quinta-feira, 12 de outubro de 2023

HOJE NA HISTÓRIA - 12.10.23 - 225 Anos do Nascimento de D. Pedro I

🛡️⚜️❤️  👑  ❤️⚜️🛡️

🎂🎉 Num dia como hoje, 12 de outubro, há 225 anos, nascia no Palácio de Queluz, na sala Dom Quixote, em Lisboa, Pedro de Alcântara Francisco Antônio João Carlos Xavier de Paula Miguel Rafael Joaquim José Gonzaga Pascoal Cipriano Serafim de Bragança e Bourbon, D. Pedro IV, 28º rei de Portugal, 24º do Algarves, e primeiro imperador do Brasil. 

Dom Pedro I era filho do rei dom João VI e da infanta Carlota Joaquina de Bourbon. Tornou-se príncipe herdeiro de Portugal em 1801, após a morte de seu irmão mais velho, Antônio. Chegou ao Brasil em 1808, acompanhando a família real portuguesa no momento em que as tropas de Napoleão Bonaparte invadiam Portugal. Em 1818, casou-se com Maria Leopoldina Josefa Carolina de Habsburgo, arquiduquesa da Áustria. Com ela teve sete filhos, entre eles dona Maria da Glória, que se tornou rainha de Portugal com o nome de dona Maria II , dom Pedro de Alcântara, sucessor do pai como imperador do Brasil (com o nome de dom Pedro II) e dona Francisca de Bragança (a princesa de Joinville).

Em 1821, com o retorno de dom João VI a Portugal, dom Pedro permaneceu no Brasil como príncipe regente, mas, meses mais tarde, as Cortes portuguesas exigiram o retorno do príncipe a Portugal. Apoiado pelos brasileiros, ele decidiu contrariar as ordens recebidas e permanecer no país. As Cortes ameaçaram com uma série de retaliações caso o retorno do príncipe não fosse imediato. Dom Pedro recebeu a carta com essas ameaças no dia 7 de setembro de 1822, às margens do rio Ipiranga, em São Paulo, e ali proferiu o famoso grito de “Independência ou morte”, proclamando a independência do Brasil.

Em 12 de outubro, foi aclamado imperador brasileiro e, em março de 1824, havia derrotado todos os exército leais a Portugal. Em 1823 uma assembleia constituinte deu início à criação da primeira Constituição do Brasil. Divergências políticas levaram dom Pedro I a dissolver a assembleia em 1824 e a aprovar a Constituição elaborada pelo Conselho de Estado indicado pelo imperador, gerando grande insatisfação popular.

Em 1826, morrem dom João VI (10 de março) e a imperatriz Leopoldina (11 de dezembro). Pedro resolve assumir o trono de seu pai, tornando-se dom Pedro IV, 27° rei de Portugal. Por não poder acumular as duas coroas, abdicou do trono português em favor de sua filha, dona Maria da Glória. 

Em 1829, o imperador casou-se com a duquesa Amélia de Leuchtenberg, com quem teve uma filha. O fechamento da Assembleia Constituinte e imposição da Constituição de 1824, as mortes e despesas com a Guerra da Cisplatina, a violência contra os rebeldes a Confederação do Equador, a crise econômica (falência do Banco do Brasil), e envolvimento de D. Pedro I na sucessão dinástica portuguesa contribuíram para desgastar sua popularidade. Incapaz de lidar com os problemas do Brasil e de Portugal ao mesmo tempo, D. Pedro I abdicou do trono em favor do seu filho Dom Pedro II, no dia 7 de abril de 1831 retornando à Portugal para reaver o trono de sua filha, Maria da Glória, que fora usurpado por seu irmão, dom Miguel.

Enquanto lutava no conflito, a saúde de ferro do ex-imperador decaiu de uma forma nunca vista antes. Tão destrutiva por dentro quanto foi por fora, a guerra deteriorou a imunidade de Dom Pedro I e, de repente, ele se viu vítima da tuberculose, em 1834.

D. Pedro I morreu de tuberculose, em 24 de Setembro de 1834, a 18 dias de completar 36 anos, no mesmo quarto e na mesma cama em que nasceu. Ele conseguiu a proeza de deixar a filha Maria II reinando em Portugal, e o filho, o imperador Dom Pedro II, no Brasil. Seu último pedido expresso em testamento: que seu coração fosse enterrado na cidade do Porto, em Portugal. O cadáver, por sua vez, foi enterrado em Lisboa. Em 1972, durante as comemorações dos 150 anos da independência do Brasil, seus restos mortais foram trazidos para o Monumento do Ipiranga, em São Paulo, onde repousam até hoje. ⚰️💀😓

#225anosdonascimentodedompedroI
#historiaimperialbrasileira
#casadisnasticadosbragancas

🧭 Concepção e elaboração do post 📝 José Ricardo 🖋️ professor e historiador.

📖 Fontes consultadas:

📺 Canal History Brasil.
🖱️ Site da Revista Aventuras na História.
🖱️ Enciclopédia Britannica Escola - Versão WEB.

👉 Para saber mais sobre D. Pedro I, acesse:




⏳#muitahistoriapracontar⌛

Sem comentários:

Enviar um comentário

NOSSA LOGO OFICIAL DA REDE MUITA HISTÓRIA PRA CONTAR

O projeto "MUITA HISTÓRIA PRA CONTAR" surgiu da necessidade de levar às pessoas conhecimento e informação pautadas no conhecimento...