🥫😋🍕🍅😋🍕🥫
🍕🗓️ Hoje, dia 10 de julho é o Dia da Pizza. A data foi criada em 10 de julho de 1985 em São Paulo. Buscando homenagear não só o alimento, mas a imigração italiana, o então secretário de turismo Caio Luiz de Carvalho promoveu um concurso para eleger as dez melhores receitas de marguerita e muçarela. O sucesso da ação foi tanto que Carvalho determinou que o 10 de julho, dia em que os vencedores foram conhecidos, fosse a data oficial para homenagear a pizza.
Antes de se tornar famosa, a pizza era um prato elaborado para matar a fome dos pobres que habitavam o sul da Itália. Chega então à Nápoles, já considerada a terra da pizza, o conhecimento da expressão ‘picea’, que tinha a conotação de um disco de massa assada, coberto com substâncias variadas. Os vendedores ambulantes adotaram esta receita para, com o uso de alimentos baratos, nutrir os mais pobres. Geralmente esta massa vinha acompanhada de toucinho, peixes fritos e queijo.
Esta iguaria da gastronomia italiana foi amplamente difundida em meados do século XIX, em 1889, graças à habilidade do primeiro pizzaiolo da história, dom Raffaele Espósito, um padeiro de Nápoles a serviço do rei Umberto I e da rainha Margherita, a quem ele homenageia ao confeccionar uma pizza imitando as cores da bandeira italiana, branco, vermelho e verde, utilizando para isso mussarela, tomate e manjericão, produtos que lhe permitiam obter as colorações desejadas. A rainha apreciou tanto este prato que dom Raffaele decidiu batizá-la de Margherita.
A nova receita da pizza, em seu formato redondo, alcançou tamanha fama mundial que propiciou o nascimento da primeira pizzaria conhecida, a Port'Alba, ‘point’ onde artistas célebres, como o escritor Alexandre Dumas, se encontravam neste período.
O sucesso da pizza se deve também aos pizzaiolo, que é o funcionário da pizzaria responsável em fabricar a massa da pizza e colocá-las no forno. Além disso, é ele quem prepara os temperos, recheios e coberturas que serão colocados na massa já pronta, e faz a arrumação dos ingredientes de maneira ordenada e bonita em cima da massa a ser servida. O pizzaiolo precisa ser criativo na invenção de novos sabores para os clientes e apreciadores da iguaria. Sua maior habilidade consiste em rodopiar a massa no ar para abrir e deixá-la no formato ideal.
A primeira pizzaria brasileira foi aberta em 1910, no bairro do Brás, em São Paulo. A receita do prato foi trazida para o país pelos imigrantes italianos que viram na época do café. A partir de 1950, a pizza se popularizou no Brasil, sendo adaptada com ingredientes locais e diferenciados para apresentar um toque especial. Os sabores mais conhecidos das pizzas são muzzarela, pepperoni, quatro queijos, margherita e calabresa. Você sabia que São Paulo, devido à forte imigração italiana, é conhecida como a capital nacional da pizza? 😋🍕
#diadapizza
#historiadaculinariaitaliana
#amorporpizza #pizza #felizdiadapizza
🧭 Concepção e elaboração do post 📝 José Ricardo 🖋️ professor e historiador.
⏳#muitahistoriapracontar⌛
Sem comentários:
Enviar um comentário