domingo, 23 de junho de 2024

HOJE NA HISTÓRIA - 23.06.24 - 28 Anos do Assassinato de Paulo Cesar Farias - PC Farias

😵⚰️❓🔫 

😓🖤 Num dia como hoje, 23 de junho, há 28 anos, Paulo César Siqueira Cavalcante Farias, conhecido como PC FARIAS, foi assassinado. Ele foi o tesoureiro da campanha presidencial de Fernando Collor de Mello e Itamar Franco nas eleições de 1989. PC Farias desempenhou um papel crucial no primeiro processo de impeachment da América Latina, em 1992.

Nascido em 20 de setembro de 1945, Paulo César Farias se tornou um político e empresário alagoano. Ele foi encontrado morto, junto com sua namorada Suzana Marcolino, na praia de Guaxuma, em Alagoas. A primeira investigação, conduzida pelo legista Badan Palhares da Unicamp, concluiu que Suzana Marcolino matou PC Farias e depois se suicidou. No entanto, essa versão é controversa, e muitos especialistas acreditam que ambos foram assassinados.

As investigações foram rolando, até que o Ministério Público denunciou os ex-seguranças de PC: Adeildo dos Santos, Reinaldo Correia de Lima Filho, Josemar dos Santos e José Geraldo da Silva pelo duplo homicídio. Em 10 de maio de 2013, o júri considera que houve mesmo duplo assassinato, mas não aponta os autores dos crimes. Os quatro réus são absolvidos por clemência.

PC Farias estava envolvido em um esquema milionário de corrupção, denunciado em 1992 por Pedro Collor, irmão de Fernando Collor de Mello. Sua morte continua a ser um mistério e um marco na história política do Brasil.

Por meio de depoimentos de pessoas próximas e arquivos, o documentário "Morcego Negro" (Canal Brasil, 2024), dirigido por Chaim Litewski e Cleisson Vidal, explora a participação de PC Farias, tesoureiro do ex-presidente Fernando Collor, no cenário político da época. Até hoje, uma pergunta ainda intriga os criminalistas: "afinal, quem matou PC Farias?" 🤔❓

#28anosdamortedepcfarias
#historiarecentedobrasil
#crimesquemarcaramahistoriadobrasil

🧭 Concepção e elaboração do post 📝José Ricardo 🖋️ professor e historiador.

👉 Para saber mais sobre o assassinato de Paulo César Farias, acesse:

💻 https://jrscommuitahistoriapracontar.blogspot.com/2021/06/hoje-na-historia-230621-25-anos-do.html

⏳#muitahistoriapracontar⌛

sexta-feira, 21 de junho de 2024

HOJE NA HISTÓRIA - 21.06.24 - 105 Anos do Nascimento do Cantor Nelson Gonçalves

🎶❤️🎤🎸👴 🎷🎤❤️🎶

🎂🎉 Num dia como hoje, 21 de junho, há 105 anos, nascia na cidade de Santana do Livramento, no Rio Grande do Sul, o cantor e compositor NELSON GONÇALVES, um dos maiores cantores de seresta do Brasil, conhecido por sua voz potente e sua habilidade única de interpretar canções românticas e populares. Sua voz grave e emotiva conquistou milhares de fãs, e ele se tornou um dos maiores intérpretes da música romântica brasileira.

Nelson era filho de imigrantes portugueses que se conheceram no Rio de Janeiro, mas se mudaram para o Sul do Brasil en 1918 em busca de melhores oportunidades. Quando Nelson tinha sete anos, a família mudou-se para São Paulo, onde viveu sua juventude.

Nelson sofria de gagueira e recentemente recebia bullying dos colegas na escola e golpes de palmatória da professora por sua dificuldade em falar. Após sucumbir à raiva durante um castigo e jogar um tinteiro na professora, foi expulso do colégio e passou a ajudar o pai em diversas profissões.

