📡 📺 🔚 🥺
🎥 Num dia como hoje, 10 de maio, há 25 anos, encerravam as transmissões da REDE MANCHETE, marcando assim o fim de sua trajetória, causada por uma crise financeira iniciada no final do ano de 1998. Seus programas ficaram mais alguns dias no ar, mas o nome Rede Manchete já não era mais utilizado.
Em 5 de junho de 1983 foi ao ar pela primeira vez Rede Manchete de Televisão. Adolpho Bloch havia conseguido a concessão em 1981, mas só pôde inaugurar a emissora dois anos depois, com um início promissor, de imediato incomodando a Rede Globo.
Assim, com um investimento de US$ 50 milhões em instalações, equipamentos e “enlatados” e contratar 800 profissionais, estreou naquele 5 de junho, domingo, 19hs, com pronunciamento de Adolpho Bloch. Seu primeiro programa foi “O Mundo Magico”, show de variedades com Milton Nascimento, Ney Matogrosso, Alceu Valença e Paulinho da Viola, entre outros.
A Manchete se tornou uma opção de qualidade da TV brasileira. A “TV do ano 2000” deixou importantes contribuições para nosso audiovisual como “Pantanal”, “A Marquesa de Santos”, “Dona Beija”, “Xica da Silva”, “A História de Ana Raio e Zé Trovão”, “Kananga do Japão”, Jornal da Manchete”, “Carnaval da Manchete”, “Clube da Criança”, “Documento Especial”, “Bar Academia”, “Manchete Esportiva”, “Conexão Internacional” e muitos outros programas.
Não existe uma hora exata do fim da emissora carioca, já que houve todo um processo de transferência direta do controle dos Bloch para o grupo TeleTV, mediado pelo Ministério das Comunicações da época e finalizado em 17 de maio do mesmo ano, quando suas vinhetas foram veiculadas pela última vez. Ali se iniciava uma fase de transição que duraria 6 meses até a inauguração oficial da RedeTV!.
Além da reprise da novela Pantanal’, a Manchete tinha como destaque em seus últimos meses de transmissão as reprises das séries tokusatsu ‘Jiraiya’ e ‘Maskman’ e das séries de animê ‘Shurato’ e ‘Yu Yu Hakusho’, que chegaram a passar durante a fase experimental da RedeTV! (estilizada/abreviada simplesmente como “TV!”).
Já nos primeiros dias, a emissora carioca exibiu animes como ‘Patrulha Estelar’, ‘Don Drácula’, ‘Pirata do Espaço’, entre outros. Mas foi graças ao boom do clássico ‘Os Cavaleiros do Zodíaco' que a Manchete se popularizou como a maior referência do animes no Brasil.
A Manchete também é especialmente lembrada por exibir clássicos do tokusatsu como ‘Jaspion’, ‘Changeman’, ‘Flashman’, ‘Jiraiya’, ‘Jiban’, ‘Cybercop’, ‘Kamen Rider Black’ e tantos outros.
A “TV do ano 2000” (como a Manchete era chamada pelo seu slogan de inauguração) teve seu fim melancólico e não viu a chegada do novo milênio. Até hoje, deixa saudades e um legado para os espectadores que viveram aqueles bons tempos que não voltam mais. 😞😓😥
#25anosdofechamentodaredemanchete
#historiadatelevisaobrasileira
#saudadesdaredemanchete
🧭 Concepção e elaboração do post 📝 José Ricardo 🖋️ professor e historiador.
👉 Para saber mais sobre a inauguração da TV Tupi, a primeira TV brasileira, acesse:
⏳#muitahistoriapracontar⌛
Sem comentários:
Enviar um comentário