domingo, 26 de maio de 2024

HOJE NA HISTÓRIA - 26.05.24 - 200 Anos do Encontro entre José Silvestre Rebello e James Monroe nos E.U.A.

🇧🇷📜 2️⃣0️⃣0️⃣ 📜🇧🇷

🇺🇸🤝 Num dia como hoje, 26 de maio, há exatamente 200 anos, um dos mais importantes passos para o reconhecimento externo da emancipação política do Brasil foi dado, quando o diplomata José Silvestre Rebello (1777-1844) foi recebido pelo próprio presidente dos Estados Unidos da época, James Monroe (autor da Doutrina Monroe que defendia "A América para os Americanos", numa clara alusão de que os países do continente fossem governados pelos próprios americanos e não por europeus) com credenciais em nome do governo brasileiro. Rebello foi designado encarregado de negócios em Washington em 21 de janeiro de 1824, e chegou ao seu futuro posto a três de abril do mesmo ano. Ele foi com instruções precisas, dentre as quais se destacavam três principais eixos: obter o reconhecimento formal do Império pelo governo norte-americano; sondar as possibilidades de um tratado de aliança defensiva e ofensiva entre os Estados Unidos e o Brasil, receoso de um conflito com Portugal; negociar a aquisição de navios para equipar a nascente armada nacional. Merece registro a forma como Silvestre Rebello procurou, logo ao chegar os Estados Unidos, estabelecer vínculos com entidades culturais e científicas. Como reflexo desta atividade, foi feito membro honorário do Columbia Institute, entidade científica depois absorvida pela Smithsonian Institution, ao qual fez doações de livros e coleções botânicas. Silvestre Rebello foi ainda membro da Maryland Academy of Sciences and Literature e da Maryland Agricultural Society. Fez doações de livros a várias instituições, inclusive à Biblioteca do Congresso Norte-Americano. De volta ao Brasil em 1829, foi membro da Sociedade Auxiliadora da Indústria Nacional e sócio fundador do Instituto Histórico Geográfico Brasileiro (IHGB). Faleceu em 1844, na cidade do Rio de Janeiro. Os Estados Unidos da América são a primeira nação a reconhecer a Independência e o Império do Brasil, conforme comunicado do plenipotenciário (embaixador) brasileiro datado de 31 de maio de 1824. 🙋‍♂️🇧🇷🙋🏽‍♀️

#200anosdoencontroentrerebelloemonroe
#processodeemancipacaopoliticadobrasil
#reconhecimentoexternodaindependencia

🧭 Concepção e elaboração do post 📝 José Ricardo 🖋️ professor e historiador.

🖼️ A imagem escolhida para retratar o post foi a de José Silvestre Rebello.

👉 Para saber mais sobre o reconhecimento externo da Independência do Brasil, acesse:





⏳#muitahistoriapracontar⌛

quarta-feira, 22 de maio de 2024

HOJE NA HISTÓRIA - 22.05.24 - 65 Anos da Revolta das Barcas em Niterói

🌊👊 ⚓ 👊🌊

💣💥⛵ Num dia como hoje, 22 de maio, há 65 anos, na cidade de Niterói, Rio de Janeiro, ocorreu a REVOLTA DAS BARCAS, um levante popular contra o sistema hidroviário da cidade. A revolta, além de seis mortos e 118 feridos, resultou na depredação e incêndio tanto do patrimônio das barcas quanto da residência da família de empresários que administrava o serviço, o Grupo Carreteiro, e terminou com intervenção federal e estatização das barcas.

Na época anterior à construção da ponte Rio-Niterói, a principal ligação entre essas duas cidades era por meio das barcas, que transportavam 100 mil pessoas por dia, principalmente trabalhadores indo de casa em Niterói para o trabalho na capital fluminense. Desde 1953, as barcas eram administradas pelo Grupo Carreteiro, que modernizou o serviço, mas começou a cobrar cada vez mais pela tarifa, sem resolver os problemas de superlotação e atraso. Ao mesmo tempo, reivindicava mais subsídios do governo, alegando prejuízo, embora o enriquecimento da família dona do grupo fosse cada vez mais aparente. Para completar, os administradores não cumpriram o acordo para aumentar o salário dos funcionários, que entraram em greve na noite de 21 de de maio.

Fuzileiros navais então foram chamados para suprir o transporte, mas seus barcos não tinham capacidade suficiente, e pela manhã a aglomeração começou a crescer. Os militares tentaram controlar a multidão com agressões e as pessoas reagiram jogando pedras. A resposta foi uma rajada de metralhadora para o alto. Foi o estopim da revolta. As barcas foram depredadas, e a estação, incendiada. De lá, as pessoas seguiram para o escritório do grupo, jogaram móveis e documentos na rua e colocaram fogo em tudo.

