segunda-feira, 13 de outubro de 2025

HOJE NA HISTÓRIA - 13.10.25 - Centenário de Nascimento de Margaret Thatcher - A Dama de Ferro

#HojeNaHistória Há exatos 100 anos, nascia Margaret Thatcher, a controversa primeira-ministra do Reino Unido, que ficou conhecida como "Dama de Ferro".​

​Em 13 de outubro de 1925, Margaret Hilda Thatcher nasceu em Grantham, na Inglaterra. Formada em Química e Direito, ela iniciou sua carreira no Partido Conservador e, em 1979, tornou-se a primeira mulher a ocupar o cargo de primeira-ministra do Reino Unido, permanecendo até 1990 — o mandato mais longo do século XX no país.​
Conhecida como “Dama de Ferro”, Thatcher adotou políticas econômicas liberais que reduziram a intervenção do Estado, enfraqueceram sindicatos e promoveram grandes privatizações. Suas medidas mudaram a economia britânica e geraram forte divisão de opiniões e protestos por conta do impacto social causado no país.​
No cenário internacional, teve papel decisivo na Guerra das Malvinas e foi aliada de Ronald Reagan durante a Guerra Fria. ​

​Morreu em 8 de abril de 2013, em decorrência de um derrame, aos 87 anos.​

​​#MargaretThatcher #DamaDeFerro

Créditos do Texto: Canal History Brasil.








terça-feira, 7 de outubro de 2025

HOJE NA HISTÓRIA - 07.10.25 - Morre José de Paiva Netto - Presidente da LBV

⛪ 😭⚰ 👴 ⚰😭🙏

✝️ LUTO 😞 Morreu nesta terça-feira (07 de outubro), aos 84 anos, JOSÉ DE PAIVA NETTO, escritor, jornalista, radialista, compositor e educador, e presidente da Legião da Boa Vontade (LBV), fundada em 1950 pelo jornalista Alziro Zarur. Paiva Netto estava internado no Hospital Pró-Cardíaco, em Botafogo. As causas não foram divulgadas.

Ao longo da trajetória, recebeu diversas condecorações, entre elas a Medalha do 1º Centenário da Academia Brasileira de Letras, a Ordem do Rio Branco, a Ordem do Mérito Aeronáutico (grau de Comendador) e a Medalha do Pacificador, concedida pelo Exército Brasileiro. Ele deixa a esposa, filhos netos e bisneto.

Paiva Netto liderou a LBV por 54 anos, período em que a instituição se consolidou como um dos maiores movimentos humanitários do planeta, com projetos de assistência social, educação e comunicação voltados a pessoas em situação de vulnerabilidade. 

Sob sua liderança, a LBV passou a ter papel de destaque na Organização das Nações Unidas (ONU), mantendo relação consultiva há mais de 30 anos. Ele também fundou o Templo da Boa Vontade, em 21 de outubro de 1989, data do décimo aniversário da morte de Alziro Zarur. O templo fica localizado em Brasília.

A LBV informou que as homenagens ao educador serão realizadas nesta quarta-feira (8), em São Paulo, em cerimônia aberta ao público, com local ainda a ser definido. 😞😓😥😢😭

#morrejosedepaivanetto 🖤
#lutoporjosedepaivanetto 🥀
#adeusjosedepaivanetto 👋

🧭 Concepção e elaboração do post 📝José Ricardo 🖋️ professor e historiador.

⏳#muitahistoriapracontar⌛

quarta-feira, 1 de outubro de 2025

HOJE NA HISTÓRIA - 01.10.25 - Morre a Primatologista e Antropóloga Jane Goodall

🌱😭🐒 👩‍🔬 🦧😭🌱 

✝️ LUTO 😞 Hoje, dia 1° de outubro de 2025, o mundo se despede da primatologista, etóloga, antropóloga e ativista global JANE GOODALL, que faleceu aos 91 anos, de causas naturais. Reconhecida como a maior especialista mundial em chimpanzés, Goodall estava na Califórnia, em meio a uma turnê de palestras pelos Estados Unidos. A notícia foi confirmada pelo Instituto Jane Goodall, organização que ela fundou. A pesquisadora britânica foi o pilar da mais longa pesquisa de campo contínua sobre uma comunidade de animais.

A "Dama Chimpanzé", com seu olhar sereno e determinação inabalável, revolucionou nossa compreensão do mundo natural a partir da década de 1960. Seus mais de 60 anos de estudo no Parque Nacional Gombe Stream (Tanzânia) mudaram a ciência para sempre. Entre outras conquistas, ela descobriu que os chimpanzés fabricam e usam ferramentas, têm comportamentos complexos, travam guerras e têm uma vida emocional profunda – derrubando a ideia de que apenas os humanos eram capazes disso– , preenchendo a lacuna percebida entre os humanos e o restante do reino animal.

