💒 🔫 👴🏻 🔫 💒
😱 Há quarenta anos, dia 13 de maio de 1981, um atirador disparou contra o Papa João Paulo II diante de milhares de pessoas na Praça São Pedro, no Vaticano. O pontífice passava em um carro aberto cumprimentando os fiéis, no dia da Audiência Geral, quando foi atingido por duas balas. Além dele, duas mulheres também ficaram feridas. Aos 60 anos, João Paulo II passou por uma cirurgia de cerca de cinco horas e precisou retirar parte do intestino. Naquele dia, a Igreja Católica celebrava Nossa Senhora de Fátima, a quem o Papa atribuiu o milagre de estar vivo.
O responsável pelo atentado foi identificado como Mehmet Ali Ağca, de 23 anos. Natural da Turquia e integrante de um grupo extremista, o homem estava foragido de uma prisão turca, acusado de assassinato. Em dezembro de 1983, João Paulo II visitou o presídio na Itália onde estava o atirador Ali Ağca. O encontro dos dois durou 20 minutos mas o teor da conversa não foi revelado.
A batina manchada de sangue que o Papa João Paulo II vestia na hora do atentado está em um Santuário construído no local onde funcionava a fábrica em que o Papa trabalhou na juventude, em Cracóvia, na Polônia. Uma das balas que o atingiu foi doada ao Santuário de Fátima, em Portugal, e colocada na coroa da Santa. O turco Mehmet Ali Ağca cumpriu pena de 19 anos na Itália e mais dez anos em seu país. Em 2010, tornou-se um homem livre. Em 2014, voltou ao Vaticano, visitou o túmulo do Papa João Paulo II e deixou um buquê de rosas brancas. 🌼🌼🌼
#40anosdoatentadoaopapajoaopauloII
#historiadoterrorismo
🧭 Concepção e elaboração do post 📝José Ricardo 🖋️ professor e historiador.
📖 Créditos do texto 📺 Agência Brasil - EBC
⏳#muitahistoriapracontar⌛
Sem comentários:
Enviar um comentário