sexta-feira, 22 de julho de 2022

HOJE NA HISTÓRIA - 22.07.22 - 27 Anos do Nascimento de Marília Mendonça

🎶❤️🎤🎸👩 🎷🎤❤️🎶

🎂😓🎉 Num dia como hoje, 22 de julho, há 27 anos, nascia em Cristianópolis (Goiás), a cantora, instrumentista e compositora MARÍLIA MENDONÇA, que ficou eternizada como “A patroa” ou a “Rainha da Sofrência”, o principal nome do chamado “feminejo”, vertente feminina do sertanejo universitário que enfatiza e tematiza o ponto de vista feminino nas composições, nutrindo o empoderamento feminino. A cantora faleceu ano passado, no dia 5 de novembro, após a queda do avião no qual viajava em Caratinga (Minas Gerais), onde ela faria um show na cidade para cerca de 8000 pessoas. No acidente também morreram seu produtor Henrique Ribeiro, seu tio e assessor Abicieli Silveira Dias Filho, o piloto e copiloto do avião. A cantora morreu no auge de sua carreira, deixando uma legião de fãs consternados e abalados com sua repentina partida.

Criada em Goiânia, Marília teve infância simples ao lado de sua mãe e o caçula. Sua mãe, Ruth Dias, foi figura importante no incentivo da jornada musical da artista. Dona de um bar ao lado de sua casa, incentivava a jovem a cantar para atrair os clientes. O início de sua relação com a música se deu quando tinha apenas 12 anos, quando começou a compor, tocar e cantar na igreja. Ainda jovem, fazia apresentações em que ganhava cerca de 50 reais, o que possibilitava ajudar a família. Inicialmente seu repertório era pop/rock nacional, e se negava a cantar sertanejo, negação que não durou muito tempo.

Marília Mendonça começou a carreira influenciada por nomes como Capital Inicial, Skank, e Zezé di Camargo e Luciano. Aos 16 anos, assinou contrato como compositora. Em 2014, sua composição “Até Você voltar”, parceria com Juliano Tchula, foi gravada pela dupla Henrique e Juliano, no DVD “Ao vivo em Brasília”. A música foi uma das canções mais executadas em todo o Brasil no ano de 2015, e seu clipe alcançou mais de 145 milhões de acessos no site Youtube no período. No mesmo ano, assinou contrato com a mesma empresa que responsável pelo gerenciamento dos maiores nomes do segmento sertanejo na época, como Henrique e Juliano, Marcos e Fernando e Zé Neto e Cristiano.

Em 2015, fez sucesso nacional com sua composição sua composição “A flor e o beija-flor” (c/ Juliano Tchula), gravada em parceria com Henrique e Juliano. Ainda em 2015, outras composições suas fizeram sucesso, entre elas “É Com Ela Que Eu Estou”, na voz de Cristiano Araújo, “Cuida Bem Dela”, com Henrique e Juliano, e “Calma”, com Jorge e Mateus. Todas integraram as listas das mais executadas no ano em todo o país.

Em 2016, aos 21 anos de idade, destacando-se como um dos principais nomes femininos do sertanejo universitário, lançou seu primeiro DVD, “Vivo em Goiânia”, pela Som Livre, que teve direção musical de Eduardo Pepato e apresentou 17 músicas de sua autoria,das quais destacaram-se  “Sentimento Louco”, “Impasse”, com participação especial da dupla Henrique e Juliano, e “Infiel”. Na mesma época, o clipe da música “Infiel”, quinta mais executada nas rádios do Brasil em 2016, alcançou a posição de quarto mais visualizado no site Youtube.

No ano seguinte, 2017, foi indicada ao Grammy Latino, na categoria “Melhor álbum de música sertaneja”, com o disco “Realidade – Ao vivo em Manaus”. Também em 2017, sua gravação “Amante Não Tem Lar”, segundo a aferidora Crowley, foi uma das dez músicas mais executadas nas rádios brasileiras. O clipe da música, no ano de lançamento, ultrapassou 250 milhões de acessos em seu canal oficial no site Youtube.

