terça-feira, 7 de novembro de 2023

HOJE NA HISTÓRIA - 07.11.23 - 106 Anos do Início da Revolução Russa de 1917

🇷🇺 🙋‍♂️🔨⚙️🔨🙋🏻‍♀️ 🇷🇺

💣👊 Num dia como hoje, 7 de novembro, há 106 anos começava a REVOLUÇÃO DE OUTUBRO, na Rússia (dia 25 de outubro no calendário gregoriano), quando membros do partido bolchevique saíram por Petrogrado – São Petersburgo, capital da Rússia na época – e tomaram postos-chave, passando a dominar toda a comunicação e o transporte da capital. O governo provisório de Kerensky, que após a revolução de fevereiro pretendia que a Rússia continuasse a participar na Primeira Guerra Mundial, foi derrubado pelos Bolcheviques, anarquistas e Socialistas Revolucionários de esquerda.

Os ministros do Governo Provisório se entrincheiraram no Palácio de Inverno, e o primeiro-ministro Alexandre Kerensky saiu da cidade para tentar arrumar tropas leais. Parte da guarnição de três mil soldados no palácio acabou voltando para seus quartéis. Por volta das oito da noite, os bolcheviques deram um ultimato ao governo e cercaram o Palácio de Inverno. Como o gabinete não se rendeu, eles invadiram o local. A troca de tiros durou três horas, mas de madrugada a guarnição decidiu se render, e os revolucionários tomaram o palácio e prenderam os ministros.

Quanto o Congresso dos Sovietes foi aberto, na manhã seguinte, os delegados já receberam a notícia de que o poder fora tomado. Os bolcheviques e seus aliados eram maioria, e os delegados considerados socialistas de direita, incluindo os mencheviques, se retiraram em protesto. Assim, foi fácil aprovar uma resolução depondo o Governo Provisório e transferindo o poder ao Soviete de Petrogrado, e consequentemente aos bolcheviques. 

O Congresso estabeleceu um novo governo, sob o nome de Conselho de Comissários do Povo, que começou a lançar decretos, por exemplo, acabando com a hierarquia no Exército, instituindo uma reforma agrária, estatizando todos os bancos, confiscando contas bancárias e grandes propriedades e estabelecendo o limite de oito horas por dia de trabalho.

Nos dias seguintes, durante o 2º congresso pan-russo de todos os Sovietes, foi decretado o fim da participação na Primeira Guerra Mundial, a distribuição das terras pelos camponeses e das fábricas pelos operários, a nacionalização da banca, a recusa ao pagamento da dívida externa, a abolição da pena de morte e a fixação das 8 horas de trabalho diárias, entre outras medidas que visavam a construção de uma nova sociedade.

A resistência ao novo regime vinha de vários grupos: monarquistas, liberais, mencheviques, anarquistas, nacionalistas ucranianos e estonianos, grupos islâmicos da Ásia Central e até os cossacos do Don. Esses grupos divididos, associados a potências estrangeiras, levaram a uma guerra civil sangrenta que só terminaria quatro anos depois. ⚰️💣⚰️🔥⚰️😭

#106anosdarevolucaobolchevique
#historiadasrevolucoesrussas
#revolucaovermelha
#bolcheviques

🧭 Concepção e elaboração do post 📝José Ricardo 🖋️ professor e historiador.

👉 Para saber mais sobre a Revolução Russa de 1917, acesse:


⏳#muitahistoriapracontar⌛

Sem comentários:

Enviar um comentário

NOSSA LOGO OFICIAL DA REDE MUITA HISTÓRIA PRA CONTAR

O projeto "MUITA HISTÓRIA PRA CONTAR" surgiu da necessidade de levar às pessoas conhecimento e informação pautadas no conhecimento...