A população seguiu posteriormente para a residência da família do Grupo Carreteiro. Os imóveis foram saqueados e incendiados e o conflito só terminou com o envio de tropas do Exército. De acordo com o noticiário da época a revolta durou 16 horas e deixou 5 mortos e 126 feridos (há controvérsias quanto ao número de vítimas).

Finalmente, os militares conseguiram dominar a situação, chamada pela imprensa de “uma pequena Bastilha”. A revolta deixou seis mortos e mais de 180 feridos, além dos danos materiais. Após a Revolta das Barcas, o transporte foi estatizado, as tarifas foram reduzidas e os serviços foram expressivamente melhorados. Foi encomendada a construção de seis novas embarcações com capacidade para 2 mil passageiros, dentre elas a "Vital Brasil", inaugurada em 1963. A partir de 2012, as barcas passaram a ser operadas mediante uma concessão estadual. 🌊⛵🌊

#65darevoltadasbarcas
#historiadosmeiosdetransportenobrasil
#geografiadacirculacao

🧭 Concepção e elaboração do post 📝 José Ricardo 🖋️ professor e historiador.

👉 Para saber mais sobre a greve dos caminhoneiros de 2018, outro protesto relacionado com a questão dos meios de transporte no Brasil, acesse:


⏳#muitahistoriapracontar⌛

segunda-feira, 20 de maio de 2024

HOJE NA HISTÓRIA - 20 de MAIO - Dia Mundial das Abelhas 🐝

🐝 🍯 🍀 🍯 🐝

🐝 No dia 20 de maio celebramos o Dia Mundial das Abelhas, que desempenham um papel fundamental na polinização de plantas, garantindo a reprodução de muitas espécies vegetais, incluindo aquelas que produzem alimentos que consumimos diariamente. 

A data comemorativa foi estabelecido pela ONU durante a Assembleia Geral das Nações Unidas em dezembro de 2017 e é comemorada todo dia 20 de maio desde 2018. O dia escolhido foi uma homenagem ao esloveno Anton Jansa, nascido em 20 de maio de 1734. Ele foi pioneiro na criação e uso de técnicas modernas da Apicultura (além de ser um exímio pintor).

Você sabe a importância das abelhas?🤔 Elas tem papel importante na natureza para:

🍀 Polinização: as abelhas são essenciais para polinizar plantas, garantindo a produção de alimentos.
☕️ Segurança Alimentar: elas são responsáveis por um terço dos alimentos que consumimos.
🌱 Biodiversidade: contribuem para a diversidade e equilíbrio dos ecossistemas.
💰 Economia: a apicultura e a polinização comercial são importantes economicamente.
🌳 Sensibilidade Ambiental: o declínio das abelhas indica problemas ambientais como perda de habitat e uso de pesticidas.

Por vezes podem as abelhas podem parecer assustadoras, mas a sua ausência teria um impacto enorme no nosso ecossistema! Por exemplo, a sua ausência pode acabar com espécies como café, maçãs, amêndoas, tomates, cacau, entre outros alimentos. Com o desaparecimento da espécie e, por consequente, de algumas plantas, uma gama de herbívoros, como os insetos, coelhos e veados, também passariam fome!

Esta data é uma oportunidade para reconhecer a importância vital desses pequenos polinizadores para o nosso ecossistema. Vamos proteger e preservar esses preciosos insetos, garantindo um futuro sustentável para todos! 🌳🌿🌎🌱🌳🌿

#DiaMundialdaAbelha #Polinizadores #Sustentabilidade #Abelhas

🧭 Concepção e elaboração do post 📝 José Ricardo 🖋️ professor e historiador.

⏳#muitahistoriapracontar⌛

domingo, 19 de maio de 2024

HOJE NA HISTÓRIA - 19.05.24 - 207 Anos da Morte do Padre João Ribeiro - Herói da Revolução Pernambucana de 1817

🖤💒⚰️ 👨🏻‍🦰 ⚰️💒🖤

🖤😥 Num dia como hoje, 19 de maio, há 207 anos, se suicidava, na capela de Nossa Senhora da Conceição, no Engenho Paulista, na cidade do Paulista, Pernambuco, o padre JOÃO RIBEIRO, uma das principais lideranças da Revolução Pernambucana de 1817, e autor da bandeira do Estado de Pernambuco (juntamente com o pintor José Alves). Após sua morte seu corpo foi profanado pelas tropas do vice-almirante Rodrigo Lobo, e sua cabeça exposta no pelourinho em Recife durante dois anos. Quase dois séculos depois seu crânio repousaria na principal igreja da cidade.

João Ribeiro Pessoa de Melo Montenegro nasceu no distrito de Tracunhaém, Capitania de Pernambuco, em 28 de fevereiro de 1766. Filho de uma família distinta, acabou por seguiu a carreira religiosa. Tornou-se então auxiliar do monsenhor Manuel Arruda Câmara, naturalista de grande renome e fundador do Areópago de Itambé, primeira loja maçônica do Brasil. O Padre João Ribeiro, que trabalhava como desenhista botânico nas suas expedições científicas, tornou-se seguidor de seus ideais libertários.

