🌱😭🐒 👩🔬 🦧😭🌱
✝️ LUTO 😞 Hoje, dia 1° de outubro de 2025, o mundo se despede da primatologista, etóloga, antropóloga e ativista global JANE GOODALL, que faleceu aos 91 anos, de causas naturais. Reconhecida como a maior especialista mundial em chimpanzés, Goodall estava na Califórnia, em meio a uma turnê de palestras pelos Estados Unidos. A notícia foi confirmada pelo Instituto Jane Goodall, organização que ela fundou. A pesquisadora britânica foi o pilar da mais longa pesquisa de campo contínua sobre uma comunidade de animais.
A "Dama Chimpanzé", com seu olhar sereno e determinação inabalável, revolucionou nossa compreensão do mundo natural a partir da década de 1960. Seus mais de 60 anos de estudo no Parque Nacional Gombe Stream (Tanzânia) mudaram a ciência para sempre. Entre outras conquistas, ela descobriu que os chimpanzés fabricam e usam ferramentas, têm comportamentos complexos, travam guerras e têm uma vida emocional profunda – derrubando a ideia de que apenas os humanos eram capazes disso– , preenchendo a lacuna percebida entre os humanos e o restante do reino animal.
Jane Goodall não apenas deixou uma carreira científica pioneira, mas também uma marca indelével no planeta como uma ativista ambiental incansável. O Instituto Jane Goodall (fundado em 1977) mantém centros de pesquisa e programas de conservação em diversos países. Seu programa global para jovens "Roots & Shoots", inspirou milhões de pessoas a proteger a biodiversidade e a trabalhar por um futuro mais sustentável.
Nos últimos anos, se reuniu com líderes de comunidades em diferentes lugares do mundo em defesa de ações para mitigar as mudanças climáticas. Em 2023, fez sua primeira imersão na floresta amazônica. Foi também Mensageira da Paz da ONU, viajando o mundo para defender florestas, animais e comunidades.
Seu trabalho inspirou gerações de cientistas, especialmente mulheres; uniu ciência e empatia, e nos lembrou que somos parte da natureza, não separados dela. Jane Goodall deixou um legado que transcende a ciência. "Podemos ter um mundo de paz. Podemos caminhar para um mundo onde vivemos em harmonia com a natureza. Onde vivemos em harmonia com os outros. Não importa de que nação viemos. Não importa a nossa religião. Não importa qual nossa cultura. Este é o caminho a fazer", deixou isto como mensagem. E assim o faremos, seguindo este exemplo que jamais será esquecido. ✨️🖤🙏 👏👏👏
#morrejanegoodall 🖤
#lutoporjanegoodall 🥀
#adeusjanegoodall 👋
🧭 Concepção e elaboração do post 📝José Ricardo 🖋️ professor e historiador.
⏳#muitahistoriapracontar⌛