Nelson acompanhou seu pai em praças e feiras onde, enquanto o ele tocava violino, a criança cantava, agradando os transeuntes e ganhando gorjetas. Trabalhou também como jornaleiro, mecânico, engraxate, polidor e tamanqueiro, além de tornar-se lutador de boxe, conquistando, aos 16 anos, o título de campeão paulista de luta na categoria peso-médio.

Após o prêmio, só ficou mais um ano lutando, pois queria investir em seu sonho de infância: ser artista. Mudou-se, por um período, para o Rio de Janeiro, em busca de oportunidades melhores, até finalmente, em 1941, assinar com a RCA Records e entrar em estúdio para gravar seus primeiros discos.

Nelson Gonçalves se estabeleceu como nome de sucesso na música brasileira, sendo requisitado em boates, rádios e turnês. Em 1942, gravou vinte músicas distribuídas em 10 discos. Na década de 1950, além de shows em todo o Brasil, chegou a se apresentar em países como Uruguai, Argentina e Estados Unidos.

Nelson Gonçalves tornou-se o segundo maior vendedor de discos da história do Brasil, com mais de 79 milhões de cópias vendidas até março de 1998 – ficando atrás apenas de Roberto Carlos, com mais de 120 milhões. Foi também o artista que mais tempo ficou em uma mesma gravadora: foram 59 anos com a RCA Victor/BMG Brasil Seu maior sucesso foi a canção "A Volta do Boêmio" (composição de Adelino Moreira), logo depois "Naquela Mesa" (composição de Sérgio Bittencourt). 

Sua capacidade de transmitir emoção através da voz fez com que suas músicas se tornassem trilhas sonoras de muitas histórias de amor e saudade. Nelson Gonçalves também foi um artista versátil, atuando no rádio, na televisão e no cinema brasileiros. Sua presença carismática e seu talento musical garantiram sua permanência na memória coletiva do Brasil.

Ele faleceu em 18 de abril de 1998, deixando um legado musical que continua a ser reverenciado e apreciado até os dias de hoje. Nelson Gonçalves é lembrado como um dos grandes nomes da música brasileira do século XX, cujas canções ainda emocionam e inspiram pessoas ao redor do mundo. 👏👏👏  🎧🎵✨

#105anosdonascimentodenelsongoncalves
#historiadamusicabrasileira
#NelsonEternoGoncalves #NelsonGoncalves #OnThisDay
#MPB #Seresta #Bolero

🧭 Concepção e elaboração do post 📝 José Ricardo 🖋️ professor e historiador.

🖼 Fotografia colorida digitalmente.

👉 Para saber mais sobre Nelson Gonçalves, acesse:


⏳#muitahistoriapracontar⌛

quinta-feira, 20 de junho de 2024

HOJE NA HISTÓRIA - 19.06.24 - Morre o Compositor e Cantor Sertanejo Chrystian

🎶🖤🎤🎸 🧓 🪕🎤🖤🎶

✝️ LUTO 😞 O cancioneiro sertanejo perdeu ontem à noite, dia 19 de junho, uma de suas principais vozes. Morreu em São Paulo, aos 67 anos, o cantor e compositor CHRYSTIAN, que fazia dupla com seu irmão Ralf. Ele deu entrada no Hospital Samaritano pela manhã, após passar mal em casa e ficou internado em virtude do diagnóstico exigir "repouso imediato e tratamento especializado". A assessoria do cantor afirmou que ele estava seguindo todas as recomendações médicas.

Em fevereiro, Chrystian foi internado Hospital do Rim, da Fundação Oswaldo Ramos, para se preparar para um transplante de rim. O artista tem um rim policístico e a doação seria feita pela esposa Key Vieira. Entretanto, a cirurgia foi adiada para o final do ano. Durante os exames pré-operatórios, foi preciso realizar um cateterismo no paciente.

O falecimento do artista foi confirmado pela família e pela equipe do cantor por meio das redes sociais na madrugada desta quinta-feira, 20. "Com imenso pesar, a família e a equipe de Chrystian, comunicam o falecimento do nosso querido esposo, pai e artista, ocorrido no Hospital Samaritano, em São Paulo.

