sexta-feira, 14 de março de 2025

HOJE NA HISTÓRIA - 14.03.25 - Morre o Ex-prefeito do Paulista Antônio Speck

😭⚰ 👴 ⚰😭

✝️ LUTO 😞 A cidade do Paulista está enlutada pela partida do seu ex-prefeito ANTÔNIO SPECK, que morreu hoje pela manhã aos 89 anos. A causa da morte não foi revelada. Durante seu período à frente da prefeitura, seu nome ficou associado ao desenvolvimento local e à busca por melhorias na infraestrutura e serviços para a população.

Nascido em 13 de junho de 1935, no município de Tubarão, Santa Catarina, Antônio Wilson Speck era filho de Adolfo e Maria Speck. Formado em Economia; cursou especialização em Administração pelo Instut Européen D’Administration dos Affaires (INSEAD), de Fontainebleau (França); especializou em Economia e Tecnologia no Japão e Coréia do Sul.

Speck foi fundador e presidente do Rotary Club do Paulista e presidente de entidades como a Associação Empresarial do Paulista (Assedipi) e o Centro de Indústrias do Estado de Pernambuco. Foi o responsável pela implantação do SESI e do Posto de Serviços do Banco de Brasil em Paratibe e da Caixa Econômica Federal no Janga. Foi diretor da Tecanor (Têxtil Catarinense do Nordeste).

Exerceu o cargo de prefeito da cidade do Paulista entre 1º de janeiro de 2001 e 31 de dezembro de 2004, tendo como vice Aguinaldo Fenelon de Barros (ambos romperam ainda no primeiro ano de mandato). Um dos destaques de sua administração foi o translado para Paulista do crânio do padre João Ribeiro de Melo Pessoa Montenegro, que durante anos esteve guardado nas dependências do Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico Pernambucano, e recebeu uma sepultura cristã na entrada da Igreja de Santa Isabel no centro da cidade.

Speck tentou se reeleger para mais um mandato ao final da gestão, pelo PMDB (atual MDB), mas não sem sucesso. Se candidatou novamente à prefeitura em 2008, pelo PTB, mas foi derrotado por Yves Ribeiro. Ele ainda disputou eleições para deputado estadual e deputado federal pelo Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), em 2006 e 2010, respectivamente, mas não conseguiu se eleger. Em 2012, participou da última eleição, também pelo PTB, quando foi candidato a vice-prefeito na chapa de Sérgio Leite (PT). O grupo pedeu para Júnior Matuto.

A prefeitura de Paulista decretou luto oficial de três dias em homenagem a Antônio Speck. O presidente da Câmara Municipal de Paulista, vereador Eudes Farias (MDB), também prestou homenagem a Speck. Ele foi velado e sepultado no Cemitério Morada da Paz, também em Paulista. O ex-mandatário da prefeitura foi casado com Lenilce Forigo Speck (1935-2023), deixou cinco filhos e um legado político que ficará para sempre marcado na história e na memória dos paulistenses. 

#morreantoniowilsonspeck 🖤
#lutoporantoniowilsonspeck 🥀
#adeusantoniowilsonspeck 👋

🧭 Concepção e elaboração do post 📝José Ricardo 🖋️ professor e historiador.

👉 Para saber mais sobre Geraldo Pinho Alves, outro prefeito paulistense, acesse:


⏳#muitahistoriapracontar⌛

Sem comentários:

Enviar um comentário

NOSSA LOGO OFICIAL DA REDE MUITA HISTÓRIA PRA CONTAR

O projeto "MUITA HISTÓRIA PRA CONTAR" surgiu da necessidade de levar às pessoas conhecimento e informação pautadas no conhecimento...