Quando explodiu a Revolução Pernambucana de 1817, padre João Ribeiro foi nomeado representante do clero no novo governo que foi formado. Após a derrota na batalha do Engenho Trapiche – 13 de maio de 1817 – as tropas republicanas retiraram-se do Recife, pretendendo prosseguir com a luta no interior. E o padre João Ribeiro as acompanhou, servindo de capelão.

Na noite do dia 19, contudo, arranchados no Engenho Paulista, os líderes republicanos concluíram que a causa estava perdida. Não havia condições de seguir adiante e a coluna se dissolveu, com cada um tomando seu próprio rumo, em busca de esconderijo. Padre João Ribeiro, no entanto, em vez de tentar fugir preferiu se matar, enforcando-se nas cordas que sustentavam a lamparina na capelinha do engenho.

Em 1819, o crânio foi retirado da praça pelo francês Felix Naudin, que exerceu a função de comerciante no Recife e foi cônsul da França em Pernambuco. Depois, ele doou a relíquia ao amigo Francisco Cavalcanti de Mello, parente do padre. Quando Francisco Cavalcanti faleceu, o sócio do Instituto Arqueológico Luiz da Costa Porto Carrero pediu o crânio à família e entregou à instituição, fundada em 1862.

A diretoria do Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico Pernambucano (IAHGP) entendeu que sem o sepultamento, o castigo do Padre João Ribeiro seria perpetuado e, junto ao Governo do Estado, à Arquidiocese de Olinda e Recife, ao Vigário Administrador da Paróquia (Pe. Valdemir José), e ao Prefeito do Município de Paulista-PE (Antônio Speck), resolveram sepulta-lo dignamente e de modo cristão.

Em 29 de outubro de 2001, o crânio do Padre João Ribeiro, numa urna de bronze foi enterrado num túmulo construído especialmente para ele dentro da igreja de Santa Isabel Rainha de Portugal, no Centro de Paulista, à esquerda de quem entra no templo.

A nova sepultura na igreja de Santa Isabel é lacrada por uma placa de granito. Do lado esquerdo fica uma placa de bronze, contando a história da luta do religioso, e, no lado direito, um brasão em bronze com representações das Armas e Honras do Estado de Pernambuco, feito pelo escultor Jobson Figueiredo. Enfim, Paulista deu honrarias e o descanso merecido ao herói da Revolução Pernambucana de 1817, que, antes, em seu solo, pôs fim à sua vida, num gesto nobre de patriotismo.

A honraria mais importante da cidade do Paulista, recebeu o nome de "comenda João Ribeiro", e deveria ser concedida à personalidades relevantes para a História da cidade, o que nem sempre acontece. Até alguns anos atrás, a data do seu nascimento era feriado municipal, depois virou ponto facultativo, e finalmente trocado em 2014 pelo "dia da consciência evangélica" (31 de outubro). A memória do revolucionário, padre, maçom, herói de 1817, autor da bandeira, precisa e muito ser preservada e lembrada para que não caía no esquecimento. Viva João Ribeiro!!! 👏👏👏👏👏👏

#207anosdamortedopadrejoaoribeiro
#historiadarevolucaopernambucanade1817
#PadreJoaoRibeiroHeroide1817

🧭 Concepção e elaboração do post 📝 José Ricardo 🖋️ professor e historiador.

👉 Para saber mais sobre o padre João Ribeiro Pessoa, acesse:







⏳#muitahistoriapracontar⌛

sexta-feira, 17 de maio de 2024

HOJE NA HISTÓRIA - 17 de MAIO - Dia Internacional da Internet

📡💻 🌐 💻📡

🛜 Hoje, dia 17 de maio, celebramos o DIA INTERNACIONAL DA INTERNET! No mundo da comunicação digital, o acesso à informação tornou-se imediato e em qualquer lugar. Entre vantagens e benefícios, há também bastantes riscos e grandes desafios. Esta data visa fazer uma reflexão sobre as potencialidades e desafios das novas tecnologias na vida dos cidadãos.

Em 17 de maio de 1865, vinte países se reuniram para discutir o crescimento do telégrafo, sistema que transmitia mensagens em longas distâncias de maneira rápida e confiável. O encontro buscava estabelecer acordos para expandir as redes e formar uma conexão internacional. Sendo assim, na data, foi criada a União Internacional de Telecomunicações (UIT), uma agência especializada da ONU.

O Dia da Internet foi realizado pela primeira vez a 25 de outubro de 2005. No mês seguinte, em Tunes, a Cimeira Mundial sobre a Sociedade da Informação (WSIS) decidiu sugerir à ONU um Dia da Internet para celebrar a Internet em todo o mundo. A ONU concordou em designar o dia 17 de maio como um dia dedicado às telecomunicações, incluindo o Dia Mundial das Telecomunicações e da Sociedade da Informação, para promover a importância da tecnologia da informação e das comunicações e as diversas questões relacionadas com a sociedade da informação que a CMSI levantou.