Chrystian, nascido José Pereira da Silva Neto, começou a carreira artística aos seis anos em Goiânia. Ele formou uma dupla com o irmão mais novo Ralf e a família se mudou para São Paulo, com o intuito de investir na carreira das crianças. 

Após se apresentarem no programa de Vicente Leporace na TV Bandeirantes, os irmãos conseguiram um contrato. As primeiras gravações da dupla foram em português e inglês. 

No início da carreira, Chrystian era obrigado a cantar em inglês pelas gravadoras e não podia revelar que era brasileiro. Na década de 1980, a dupla passou a cantar sertanejo em português e emplacaram diversos sucessos em trilhas de novelas. Em 2004, lançaram o CD/DVD/VHS “Acústico” que foi gravado em 1998, no Teatro Mars, em São Paulo, com repertório eclético que vai de baladas passando por pop rocks e indo a temas latinos.

Em 2021, Chrystian e Ralf se separaram e os irmãos seguiram carreira solo. Ao todo, a dupla lançou 20 álbuns, além de DVDs e coletâneas. Seus principais sucessos foram “Quebradas da Noite”, “Noite de Tortura”, “Chora Peito”, “Esperando Você Chegar”, “Tempo ao Tempo”, “Ausência”, “Nova York”, “Vira, Virou”, “O que Tiver que Vir, Virá”, “Entre Ele e Eu (Sou Eu)”, “Cheiro de Shampoo”, e "Sensível Demais", canção que pouca gente sabe que é de Jorge Vercilo. Em 1996, fizeram um dueto com Agnaldo Rayol na regravação do clássico “Minha Gioconda” (Mia Gioconda) para a trilha sonora da novela Rei do Gado.

O cantor Ralf se despediu de Chrystian com uma nota nas redes sociais: “Meu irmão querido… Fizemos sempre o nosso melhor. Diante dos nossos compromissos, infelizmente não conseguimos nos despedir, mas tenho certeza que nosso Pai te encaminhará na luz junto ao Senhor Jesus! Descanse em paz meu irmão Chrystian”. O velório de Chrystian ocorrerá nesta quinta-feira (20), no Cerimonial Ossel, em São Caetano do Sul. A cerimônia, aberta ao público, será das 11h às 16h, com sepultamento previsto para às 17h.

Chrystian dedicou 60 anos de sua vida à música sertaneja, construindo uma carreira brilhante e marcada por inúmeros sucessos. O artista tinha um show marcado para sábado (22) em Franco da Rocha, na Grande São Paulo. Sua voz inconfundível e sua paixão pela música trouxeram alegria e emoção aos fãs em todo o Brasil. ✨ 👏👏👏

#morrechrystian 🖤
#lutoporchrystian 🥀
#adeuschrystian 👋

🧭 Concepção e elaboração do post 📝 José Ricardo 🖋️ professor e historiador.

📖 Fontes consultadas para a postagem:

💻 Portais G1 e UOL
📻 Perfil da Rádio Band FM
🎼 Dicionário Cravo Albin da Música Popular Brasileira

⏳#muitahistoriapracontar⌛

quarta-feira, 12 de junho de 2024

HOJE NA HISTÓRIA - 12.06.24 - Morre a Atriz Ilva Niño

🖤 🎬📺 👵 📺🎭 🖤

✝️ LUTO 😞 Mina, Epifânia, Cândida, Teresa... quantas personagens ela deu vida! Infelizmente, ILVA NIÑO nos deixou nesta manhã de quarta-feira, 12 de junho de 2024, aos 89 anos. Niño estava internada no Hospital Quali, em Ipanema, desde o dia 13 de maio, quando passou por uma cirurgia cardíaca. Seu falecimento se deu em decorrência de complicações respiratórias, digestivas e renais. Com muitos anos de carreira na televisão, a atriz protagonizou mais de trinta novelas, além de séries e teatro. A atriz completaria 90 anos em 15 de novembro.

