domingo, 21 de março de 2021

HOJE NA HISTÓRIA - 21.03.21 - 61 Anos do Massacre de Sharpeville

🧑🏻‍✈️💣 ⛓️ 🧑🏽👱🏽‍♂️🧑🏾‍🦲 ⛓️💣🧑🏻‍✈️

⚰️✝️😭 O Massacre de Sharpeville, (21 de março de 1960), foi um incidente no município negro de Sharpeville, perto de Vereeniging, África do Sul, no qual a polícia atirou contra uma multidão de negros, matando ou ferindo cerca de 250 deles. Foi uma das primeiras e mais violentas manifestações contra o apartheid na África do Sul.

O Congresso Pan-Africanista (PAC), um grupo dissidente do Congresso Nacional Africano (ANC) criado em 1959, organizou uma manifestação nacional em 21 de março de 1960, pela abolição das leis de passes da África do Sul. Os participantes foram instruídos a entregar seus livros de referência (passes) e solicitar a prisão. Cerca de 20.000 negros se reuniram perto de uma delegacia de polícia em Sharpeville, localizada a cerca de 30 milhas (50 km) ao sul de Joanesburgo. Depois que alguns manifestantes, segundo a polícia, começaram a apedrejar policiais e seus carros blindados, os policiais abriram fogo contra eles com submetralhadoras.

Cerca de 69 negros foram mortos e mais de 180 feridos, cerca de 50 mulheres e crianças entre as vítimas. Em 30 de março de 1960, o governo declarou estado de emergência, prendendo mais de 18 mil pessoas, incluindo proeminentes ativistas anti-apartheid. O PAC e o ANC foram proibidos. Vários protestos por parte da comunidade internacional se seguiram ao massacre de Sharpeville, incluindo a condenação do ato pelas Nações Unidas. Os relatórios do incidente ajudaram a concentrar as críticas internacionais sobre a política de apartheid da África do Sul. Após o desmantelamento do apartheid, o presidente sul-africano Nelson Mandela escolheu Sharpeville como o local onde, em 10 de dezembro de 1996, ele sancionou a nova constituição do país.

Em 1966, a Assembleia Geral das Nações Unidas proclamou 21 de março como o Dia Internacional para a Eliminação da Discriminação Racial. Na ocasião, são lembradas as vidas que foram perdidas na luta pela democracia e pela igualdade de direitos humanos na África do Sul. Através desta data, a ONU reafirma seu propósito de combater e erradicar o racismo, a discriminação racial, a xenofobia e todas as formas relacionadas de intolerância que acontecem em diferentes partes do mundo. 👊🏾💪🏽👊🏾💪🏽👊🏾

#61anosdomassacredesharpeville
#diainternacionaldaeliminacaodadiscriminacaoracial

🧭 Concepção e elaboração do post 📝 José Ricardo 🖋️ professor e historiador.

📖 Créditos do texto 🖱️ Enciclopédia Britannica Escola - Versão WEB

⏳#muitahistoriapracontar⌛

Sem comentários:

Enviar um comentário

NOSSA LOGO OFICIAL DA REDE MUITA HISTÓRIA PRA CONTAR

O projeto "MUITA HISTÓRIA PRA CONTAR" surgiu da necessidade de levar às pessoas conhecimento e informação pautadas no conhecimento...