Jane Goodall não apenas deixou uma carreira científica pioneira, mas também uma marca indelével no planeta como uma ativista ambiental incansável. O Instituto Jane Goodall (fundado em 1977) mantém centros de pesquisa e programas de conservação em diversos países. Seu programa global para jovens "Roots & Shoots", inspirou milhões de pessoas a proteger a biodiversidade e a trabalhar por um futuro mais sustentável.

Nos últimos anos, se reuniu com líderes de comunidades em diferentes lugares do mundo em defesa de ações para mitigar as mudanças climáticas. Em 2023, fez sua primeira imersão na floresta amazônica. Foi também Mensageira da Paz da ONU, viajando o mundo para defender florestas, animais e comunidades.

Seu trabalho inspirou gerações de cientistas, especialmente mulheres; uniu ciência e empatia, e nos lembrou que somos parte da natureza, não separados dela. Jane Goodall deixou um legado que transcende a ciência. "Podemos ter um mundo de paz. Podemos caminhar para um mundo onde vivemos em harmonia com a natureza. Onde vivemos em harmonia com os outros. Não importa de que nação viemos. Não importa a nossa religião. Não importa qual nossa cultura. Este é o caminho a fazer", deixou isto como mensagem. E assim o faremos, seguindo este exemplo que jamais será esquecido. ✨️🖤🙏 👏👏👏

#morrejanegoodall 🖤
#lutoporjanegoodall 🥀
#adeusjanegoodall 👋

🧭 Concepção e elaboração do post 📝José Ricardo 🖋️ professor e historiador.

⏳#muitahistoriapracontar⌛

terça-feira, 30 de setembro de 2025

HOJE NA HISTÓRIA - 30.09.25 - Morre Malba Lucena - Ex-Deputada Estadual

💻 😭⚰ 👵 ⚰😭 🖥️

✝️ LUTO 😞 O Estado de Pernambuco perdeu hoje, dia 30 de setembro, uma de suas personalidades políticas mais icônicas, lembrada sempre pelo seu famoso lema: "Quem ama, educa". Estamos falando de MALBA LUCENA, conhecida por ter criado cursos de informática com preços populares no Grande Recife. Aos 81 anos, ela veio a falecer após um Acidente Vascular Cerebral (AVC) na manhã de hoje. A informação foi confirmada pelo ex-deputado federal Charles Lucena, filho de Malba.

Malba Lucena De Oliveira Mello nasceu em 12 de novembro de 1943 na cidade de Macéio, capital de Alagoas; filha de Lourival Pontes de Oliveira (nascido em Gravatá-PE) e Maura Lucena de Oliveira (nascida na cidade de Panelas-PE). Foi mãe de oito filhos e já estava viúva.

Ela exerceu dois mandatos na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), entre 1999 e 2007, pelo Partido Trabalhista Brasileiro – PTB. Em 2022, foi novamente candidata a deputada estadual, desta vez pelo Solidariedade, mas não foi eleita. Ao longo de sua carreira, dedicou grande parte de seu trabalho à área educacional, sendo lembrada por iniciativas voltadas à democratização do ensino.

Malba foi responsável pela criação do Colégio Brasileiro (Curado II), além de apoiar a criação do famoso Curso de informática Malba Lucena, que começou também no Curado. À época, o curso era pago com o valor simbólico de 2 reais, democratizando o ensino técnico para jovens da periferia, e ajudando a informatizar mais de 1 milhão de Pernambucanos por todo o Estado. Hoje, o Estado conta com mais de 60 de cursos de computação, pelo Instituto Pró-Educar, com projeto de implantação de novas unidades também no Sertão do Estado.

O presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco Álvaro Porto (PSDB) e o primeiro secretário da Casa Francismar Pontes (PSB) divulgaram uma nota de pesar onde se lê: "Como parlamentar, deixou exemplo de dedicação e compromisso político com o setor educacional". A nota ainda externa o sentimento de solidariedade e tristeza pela partida da ex-deputada: "Externamos os pêsames e solidariedade da Alepe aos familiares e amigos da ex-deputada. Que Deus confortar a todos neste momento de saudade e dor".

O sepultamento de Malba Lucena será realizado no Cemitério Parque das Flores, em data e horário ainda não informados pela família. 😞😓😥😢😭

#morremalbalucena 🖤
#lutopormalbalucena 🥀
#adeusmalbalucena 👋

🧭 Concepção e elaboração do post 📝José Ricardo 🖋️ professor e historiador.

📖 Fontes consultadas para a postagem:

💻 Portais G1 e JC On Line
📰 Jornais Diário de Pernambuco e Folha de Pernambuco.
🖱️ Diversos blogs locais (Magno, Edmar Lyra, etc.)