A atriz nasceu em Floresta, Pernambuco, em 1937, onde começou sua carreira. Começou nas artes cênicas ainda na escola, participou de um curso de teatro grego ministrado pelo autor Ariano Suassuna (1927-2014) e se apaixonou pela profissão.

A personagem mais famosa interpretada por Ilva Niño foi, sem dúvidas, Mina, da novela Roque Santeiro, que fez grande sucesso em 1985. A personagem era uma empregada doméstica confidente da viúva Porcina (interpretada por Regina Duarte), uma das protagonistas da trama e conquistou seu espaço junto ao público.

Ela também atuou em “Gabriela” (1975), “Pecado Capital” (1975) “Bebê a Bordo” (1988), “Pedra sobre Pedra” (1992), “Terra Nostra” (1999), “Senhora do Destino” (2004), “Alma Gêmea” (2005) e diversos outros títulos. Atualmente, a atriz pode ser vista como a Epifânia, na reprise de "Cheias de Charme" na TV Globo. 

Ilva foi casada com Luiz Mendonça, também já falecido, e teve um filho chamado Luiz Carlos Niño. O local e a hora da cremação do corpo ainda não foram determinados. A atriz deixa seu legado como uma das mais populares, impactando diversas gerações e representado personagens afetivos e de conexão com o público. Lamentamos a perda grande para a arte brasileira. Descanse em paz, Ilva 😥🥀💔 👏👏👏

#morreilvanino 🖤
#lutoporilvanino 🥀
#adeusilvanino 👋

🧭 Concepção e elaboração do post 📝 José Ricardo 🖋️ professor e historiador.

📖 Fontes consultadas para a postagem:

📰 Memória Globo
💻 Portais G1, R7, e UOL
📰 Jornais Folha de São Paulo e O Globo

👉 Para saber mais sobre o ator Paulo César Pereio, que faleceu recentemente, acesse:


⏳#muitahistoriapracontar⌛

sábado, 8 de junho de 2024

HOJE NA HISTÓRIA - 08.06.24 - Morre a Professora e Escritora Nelly Carvalho

😭⚰️ 📖✍️ 👩‍🦰 📖✍️ ⚰️😭

✝️ LUTO 😞 A cultura pernambucana amanheceu mais empobrecida hoje, dia 8 de junho de 2024, com a partida da professora, escritora e linguista NELLY CARVALHO, que faleceu no Hospital Memorial Star, no bairro da Boa Vista, no Centro do Recife (onde estava internada desde o dia 7), aos 88 anos. A causa da morte foi um choque séptico provocado por broncopneumonia. Com um vasto currículo em sua brilhante carreira acadêmica, Nelly Carvalho é considerada uma das principais autoridades nacionais em Linguística Histórica.

Nelly Carvalho era professora Emérita da Universidade Federal de Pernambuco, professora da Universidade Católica de Pernambuco (a partir de 2014), possuía curso de graduação (1957), mestrado (1982) e doutorado (1993) em Letras pela Universidade Federal de Pernambuco. Em passado recente era Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem, atuando na Linha de Pesquisa denominada Processos de Organização Linguística e Identidade Social; fez parte da diretoria da Aliança Francesa, professora aposentada da Universidade Federal de Pernambuco, membro do Conselho Científico da Revista Investigações, como também da Coleção Linguagens da Editora Prismas (Curitiba).

Tinha experiência na área de Linguística, com ênfase em Linguística Histórica – atuando, principalmente, nos seguintes temas: Publicidade, Cultura, Léxico, Linguagem e Língua Portuguesa. Algumas obras publicadas: Empréstimos linguísticos (1989), O Texto Publicitário Na Sala De Aula (2014), Princípios Básicos De Lexicologia (2016), entre outros.