Em março de 2006, a Assembleia Geral adotou a Resolução A/RES/60/252, que proclamou que as Telecomunicações Mundiais e a Sociedade da Informação seriam realizadas anualmente a 17 de maio. A primeira vez que a data foi comemorada em conjunto foi em 17 de maio de 2006.

A internet teve origem no decurso da segunda guerra mundial, nos finais dos anos 60, tendo como objetivo criar um canal de comunicação específico para os serviços militares norte-americanos.

O advento da internet originou uma grande mudança no dia-a-dia das pessoas, na forma como comunicam entre si, como procuram e recebem informação, compram bens e serviços, entre muitas outras ações do cotidiano.

A internet revolucionou a forma como nos comunicamos, trabalhamos, aprendemos e nos divertimos. É uma ferramenta poderosa que nos conecta com o mundo inteiro, permitindo-nos aceder a uma quantidade infinita de informações e oportunidades.

Deixamos alguns conselhos que devem ser adotados para uma internet melhor:

🔑 Use senhas complexas
🔑 Diversifique as senhas usadas
🔗 Tenha cuidado ao clicar em links
👥 Avalie as solicitações de amizade
📱📲 Tenha cuidado com as informações que compartilha
📍 Tenha cautela ao compartilhar a sua localização em postagens

No entanto, também enfrentamos desafios, como a segurança online, a privacidade dos dados e a disseminação de desinformação. É importante estarmos conscientes dessas questões e trabalharmos juntos para tornar a internet um espaço seguro e inclusivo para todos. 😄🌍📱

#DiaInternacionaldaInternet #DiadaInternet #17demaio #InternetDay #May17 #Internet

🧭 Concepção e elaboração do post 📝 José Ricardo 🖋️ professor e historiador.

👉 Para saber mais sobre as três principais redes sociais – Facebook, Instagram, Twitter – , acesse:




⏳#muitahistoriapracontar⌛

quinta-feira, 16 de maio de 2024

HOJE NA HISTÓRIA - 16.05.24 - Morre o Comentarista Esportivo Silvio Luiz

😭 ⚽ 🎤 👴 📻 ⚽ 😭

✝️ LUTO 😞 O esporte brasileiro está ainda mais de luto. Morreu nesta quinta-feira (16 de maio) o locutor esportivo SILVIO LUIZ, um dos mais icônicos narradores esportivos do Brasil, conhecido por seu estilo irreverente e que ao longo da carreira colecionou bordões inesquecíveis, como por exemplo, "Olho no lance!", "Pelo amor dos meus filhinhos", "Foi, foi, foi, foi, foi ele!", etc.

O ex-árbitro vinha passando por problemas de saúde desde o dia 7 de abril, quando se sentiu mal e foi socorrido durante a transmissão da final do da final do Campeonato Paulista entre Palmeiras e Santos, no Allianz Parque. Desde então, seu estado de saúde se deteriorou. Ele estava internado no Hospital Oswaldo Cruz  onde morreu em decorrência de falência de múltiplos órgãos.

Nascido em 14 de julho de 1934, em São Paulo, Silvio veio de uma família de artistas. Sua mãe, Elizabeth Darcy, foi atriz, radialista, locutora e apresentadora. Seguindo os passos de sua irmã Verinha Darcy, uma das primeiras atrizes-mirins da TV brasileira, ele tentou a carreira de ator estrando no papel de "Julinho" na primeira versão da novela Éramos Seis. Depois de alguns outros papéis, ele se formou na escola de árbitros de futebol e atuou de 1965 a 1970, sendo um dos assistentes na inauguração do estádio do Morumbi, em 1970.

Silvio se destacou mesmo como comentarista esportivo e participou da transmissão de seis Copas do Mundo e nove Olimpíadas, além de apresentar programas esportivos no Grupo Bandeirantes, na Record, no SBT e na RedeTV!, sempre mantendo seu humor característico. Recebeu diversos prêmios ao longo de sua carreira, reconhecendo sua contribuição ao jornalismo esportivo brasileiro.

Além de Silvio Luiz, morreu também hoje Antero Greco, que desde 2000 ocupava a bancada do tradicional SportsCenter, da ESPN; e ontem faleceu Washington Rodrigues, o Apolinho, que autou como narrador esportivo nas rádios Rádio Globo, Rádio Nacional e Rádio Tupi.

Silvio era casado com a cantora Márcia desde 1989 e deixa três filhos: Alexandre, Andréa e André. Sua voz ressoará para sempre e jamais será esquecida. As alegrias transmitidas ficarão eternamente marcadas. Sua voz e entusiasmo continuarão vivos na memória de todos os apaixonados pelo esporte. ✨ 👏👏👏

#morresilvioluiz 🖤
#lutoporsilvioluiz 🥀
#adeussilvioluiz 👋

🧭 Concepção e elaboração do post 📝 José Ricardo 🖋️ professor e historiador.

