garotas. No final do seu discurso na ONU, em 2013, pronunciou a seguinte frase: "Uma criança, um professor, um livro e um lápis podem mudar o mundo". 👊📚👨🏫🏫👊
#25anosdemalalayousafzai
#estudecomoumagarota
#historiasqueinspiram
🧭 Concepção e elaboração do post 📝 José Ricardo 🖋️ professor e historiador.
👉 Para saber mais sobre Malala Yousafzai, acesse:
⏳#muitahistoriapracontar⌛
Sem comentários:
Enviar um comentário