Além de sua notável trajetória acadêmica, Nelly Carvalho também desempenhou um papel fundamental na educação em nosso Estado. Ela atuou como vice-presidente do Conselho Estadual de Educação de Pernambuco (CEE-PE) no período de 30 de maio de 2006 a 12 de maio de 2008. Sua dedicação e compromisso com a educação se estenderam por vários mandatos como conselheira estadual de educação, nos períodos de 1998-2004, 2004-2008, 2010-2014 e 2014-2018.

Nelly Carvalho marcou também presença relevante na imprensa pernambucana assinando artigos periódicos em jornais (era colunista do Jornal do Commércio desde 1983) e em publicações universitárias.

Em 2014, Nelly ganhou o título de professora emérita da UFPE, sendo a primeira mulher a obter a condecoração. Aposentada pela UFPE, Nelly Carvalho seguiu na sala de aula, sendo professora dos cursos de Mestrado e Doutorado em Ciências da Linguagem da Universidade Católica (Unicap).

Em 2018, Nelly foi homenageada pelo curso de Letras e pelo PPGCL na abertura da XXI Semana de Estudos Linguísticos e Literários da Unicap. “A sala de aula sempre me deu entusiasmo para seguir em frente. Ser professora é uma maneira de me doar aos outros”, disse ela, na ocasião.

Com essa ampla bagagem e com quase dez livros publicados, a professora foi eleita para a Academia Pernambucana de Letras, ocupando, desde dezembro de 2015, a cadeira de número 26, antes ocupada pelo romancista Gilvan Lemos. A escritora também integrou o Conselho Editorial da Companhia Editora de Pernambuco (Cepe) de 2011 a 2015.

Viúva do engenheiro civil e empresário Roberto Caldas Pereira de Carvalho, Nelly deixa quatro filhos - Teresa, Roberto, Ricardo e Sílvia - e seis netos - Bernardo, Raphael, Victor, Filipe, Luana e Alice. Pela sua trajetória acadêmica e vasta produção literária, Nelly deixa uma lacuna que dificilmente será preenchida no cenário intelectual pernambucano. Seu legado, porém, jamais será esquecido! ✨ 👏👏👏

#morrenellycarvalho 🖤
#lutopornellycarvalho 🥀
#adeusnellycarvalho 👋

🧭 Concepção e elaboração do post 📝 José Ricardo 🖋️ professor e historiador.

📖 Fontes consultadas para a postagem:

📰 Jornal Diário de Pernambuco.
💻 Portais G1-Pernambuco e Folha de Pernambuco.

👉 Para saber mais sobre outros membros da Academia Pernambucana de Letras já falecidos, acesse:



⏳#muitahistoriapracontar⌛

sexta-feira, 7 de junho de 2024

HOJE NA HISTÓRIA - 07.06 24 - 1 Ano da Inauguração do I.F. - Campus Paulista

📚 📐  👨‍🏫 👩🏽‍🏫  📝 🧮

🏤 Num dia como hoje, 7 de junho, há exatamente um ano, eram inauguradas as instalações definitivas do INSTITUTO FEDERAL - campus Paulista, onde antigamente existia o campo de aviação, na avenida Brasil, no bairro de Maranguape I, com a presença presidente Luís Inácio Lula da Silva, e alguns ministros. A cerimônia contou também com a presença da governadora do Estado, Raquel Lyra, e do prefeito do município Yves Ribeiro, que entregou ao presidente a comenda padre João Ribeiro, a mais alta condecoração do município.

O IFPE-Campus Paulista faz parte da terceira fase de expansão da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, instituída pela Lei nº 11.195/2005. Fruto de um compromisso firmado entre o governo federal e o poder executivo municipal em agosto de 2011, o Campus Paulista foi inaugurado no dia 16 de outubro de 2014, com sede provisória nas instalações da Faculdade de Saúde de Paulista – FASUP. Como planejamento estratégico para atender melhor a demanda local, o IFPE contratou uma consultoria para levantar as necessidades do mercado da região e também realizou uma audiência pública no município para ouvir os interesses da população.