📖 Fontes consultadas:

💻 Portais GE, R7 e UOL.
📺 Canal History Channel do Brasil
📰 Jornais O Globo e Folha de São Paulo.

⏳#muitahistoriapracontar⌛

domingo, 12 de maio de 2024

HOJE NA HISTÓRIA - 12.05.24 - Morre o Ator Paulo César Pereio

🖤 🎬📺 👴 📺🎭 🖤

✝️ LUTO 😞 O ator PAULO CÉSAR PEREIO morreu aos 83 anos neste domingo (12), no Rio de Janeiro. Um dos grandes nomes do cinema brasileiro, ele teve trabalhos marcantes na TV e no teatro. Pereio tratava uma doença hepática avançada e foi levado de madrugada ao hospital, já em estado grave. A informação foi confirmada em um post de seu amigo Stepan Nercessian.

Ao longo da carreira, participou de novelas e de mais de 60 filmes, entre eles obras dos cineastas Glauber Rocha, Héctor Babenco, Arnaldo Jabor, Hugo Carvana e Ruy Guerra. Conhecido também pela voz marcante, o artista nasceu em Alegrete, no interior do Rio Grande do Sul. Desde o início da pandemia da Covid, em 2020, ele vivia no Retiro dos Artistas.

De voz grave e inconfundível, Pereio foi uma figura notável no cinema, tendo atuado em quase 100 filmes, como Os Fuzis, Terra em Transe, Toda Nudez Será Castigada, Vai Trabalhar Vagabundo, A Estrela Sobe, Lúcio Flávio O Passageiro da Agonia, A Dama do Lotação, Tudo Bem, Eu Te Amo, Bar Esperança, Rio Babilônia, Dias Melhores Virão, Navalha na Carne, Árido Movie e tantos outros.

Foram várias pequenas participações em novelas (Gabriela, Roque Santeiro, O Salvador da Pátria, A Viagem, etc), e raros personagens fixos - como o Da Mata de Partido Alto, em 1984. Pereio, junto com Lara de Lemos, foi o criador do Hino da Legalidade em 1961.

Paulo César Pereio foi casado com Cissa Guimarães e teve dois filhos com ela.

Ele foi irascível, indomável, genial. Um ator completo e símbolo de que a melhor arte é sempre incômoda, forte, rebelde. Testemunhou e atuou no que de mais marcante nossa cultura cênica produziu nas últimas seis décadas. Fez cinema, teatro, novelas (muitas), sempre com assinatura própria, a voz grave e improvisos brilhantes. Sua partida é uma perda imensa para o Brasil. Pereio era a cara, a voz, a ginga, a bossa, a força, a malícia e a malandragem do cinema brasileiro, para o bem e para o mal. Vai descansar, vagabundo, na luz e na paz! ✨ 👏👏👏

#morrepaulocesarpereio 🖤
#lutoporpaulocesarpereio 🥀
#adeuspaulocesarpereio 👋

🧭 Concepção e elaboração do post 📝 José Ricardo 🖋️ professor e historiador.

📖 Fontes consultadas:

💻 Portais G1, R7 e UOL.
📰 Jornais O Globo e Folha de São Paulo.

⏳#muitahistoriapracontar⌛

sexta-feira, 10 de maio de 2024

HOJE NA HISTÓRIA - 10.05.24 - 25 Anos do Fechamento da Rede Manchete

📡  📺 🔚  🥺

🎥 Num dia como hoje, 10 de maio, há 25 anos, encerravam as transmissões da REDE MANCHETE, marcando assim o fim de sua trajetória, causada por uma crise financeira iniciada no final do ano de 1998. Seus programas ficaram mais alguns dias no ar, mas o nome Rede Manchete já não era mais utilizado.

Em 5 de junho de 1983 foi ao ar pela primeira vez Rede Manchete de Televisão. Adolpho Bloch havia conseguido a concessão em 1981, mas só pôde inaugurar a emissora dois anos depois, com um início promissor, de imediato incomodando a Rede Globo.

Assim, com um investimento de US$ 50 milhões em instalações, equipamentos e “enlatados” e contratar 800 profissionais, estreou naquele 5 de junho, domingo, 19hs, com pronunciamento de Adolpho Bloch. Seu primeiro programa foi “O Mundo Magico”, show de variedades com Milton Nascimento, Ney Matogrosso, Alceu Valença e Paulinho da Viola, entre outros.

A Manchete se tornou uma opção de qualidade da TV brasileira. A “TV do ano 2000” deixou importantes contribuições para nosso audiovisual como “Pantanal”,  “A Marquesa de Santos”, “Dona Beija”, “Xica da Silva”, “A História de Ana Raio e Zé Trovão”, “Kananga do Japão”, Jornal da Manchete”, “Carnaval da Manchete”, “Clube da Criança”, “Documento Especial”, “Bar Academia”, “Manchete Esportiva”, “Conexão Internacional” e muitos outros programas.