Em 2019, recordista do stremaning brasileiro, fez show para 20 mil pessoas na Expoacre, o maior público já registrado nesta feira e deu início a primeira temporada de “Todos os cantos”, série documental da Globoplay com a proposta de realizar shows surpresa e gratuitos em todas as capitais brasileiras em locais públicos. Até setembro desse mesmo ano, foram gravados três episódios que renderam três EPs, sendo que “Todo mundo vai sofrer” tornou-se o a música feminina mais bem-sucedida na história do Spotify.

Ainda em 2019, a turnê do álbum “Todos Os Cantos” foi registrada e virou um documentário exibido pelo site GloboPlay. O álbum da turnê foi o vencedor do Grammy Latino, na categoria “Melhor disco de música sertaneja”. Em 2020, na ocasião de quarentena social em decorrência da pandemia mundial de Corona Vírus, realizou uma transmissão ao vivo pela internet, que se tornou até então a maior da história do site Youtube, totalizando mais de 3,2 milhões de acessos simultâneos em cerca de três horas e meia de apresentação.

No dia 5 de novembro de 2021, Mendonça embarcou em um táxi aéreo, em Goiânia com destino a Caratinga, interior de Minas Gerais, mas o bimotor que a transportava atingiu um cabo de uma torre de distribuição de energia, vindo a cair em uma zona rural de Piedade de Caratinga, cidade vizinha do destino e próximo ao local de pouso. Os bombeiros e a assessoria da cantora confirmaram o falecimento da cantora e dos demais tripulantes. A notícia causou grande impacto em rede nacional e internacional, e diversos artistas prestaram suas homenagens em rede social, incluindo a conhecida como “Rainha do Sertanejo” Roberta Miranda, que foi internada após saber do acidente.

Seu velório ocorreu no dia 6 de novembro no Goiânia Arena, inicialmente restrito aos familiares e posteriormente aberto prevendo mais de cem mil pessoas. Após sua, morte suas músicas atingiram o topo do Spotify global com 28,6 milhões de streams, e no Brasil emplacou 74 de suas músicas no TOP200 do Spotify.

Em dezembro de 2021 a família anunciou a intenção de restaurar o diário de Marília Mendonça, encontrado no local do acidente do avião. Dona de hits atemporais, a artista continua presente na memória e nos ouvidos dos fãs, sendo consumida diariamente nas plataformas digitais. Marília Mendonça é primeira artista brasileira a atingir 8 bilhões de streams. Entre os trabalhos de Marília mais reproduzidos dentro da plataforma está o álbum “Todos os Cantos, Vol. 1 (Ao Vivo)”, de 2019. A rainha da sofrência ultrapassa 9,7 milhões de ouvintes mensais e suas músicas figuram entre as mais tocadas no Top 50 Brasil.

No dia em que completaria 27 anos, foi lançado o EP Póstumo "Decretos Reais" com cinco faixas cantadas pela estrela durante sua live "Serenata", em maio do ano passado. Esse é o primeiro de uma série de lançamentos que tinham sido planejados pela própria Marília. Segundo a equipe da cantora, "Decretos Reais não é apenas um EP, um lançamento ou uma simples série de postagens comemorativas. É uma compilação de desejos, sonhos e planos deixados por Marília". Segundo o Ecad, a sertaneja deixou 324 músicas cadastradas e 391 gravações dela sozinha e com parceiros. A Rainha da Sofrência está mais viva do que nunca, pelo menos nos corações apaixonados dos fãs que aindam hoje cantam e se encantam com suas modas doídas, românticas e saudosas. 😞😓😥😢😭

#27anosdonascimentodemariliamendonca
#historiadamusicasertaneja
#SaudadesdeMariliaMendonca
#Feminejo #MariliaRainhadaSofrencia

🧭 Concepção e elaboração do post 📝 José Ricardo 🖋️ professor e historiador.

📖 Fontes Consultadas:

💻 Portais G1, R7, e UOL
📰 Jornais Folha de São Paulo e O Globo
🖱️ Dicionário Cravo Albin da Música Popular Brasileira (versão web)

👉 Para saber mais sobre Marília Mendonça, acesse:


⏳#muitahistoriapracontar⌛

Sem comentários:

Enviar um comentário

NOSSA LOGO OFICIAL DA REDE MUITA HISTÓRIA PRA CONTAR

O projeto "MUITA HISTÓRIA PRA CONTAR" surgiu da necessidade de levar às pessoas conhecimento e informação pautadas no conhecimento...