Hoje, no município de Paulista, predominam atividades ligadas aos setores de serviços, comércio e indústria. O turismo também é responsável pela atração de empreendimentos para o município com a implantação de hotéis, restaurantes, pontos comerciais e marinas.

Nesse cenário, o Campus Paulista oferece, atualmente, os seguintes cursos:

📚 Curso Superior de Tecnologia em Processos Gerenciais;
📚 Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas;
📚 Curso Técnico em Administração;
📚 Curso Técnico em Manutenção e Suporte em Informática;
📚 Curso de Qualificação Profissional (PROEJA) de Assistente Administrativo e 
📚 Curso de Qualificação Profissional  (PROEJA) de Operador de Computador.

Com área total de 6,4 mil metros quadrados, o campus conta com bloco administrativo, biblioteca, auditório, 16 salas de aula, 12 laboratórios, área de convivência, 46 docentes, 30 técnicos-administrativos em educação e 1.125 estudantes matriculados em diferentes cursos. A instituição também faz busca ativa nos territórios campesinos (Mata do Ronca) a fim de potencializar o ingresso dessas pessoas na escola. 

#1anodainauguracaodoifpaulistape
#historiadaeducacaobrasileira

🧭 Concepção e elaboração do post 📝 José Ricardo 🖋️ professor e historiador.

📖 Fonte consultadas:

💻 Site do Ministério da Educação
🖱️ Portal dos Institutos Federais em Pernambuco

🎥 Para assistir à cerimônia de inauguração, acesse:


👉 Para saber mais sobre Luís Inácio LULA da Silva, acesse:


⏳#muitahistoriapracontar⌛

quinta-feira, 6 de junho de 2024

HOJE NA HISTÓRIA - 06.06.24 - 206 Anos da Criação do Museu Real - Atual Museu Nacional

📜⏳❤️ 🏤 ❤️⌛📜

🤴🏛️ A presença da corte joanina no Brasil entre 1808 e 1821 deixou marcas indeléveis para as artes e a cultura brasileiras, sendo uma delas a criação em 6 de junho de 1818, completando hoje seus 206 anos, do Museu Real (hoje denominado Museu Nacional) com a função de "propagar os conhecimentos e estudos das ciências naturais no Reino do Brasil que encerra em si milhares de objetos dignos de observação e exame e que podem ser empregados em benefício do comércio, da indústria e das artes" (trecho do decreto de criação do museu). Foi nomeado como seu primeiro diretor Frei José Batista da Costa Azevedo, franciscano e professor de botânica e zoologia da Academia Real Militar. Para seu estabelecimento, foi adquirida pela Coroa uma casa oferecida pelo influente comerciante João Rodrigues Pereira de Almeida, futuro barão de Ubá, no campo de Santana, localizado na Praça da República, no centro da cidade do Rio de Janeiro. Em 1892 o museu foi transferido do campo de Santana para o Palácio de São Cristóvão, na Quinta da Boa Vista, cujas dependências serviram como residência da Família Real Portuguesa de 1808 à 1822. O museu abrigou também a Família Imperial brasileira de 1822 à 1889 e sediou a primeira Assembleia Constituinte Republicana entre os anos de 1889 a 1891. Em 1946, o Museu foi incorporado à UFRJ (na época Universidade do Brasil) pelo Decreto-Lei 8.689, de 16 de janeiro. Em 2018, quando deveria comemorar seu bicentenário, o Museu Nacional sofreu com um incêndio no dia 2 de setembro que atingiu obras e peças raras, além de sua estrutura, perdendo 85% de seu acervo, uma tragédia museológica que consumiu 537 mil livros, fora múmias que foram presenteadas a D. Pedro II e todo o material botânico coletado desde os tempos da imperatriz Teresa Cristina. A apuração das causas do incêndio apontou para o sobreaquecimento do ar condicionado provocado por um curto-circuito. O incêndio durou sete horas e não teve vítimas humanas. O único objeto que conseguiu resistir ao fogo foi o meteorito de Bedengó, o maior encontrado no Brasil, que foi encontrado intacto entre os escombros. O local atualmente passa por um processo de restauração e já possui mais de 10 mil peças resgatadas. Parte do Museu Nacional, foi reaberto em 2022, dentro das comemorações do Bicentenário da Independência do Brasil. Os visitantes puderam conferir uma exposição de fotografias de esculturas em tendas montadas e também como ficou o jardim em frente a fachada principal. A reabertura total está programada para abril de 2026, de acordo com o diretor da instituição, Alexander Kellner. 👏👏👏