Não existe uma hora exata do fim da emissora carioca, já que houve todo um processo de transferência direta do controle dos Bloch para o grupo TeleTV, mediado pelo Ministério das Comunicações da época e finalizado em 17 de maio do mesmo ano, quando suas vinhetas foram veiculadas pela última vez. Ali se iniciava uma fase de transição que duraria 6 meses até a inauguração oficial da RedeTV!.

Além da reprise da novela Pantanal’, a Manchete tinha como destaque em seus últimos meses de transmissão as reprises das séries tokusatsu ‘Jiraiya’ e ‘Maskman’ e das séries de animê ‘Shurato’ e ‘Yu Yu Hakusho’, que chegaram a passar durante a fase experimental da RedeTV! (estilizada/abreviada simplesmente como “TV!”).

Já nos primeiros dias, a emissora carioca exibiu animes como ‘Patrulha Estelar’, ‘Don Drácula’, ‘Pirata do Espaço’, entre outros. Mas foi graças ao boom do clássico ‘Os Cavaleiros do Zodíaco' que a Manchete se popularizou como a maior referência do animes no Brasil.

A Manchete também é especialmente lembrada por exibir clássicos do tokusatsu como ‘Jaspion’, ‘Changeman’, ‘Flashman’, ‘Jiraiya’, ‘Jiban’, ‘Cybercop’, ‘Kamen Rider Black’ e tantos outros.

A “TV do ano 2000” (como a Manchete era chamada pelo seu slogan de inauguração) teve seu fim melancólico e não viu a chegada do novo milênio. Até hoje, deixa saudades e um legado para os espectadores que viveram aqueles bons tempos que não voltam mais. 😞😓😥

#25anosdofechamentodaredemanchete
#historiadatelevisaobrasileira
#saudadesdaredemanchete

🧭 Concepção e elaboração do post 📝 José Ricardo 🖋️ professor e historiador.

👉 Para saber mais sobre a inauguração da TV Tupi, a primeira TV brasileira, acesse:


⏳#muitahistoriapracontar⌛

quinta-feira, 9 de maio de 2024

HOJE NA HISTÓRIA - 9 de Maio - Dia de Goku - Protagonista de Dragon Ball

🎌🤓 🎮 🤓 🈂

👘🎍 Em 2015, foi estabelecido o "Dia de Goku". A história de Goku e das esferas do Dragão é mundialmente conhecida e celebrada em todo o mundo, especialmente entre os amantes de mangá e anime.

No dia 9 de maio de 2015, momento da celebração dos 30 anos de Dragon Ball, uma associação japonesa oficializou o dia 9 de maio como Dia de Goku, ou "Goku Day", em homenagem ao protagonista da famosa saga criada por Akira Toriyama, que morreu em 1º de março de 2024, aos 68 anos. Segundo um comunicado oficial, a morte foi causada por um hematoma subdural (quando acontece um acúmulo de sangue entre o cérebro e o crânio).

O mangá Dragon Ball estreou nas páginas da revista Weekly Shonen Jump em 1984 e rapidamente ganhou uma base de fãs fervorosos ao redor do mundo. Son Goku, é um guerreiro Saiyajin, que busca as sete Esferas do Dragão, que quando reunidas, concedem um desejo ao seu portador. Ao longo dessa jornada, Goku e seus amigos enfrentam uma série de desafios, incluindo vilões poderosos, torneios de artes marciais e batalhas épicas.

A data escolhida para celebrar o Saiyajin vem da fonética japonesa de seu nome: maio é o quinto mês do ano e o número 5 pode ser lido como “Go”, em japonês; Da mesma forma, o número 9 pode ser lido como “Ku”. Son Goku é vagamente inspirado em um romance chinês do século 16. A banda desenhada vendeu pelo menos 260 milhões de cópias em todo o mundo e teve numerosas adaptações para televisão, cinema e videojogos. 📺🎞🎮

#diadogoku
#historiadosanimes
#GokuDay

🧭 Concepção e elaboração do post 📝 José Ricardo 🖋️ professor e historiador.

📖 Fontes consultadas:

🖱️ Perfil da Antena1 RTP
📺 Canal History Channel do Brasil

⏳#muitahistoriapracontar⌛

segunda-feira, 6 de maio de 2024

HOJE NA HISTÓRIA - 06.05.24 - 30 Anos da Inauguração do Eurotúnel

🇫🇷🌊  🚇  🌊🏴󠁧󠁢󠁥󠁮󠁧󠁿

3️⃣0️⃣🎉 Num dia como hoje, 6 de maio, há exatamente trinta anos, com a presença da rainha Isabel II e do presidente François Mitterrand, foi oficialmente inaugurada a ligação entre Inglaterra e França sob o Canal da Mancha. Com capacidade para 794 passageiros, o comboio de grande velocidade Eurostar levou apenas 499 na sua primeira viagem. O trajeto Londres-Paris passou a durar apenas três horas – sendo 20 minutos no túnel. O túnel subaquático continua a ser o maior do mundo e é visto como um marco no fim do isolacionismo britânico.