👉 Para saber mais sobre Magdalena Arraes, outra mulher importante na política pernambucana, acesse:


⏳#muitahistoriapracontar⌛

quinta-feira, 18 de setembro de 2025

HOJE NA HISTÓRIA - 18.09.25 - 190 Anos da Morte de Malunguinho

⛓️⚰️💪🏿 👨🏾‍🦱 👊🏿⚰️⛓️

🖤😓 Num dia como hoje, 18 de setembro, há 190 anos, era anunciada a morte em combate de João Batista, o último dos líderes malunguinho do Quilombo do Catucá, que se estendia desde as matas do rio Beberibe, na divisa de Olinda e Recife até Goiana. Embora haja controvérsias em relação à data exata de sua morte, o assassinato de Malunguinho e a queda do Catucá são marcos importantes para entender a História de Pernambuco, marcada pela hegemonia da oligarquia canavieira assentada sob a mão-de-obra escrava.

A Historiografia oficial ressalva Palmares, da serra da Barriga - Alagoas, Jabaquara, do Rio de Janeiro, mas pouco se fala do Catucá, que surgiu por volta de 1814 nos arredores do Recife, aproveitando-se das matas e várzeas abundantes para abrigar os negros fugitivos dos engenhos e fazendas da região. Numa época violenta, era comum as manifestações de violência fossem dos opressores ou dos oprimidos que ousavam extravassar sua revolta social. O confronto, que logo virou conflito, entre as hostes quilombolas e as forças escravocratas era inevitável.

A morte física do líder quilombola não foi o suficiente para sepultá-lo no limbo dos derrotados. Morreu o homem, nasceu a lenda. E o herói negro Malunguinho saiu dos campos de batalha para os terreiros das religiões de matriz-afro-indígena, onde se manifesta como Guardião da Jurema, Caboclo e Mestre. “Subir ao panteão das divindades é talvez a maior homenagem que um povo pode prestar aos seus heróis”, destaca Marcus Carvalho na publicação O Quilombo de Malunguinho, o rei das matas de Pernambuco (Liberdade por um fio/História dos quilombos no Brasil, editado pela Companhia das Letras, 1996).

A glória de Malunguinho está no fato de sua singularidade: nem Zumbi dos Palmares, nem Quintino do Jabaquara, assim como tantos líderes quilombolas tornaram-se divindades dentro do sagrado culto da Jurema, religião que mistura a religiosidade afro-brasileira com elementos da religiosidade indígena. É na mata que se conecta o mundo espiritual do líder quilombola com seus adeptos que buscam nele a proteção e a justiça. O guerreiro negro do Catucá incorpora entre sua gente, a mesma que mesmo após um século da Abolição, ainda carrega consigo as marcas do preconceito, da intolerância religiosa, e do racismo estrutural.

A escola de samba carioca Unidos do Viradouro escolheu como tema-enredo para 2025 "Maluquinho - o Mensageiro de Três Mundos". A estudante Brunna Félix do Carmo, da Escola de Referência em Ensino Fundamental Argentina Castello Branco, localizada em Olinda, venceu o concurso que elegeu a identidade visual do enredo, enfocando Maluguinho em três falanges: caboclo, mestre e exu. A marca escolhida estampou todas as plataformas, elementos e materiais da agremiação, que ficou em 4° lugar com 269, 4 pontos.

190 anos depois de sua morte, sua memória permanece mais viva do que nunca no Quilombo Cultural Malunguinho, que anualmente realiza o Kipupa Malunguinho – Coco na Mata do Catucá –, evento que há mais de 19 anos atrai pessoas de todo país para conhecer as matas de Pitanga II, onde outrora Malunguinho e seus bandos dominaram e fizeram a mais importante revolução negra que a história conheceu depois de Palmares. Malunguinho vive! O Catucá vive! Sobô Nirê Mafá! 👊👊🏽👊🏿👊👊🏽👊🏿

#190anosdamortedemalunguinho
#historiadaresistencianegra
#malunguinho

🧭 Concepção e elaboração do post 📝 José Ricardo 🖋️ professor e historiador.

👉 Acesse o artigo completo do historiador e mestre em ciências das religiões Alexandre L’Omi L’Odò:


⏳#muitahistoriapracontar⌛

terça-feira, 16 de setembro de 2025

HOJE NA HISTÓRIA - 16.09.25 - 208 Anos da Separação entre Alagoas e Pernambuco

⏳❤️⌛🧡⏳💛⌛💚⏳💙⌛

Num dia como hoje, 16 de setembro, há exatamente 208 anos, a província de Pernambuco perdia parte de seu território com a criação da província de Alagoas, cujo desmebramento se deu como forma de punir os pernambucanos que se rebelaram em 1817 contra os altos impostos cobrados pela corte portuguesa no Brasil ocupada por D. João VI. Durante 75 dias, Pernambuco virou uma república livre e independente, mas contradições internas, como a questão abolicionista, mais a repressão vinda das tropas joaninas leais ao rei, acabaram sufocando o movimento libertário de 1817.

