sexta-feira, 21 de julho de 2023

HOJE NA HISTÓRIA - 21.07.23 - Morre o Cantor Tonny Bennett

🎶🖤🎤🎸 🧓 🪕🎤🖤🎶

✝️ LUTO 🖤Morreu nesta sexta-feira, aos 96 anos, o astro da música pop e do jazz TONY BENNETT, em Nova York. Segundo a revista "Variety", Bennett foi diagnosticado com a doença de Alzheimer em 2016, mas continuou a se apresentar e gravar até 2021. Conhecido pelas apresentações com cantores como Frank Sinatra e Lady Gaga, o lendário crooner nova-iorquino teve uma carreira que abrangeu sete décadas em que vendeu mais de 50 milhões de discos e ganhou 19 Grammys, incluindo um prêmio pelo conjunto da obra. Ele faria aniversário em apenas duas semanas, dia 3 de agosto.

Nascido a 3 de agosto de 1926, Anthony Dominick Benedetto cresceu na pobreza no bairro de Queens, em Nova Iorque. Com um talento musical que acreditava ter herdado do pai, tinha especial preferência por Bing Crosby e por Al Jolson. Ainda frequentou a prestigiada New York School of Industrial Art, mas foi obrigado a abandonar os estudos para ajudar na economia familiar. Foi destacado para combater na II Guerra Mundial e no regresso ao seu país natal ingressou na American Theatre Wing School, onde estudou técnicas vocais e de improviso. Em 1951, depois de ser convidado para fazer uma digressão com o famoso entertainer Bob Hope, que o descobriu num clube noturno, teve o seu primeiro êxito com o tema “Because of You”. 

Depois de sobreviver à revolução do rock ‘n’ rol, Tony Bennett abandonou as baladas mais açucaradas e enveredou por um estilo mais jazzístico um pouco mais na linha do seu admirador Frank Sinatra. Em 1962, lançou “I Left My Heart in San Francisco”, um tema que não foi à época um grande sucesso mas que se tornou a sua canção mais popular e reconhecível. 

Depois de passar por um período difícil, em que sentia que o seu estilo musical estava obsoleto, Tony Bennett conseguiu renascer e reorientar a sua estratégia de carreira no sentido de comunicar para uma nova geração, se bem que sem abandonar o “great american songbook”. Em 1994, o seu ábum “MTV Unplugged: Tony Bennett”, que incluía duetos com nomes como KD Lang ou Elvis Costello, conquistou o Grammy de melhor disco do ano. Venceu também Grammys com outro álbum de duetos – em que figuravam nomes como Paul McCartney, Barbra Streisand ou Elton John – que lançou quando fez 80 anos. Mais recentemente, a sua parceria com Lady Gaga render-lhe-ia dois álbuns de sucesso – “Cheek to Cheek” (2014) e “Love for Sale” (2021).

Sobre Tony Bennett, Frank Sinatra afirmou: "É o melhor cantor que o dinheiro pode comprar", ao que ele retrucou com "Quem cantou mais bonito e mais romântico na história foi ele, a música que foi levada ao espaço é com ele".

Sua última aparição pública aconteceu em agosto do ano passado, em uma tocante apresentação ao lado de Lady Gaga, intitulada carinhosamente de "One last time". Ele deixou um legado incrível e uma interpretação atemporal cuja devoção às canções clássicas americanas e habilidade para criar novos paradigmas em músicas será eternamente lembrada pelos amantes da música romântica internacional. 👏👏👏👏👏👏

#morretonybennett
#lutoportonybennett
#adeustonybennett

🧭 Concepção e elaboração do post 📝 José Ricardo 🖋️ professor e historiador.

📖 Fontes consultadas:

📺 Canal History Channel Brasil.
💻 Portais G1, UOL e Antena 1 RPT

👉 Para saber mais sobre a cantora Jane Birkin, morreu nesta semana, acesse:


⏳#muitahistoriapracontar⌛


Sem comentários:

Enviar um comentário

NOSSA LOGO OFICIAL DA REDE MUITA HISTÓRIA PRA CONTAR

O projeto "MUITA HISTÓRIA PRA CONTAR" surgiu da necessidade de levar às pessoas conhecimento e informação pautadas no conhecimento...