O túnel da Mancha, às vezes chamado de Chunnel ou Eurotunnel, detém o recorde de ter a seção subaquática mais longa de qualquer túnel no mundo. Ele conecta Folkestone na Inglaterra com Coquelles na França através do Canal da Mancha no Estreito de Dover. Completar a construção exigiu um investimento de 4,65 bilhões de libras.

Passando por debaixo das águas do Canal da Mancha, o túnel tem uma extensão total de 50,5 quilômetros, dos quais 37 quilômetros estão submersos. Este projeto não só melhorou significativamente o tempo de viagem entre Londres e Paris, reduzindo para apenas duas horas e meia, mas também tem facilitado 25% do comércio entre o Reino Unido e a Europa continental.

A conexão foi um resultado direto da evolução tecnológica e das necessidades econômicas após a crise do petróleo de 1979, além de um reflexo das mudanças políticas, como a decisão britânica de 1975 em permanecer na Comunidade Económica Europeia. Contudo, também teve papel no desenvolvimento subsequente da região, influenciando até mesmo questões contemporâneas como o Brexit, que reverteu de maneira simbólica o propósito integrador do túnel.

A geologia desempenhou um papel crucial no sucesso do projeto, com estudos utilizando técnicas como a sismografia de reflexão para identificar camadas rochosas adequadas para escavação. O sucesso e a relevância do Eurotúnel são lembrados destacando não somente a grandiosidade da construção, mas também o papel que desempenha na facilitação do transporte e no comércio europeu. 🤑💰🛍️

#30anosdainauguracaodoeurotunel
#historiadosmeiosdetransporte
#30AnosEurotunel

🧭 Concepção e elaboração do post 📝José Ricardo 🖋️ professor e historiador.

👉 Para saber mais sobre o metrô de Londres, acesse:


⏳#muitahistoriapracontar⌛

domingo, 5 de maio de 2024

HOJE NA HISTÓRIA - 05.05.24 - 30 Anos da Morte do Poeta Mario Quintana

🖤📚  📖✍️ 👴 📖✍️  📚🖤

😓🖤 Num dia como hoje, 5 de maio, há 30 anos, morria aos 87 anos, MARIO QUINTANA, um dos poetas mais importantes do Brasil. Quintana, que também era tradutor e jornalista, faleceu no Hospital Moinhos de Vento, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, devido a uma insuficiência respiratória e cardíaca.

Nascido em 30 de julho de 1906, em Alegrete (RS), Mario Quintana era filho de um farmacêutico e de uma dona de casa. Na juventude, ele se mudou para Porto Alegre, onde ingressou no Colégio Militar. Estudando em regime de internato, foi lá que ele começou a escrever seus primeiros textos literários, publicados na revista Hyloea, produzida pelos alunos da instituição.

Em 1925, Mario voltou a morar em Alegrete, onde passou a trabalhar na farmácia de seu pai, ao mesmo tempo em que continuou escrevendo poesias e contos. No ano seguinte, ficou órfão de mãe e retornou a Porto Alegre. Nessa época, ele foi premiado em um concurso do jornal Diário de Notícias, com o conto "A Sétima Passagem".

Em 1929, Mario começou a trabalhar como tradutor na redação do jornal O Estado do Rio Grande. Durante a Revolução de 1930, o periódico foi fechado e ele partiu para o Rio de Janeiro, onde entrou como voluntário no 7.º Batalhão de Caçadores. Seis meses depois, retornou para Porto Alegre e retomou seu trabalho no jornal.

A partir de 1934, Mario começou a traduzir livros de diversos escritores estrangeiros como  Voltaire, Virginia Woolf, Giovanni Papini, Guy De Maupassant e Marcel Proust. Em 1940, o poeta finalmente publicou seu primeiro livro de sonetos: A Rua dos Cataventos. Apesar da boa aceitação pela crítica, seu reconhecimento como escritor só chegou três anos depois, com a publicação de O Aprendiz de Feiticeiro, seu quarto livro. A obra foi elogiada por poetas como Manuel Bandeira e Carlos Drummond de Andrade.

Em 1953, Mario passou a trabalhar no jornal Correio do Povo, onde durante quatro décadas publicou poemas na coluna Caderno H. Em 1966, foi publicada sua Antologia Poética, com sessenta poemas, organizada por Rubem Braga e Paulo Mendes Campos, e lançada para comemorar seus sessenta anos de idade. Pela obra, ganhou o Prêmio Fernando Chinaglia da União Brasileira de Escritores de melhor livro do ano. Em 1980, ele recebeu o prêmio Machado de Assis da Academia Brasileira de Letras pelo conjunto da obra, e no ano seguinte foi agraciado com o Prêmio Jabuti como "Personalidade Literária do Ano".