Alagoas teve como primeira capital a vila de Santa Maria Madalena da Lagoa do Sul (atual cidade de Marechal Deodoro). O primeiro governador da província foi Sebastião Francisco de Melo e Póvoas, que assumiu a função a 22 de janeiro de 1819. Em 9 de dezembro de 1839 a capital foi transferida para atual Maceió, que, por sua vez, foi desmembrada de Santa Maria Madalena da Lagoa do Sul. Com a proclamação da república, em 1889, a província foi elevada à condição de Estado.

Pernambuco viveu períodos conturbados durante o Império, com movimentos como a Confederação do Equador (1824) e a Revolução Praieira (1838-1840). Antes de ser dividida, a outrora Capitania de Pernambuco compreendia os territórios dos atuais estados de Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, Alagoas e a porção leste da Bahia. 😞😓😥

#208anosdacriacaodacapitaniadealagoas
#historiadosestadosnordestinos
#guerraserevolucoesbrasileiras

🧭 Concepção e elaboração do post 📝 José Ricardo🖋️ professor e historiador. 

📖 Créditos do texto 📺 Canal History Channel Brasil (adaptado)

👉 Para saber mais sobre a emancipação de Sergipe, acesse:


⏳#muitahistoriapracontar⌛

sábado, 13 de setembro de 2025

HOJE NA HISTÓRIA - 13.01.25 - Morre o Multi-instrumentista Hermeto Pascoal

🎶 🖤🪗 🎤 👴 🎤 🎸🖤 🎶

✝️ LUTO 😞 Quem diria que numa noite de sábado um bruxo dos sons se encantaria para deixar uma lacuna imensurável na História da Música Brasileira. Morreu aos 89 anos o compositor, arranjador e multi-instrumentista HERMETO PASCOAL. De acordo com nota divulgada pelo Hospital Samaritano Barra, localizado na Zona Sudoeste do Rio de Janeiro, onde ele estava internado, o falecimento ocorreu às 20h22, em razão de falência múltipla dos órgãos.

A notícia foi confirmada em comunicado divulgado nas redes sociais oficiais do artista. “Com serenidade e amor, comunicamos que Hermeto Pascoal fez sua passagem para o plano espiritual, cercado pela família e por companheiros da música”, diz a publicação no perfil oficial do compositor. A nota ainda completa que "No exato momento da passagem, seu Grupo estava no palco, como ele gostaria: fazendo som e música”.

Nascido em 22 de julho de 1936 em Lagoa Grande, Alagoas, Hermeto Pascoal revolucionou a música brasileira, rompeu fronteiras entre o erudito, o popular e o experimental. Criou música com chaleiras, sons da natureza e até discursos falados. No Brasil, colaborou com nomes como Elis Regina, Egberto Gismonti, Itiberê Zwarg, Airto Moreira e muitos outros.

Sua genialidade conquistou o mundo: Miles Davis declarou Hermeto como um dos músicos mais importantes do planeta. Suas composições influenciaram artistas da Europa ao Japão, mostrando a força da criatividade brasileira. Foram 75 anos de carreira dedicados a uma obra ao mesmo tempo erudita e popular.

Hermeto Pascoal já venceu três vezes o Grammy Latino, além de receber títulos das Universidades Federais de Alagoas e Paraíba, e da Julliard School, dos Estados Unidos. O mestre devotou sua arte até o fim. Em 2024 lançou o disco ‘Para você, Ilza’, um tributo à esposa. Em julho deste ano foi a última apresentação do músico, no Rio de Janeiro.

Sua trajetória singular segue como referência, inspirando gerações através de cada nota musical. Um mestre que fez da música um ato de liberdade, que tirava som da vida, da terra, do ar, das ruas e do povo. Nunca será esquecido pelos amantes da boa música brasileira. 

#morrehermetopascoal 🖤
#lutopohermetopascoal 🥀
#adeushermetopascoal 👋

🧭 Concepção e elaboração do post 📝José Ricardo 🖋️ professor e historiador.

📖 Fontes consultadas para a postagem:

🖱️ Enciclopedia Itaú Cultural
💻 Portais G1, UOL e Metropolis.
🎼 Dicionário Cravo Albin da Música Popular Brasileira

👉 Para saber mais sobre Angela Ro Ro, que faleceu nesta semana, acesse:


⏳#muitahistoriapracontar⌛

NOSSA LOGO OFICIAL DA REDE MUITA HISTÓRIA PRA CONTAR

O projeto "MUITA HISTÓRIA PRA CONTAR" surgiu da necessidade de levar às pessoas conhecimento e informação pautadas no conhecimento...