#206anosdomuseunacional
#historiamuseologicabrasileira
#AcervoseMuseusBrasileiros

🧭 Concepção e elaboração do post 📝 José Ricardo 🖋️ professor e historiador.

👉 Para saber mais sobre o incêndio no Museu Nacional, acesse:



📽️ Assistam também o vídeo que está no meu canal:


⏳#muitahistoriapracontar⌛

domingo, 2 de junho de 2024

HOJE NA HISTÓRIA - 02.06.24 - 30 Dias para o Bicentenário da Confederação do Equador de 1824

💣⚔💥 3️⃣0️⃣ 💥⚔️💣

📆⌛ A partir de hoje, 2 de junho de 2024, começa a contagem regressiva de 30 dias para as comemorações do BICENTENÁRIO DA CONFEDERAÇÃO DO EQUADOR, movimento separatista, liderado por Manuel de Carvalho Pais de Andrade e Joaquim do Amor Divino Rabelo, mais conhecido como Frei Caneca, iniciado em 2 de julho de 1824, na então província de Pernambuco. Seu objetivo principal era separar as províncias do nordeste (Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Alagoas e Pernambuco) do restante do país, adotando um regime republicano e federalista.

O autoritarismo de D. Pedro I, a crise econômica decorrente da queda das exportações do açúcar, a situação de miséria da população; e a nomeação de Francisco Paes Barreto, que era contrário às forças políticas da região, para a presidência da província de Pernambuco.

Na descrição da viajante Maria Graham, o ambiente na província pernambucana, guardadas as proporções, era semelhante ao que se sentia na França no tempo da Revolução Francesa. Muitos olhos espreitavam e muitos ouvidos permaneciam atentos, pelos cantos, sempre à espera de armadilhas e traições.

Os líderes mais democráticos defendiam a extinção do tráfico negreiro e mais igualdade social para o povo. Essas ideias assustaram os latifundiários que abandonaram o movimento. O governo de D. Pedro I comandou violenta repressão à Confederação do Equador. Atacados por mar e terra, os revoltosos foram definitivamente derrotados em 29 de novembro de 1824.

Diversos líderes foram presos e condenados à morte. Pais de Andrade refugiou-se na Inglaterra. O jornalista baiano Cipriano Barata foi preso. Frei Caneca acabou sendo fuzilado em 13 de janeiro de 1825, no Forte das Cinco Pontas, no Recife, porque ninguém aceitou ser o carrasco para enforcá-lo. Como forma de repressão, D. Pedro I tirou da província de Pernambuco a Comarca de São Francisco, passando-a para a Bahia. 😤😠😡

#30diasparaobicentenariodaconfederacaodoequador
#200anosdaconfederacaodoequador
#bicentenariodaconfederacaodoequador
#historiadepernambuco
#confederacaodoequador

🧭 Concepção e elaboração do post 📝 José Ricardo 🖋️ professor e historiador.

👉 Para saber mais a Confederação do Equador de 1824, acesse:





⏳#muitahistoriapracontar⌛

NOSSA LOGO OFICIAL DA REDE MUITA HISTÓRIA PRA CONTAR

O projeto "MUITA HISTÓRIA PRA CONTAR" surgiu da necessidade de levar às pessoas conhecimento e informação pautadas no conhecimento...