Mario Quintana não se casou nem teve filhos. Solitário, viveu grande parte da vida em hotéis: de 1968 a 1980, residiu no Hotel Majestic, no centro histórico de Porto Alegre (local que atualmente abriga a Casa de Cultura que leva seu nome). Sua obra permanece atemporal e sobretudo imprescindível para quem deseja se deleitar com seus versos e poemas recheados de reflexões que nos ajudam a viver melhor. 📖✍️🥰

#30anosdamortedemarioquintana
#historiadaliteraturabrasileira

🧭 Concepção e elaboração do post 📝 José Ricardo 🖋️ professor e historiador.

📖 Créditos do texto 📺 Canal History Channel Brasil (adaptado)

👉 Para saber mais sobre Mario Quintana, acesse:


⏳#muitahistoriapracontar⌛

quarta-feira, 1 de maio de 2024

HOJE NA HISTÓRIA - 01.05.24 - 30 Anos da Morte de Ayrton Senna

🏁 🇧🇷🏎️ 😭 🏎️🇧🇷 🏁

🖤🥀 Hoje a morte de Ayrton Senna completa 30 anos. Aquele fatídico 1º de maio de 1994 acabou ficando marcado na vida de muitas pessoas, que assistiram ao vivo ao trágico acidente que matou um dos maiores ídolos brasileiros. Durante o Grande Prêmio de San Marino, Senna perdeu o controle de sua Williams na curva Tamburello e se chocou contra um muro de concreto. Ele foi levado ao hospital, mas não resistiu aos ferimentos. No carro, foi encontrada uma bandeira austríaca, que ele pretendia usar para homenagear o austríaco Roland Ratzenberger, morto um dia antes. 

Desde sua infância, Senna tinha a ambição de ser piloto e uma determinação inabalável para alcançar seus sonhos. Ao longo da carreira a sua habilidade e foco pela perfeição inspiraram gerações inteiras. Mas fora de pista a sua empatia foi notada. A dedicação em ajudar crianças e jovens fizeram-no criar o Instituto Ayrton Senna que ainda hoje trabalha na área.

Senna deixou um legado duradouro no automobilismo. O piloto começou sua jornada no kart e depois se destacou nas categorias Fórmula Ford e Fórmula 3. Em 1988, assinou com a McLaren, conquistando três títulos mundiais. Após uma fase bem-sucedida na McLaren, se juntou à Williams em 1994. No entanto, a carreira de Senna foi interrompida pelo acidente fatal em San Marino. Até à tarde fatídica do GP de São Marino naquele primeiro de Maio de 1994, Ayrton Senna participou em 161 GPs Três títulos Mundiais, 41 vitórias, 80 pódios, 65 pole positions.

Senna, que estava com apenas 34 anos, foi enterrado no cemitério do Morumbi, em São Paulo, e o governo brasileiro declarou três dias de luto oficial. Dois meses depois, a Seleção voltou a conquistar uma Copa após 24 anos e os jogadores homenagearam Senna na comemoração.

Ruas, avenidas, praças, travessas, becos, escolas, túneis, estátuas e mais... homenagens a tricampeão podem ser vistas de todas as formas ao redor do Brasil e do mundo. O Estado que mais homenageia o piloto brasileiro é São Paulo, que tem mais de uma via da capital dedica a Ayrton. Roraima, por outro lado, conta com "apenas" uma praça e uma escola estadual no centro da capital Boa Vista. O Rio de Janeiro é o segundo estado que mais tem mais "Sennas". Pernambuco completa o pódio. Em Paulista, Pernambuco, temos a praça Ayrton Senna, na Vila Torres Galvão.

Trinta anos se passaram desde que o mundo perdeu um dos maiores ícones do automobilismo, Ayrton Senna. Sua paixão e seu talento o elevaram ao status de lenda, não apenas nas pistas, mas também como um exemplo de superação. Senna quebrou recordes, inspirou gerações e deixou um legado que jamais será esquecido. 🏎️ 🇧🇷 👏👏👏

#30anosdamortedeayrtonsenna
#historiadoautomobilismo
#saudadesdeayrtonsenna

🧭 Concepção e elaboração do post 📝 José Ricardo 🖋️ professor e historiador.

📖 Fontes consultadas:

💻 Portais G1 e R7
🖱️ Perfil da Antena1 RTP
📺 Canal History Channel do Brasil

👉 Para saber mais sobre Ayrton Senna, acesse:



⏳#muitahistoriapracontar⌛

NOSSA LOGO OFICIAL DA REDE MUITA HISTÓRIA PRA CONTAR

O projeto "MUITA HISTÓRIA PRA CONTAR" surgiu da necessidade de levar às pessoas conhecimento e informação pautadas no conhecimento...